Antibióticos: mitos e verdades sobre esses medicamentos

Rudney Dicas Saúde 28-01-15 antibióticos, como tomar antibióticos, Dicas Saúde comentários

O que são antibióticos?

Os antibióticos são substâncias químicas que têm um efeito direto sobre as infecções bacterianas. Isto é, estes fármacos atuam sobre as bactérias eliminando-as (ação bactericida) ou inibem o seu crescimento e desenvolvimento (ação bacteriostático) para permitir que os mecanismos de defesa do próprio corpo atuem contra a infecção de maneira natural e eficaz.

Hoje em dia, a oferta desses medicamentos é muito ampla e existem antibióticos adequados para agir contra os grandes grupos de bactérias. No entanto, os antibióticos não são fármacos que servem para tratar absolutamente tudo. Estas drogas funcionam apenas contra infecções causadas por bactérias. Se os patógenos são parasitas, vírus ou fungos nem sempre se pode usar um antibiótico. Então, para o tratamento de doenças comuns como a gripe ou resfriado não devemos usar esses medicamentos porque não têm efeito terapêutico.

Nem todos os antibióticos têm o mesmo efeito. Os de amplos espectros bacterianos, por exemplo, atuam em muitos tipos de bactérias. Os de espectros seletivos se dirigem apenas a um determinado grupo de bactérias. Assim, os antibióticos só devem ser tomados sob prescrição médica. Quer saber mais? Encontre as respostas para as perguntas mais comuns que muitas vezes surgem sobre os antibióticos. Saiba mais!

Como tomar antibióticos?

Os antibióticos são medicamentos que não podem ser consumidos sem orientação médica. Principalmente porque eles não são indicados para o tratamento de qualquer doença e podem causar doenças graves se não forem tomados com cautela. Além disso, para o esperado efeito do tratamento com antibióticos, siga as recomendações de um profissional.

Os antibióticos devem ser tomados a partir da dose e horários prescritos pelos médicos. O intervalo entre a ingestão também deve ser respeitado, pois podem alterar o efeito do tratamento. O ingrediente ativo desse medicamento deve manter-se no corpo pelo tempo determinado de modo que o objetivo seja atingido. Este varia dependendo da patologia. O tratamento com antibióticos não deve ser interrompido prematuramente, ainda que estejamos nos sentindo melhor. Isso pode fazer com que as bactérias aumentem sua resistência aos antibióticos. Uma vez terminado o tratamento com antibióticos deve-se eliminar as pílulas restantes.

Os antibióticos servem ​​para tratar um resfriado?

Os antibióticos não tratam todas as doenças. Apenas agem contra processos infecciosas causadas por bactérias. Por esta razão, não são eficazes para o tratamento de um resfriado ou gripe, porque estas doenças são causadas por vírus. Nestes casos, os antibióticos podem ser contraproducentes porque podem produzir efeitos colaterais indesejados.

Podemos beber álcool quando tomamos antibióticos?

O álcool pode interagir com antibióticos e produzir efeitos secundários indesejáveis ​​ou doenças graves até mesmo em alguns casos. Quando o álcool é consumido o metabolismo hepático é alterado e faz com que haja uma mudança no tempo em que o antibiótico permanece no organismo e o efeito do medicamento muda. O efeito do álcool sobre o tratamento com antibióticos pode variar de acordo com o tipo de fármaco a ser tomado. Então, se você estiver em tratamento é recomendado evitar o álcool. Consulte o seu médico se tiver dúvidas.

Como os antibióticos afetam a flora intestinal?

Os antibióticos são substâncias que atuam diretamente sobre as bactérias. No entanto, eles não são capazes de distinguir quais são as boas ou más bactérias. Como isso pode ser explicado? As bactérias são organismos que também são encontrados em nosso corpo naturalmente e fazem parte de muitos processos vitais. Estes microrganismos estão presentes na flora intestinal, no trato digestivo e no trato vaginal, por exemplo. Quando inicia-se o tratamento com antibióticos a flora bacteriana do corpo também é alterada e pode produzir sintomas como mal-estar, diarreia ou vômitos.

A área vaginal também é afetada e infecções adicionais podem ocorrem com frequência, assim como coceira e corrimento. Para cuidar do equilíbrio da flora intestinal quando se toma antibióticos é importante cuidar da dieta. Alimentos ricos em fibras são recomendados, incluindo probióticos e suplementos alimentares ricos em bifidobacterium para a alimentação de rotina.

Mais informações

É importante ressaltar que os antibióticos só devem ser administrados sob prescrição e orientação médica, além disso, é fundamental seguir a risca o tempo de tratamento com esses medicamentos, mesmo que você já esteja se sentindo melhor, pois está é uma das causas do aparecimento de “superbactérias”, devido a mutações e a resistência que adquirem aos antibióticos.

Existem várias doenças que podem ser tratadas com esses medicamentos, porém algumas pessoas são alérgicas a antibióticos e, na maioria das vezes, só descobrem isso depois que consomem estes fármacos. Se você sentir qualquer efeito colateral do medicamento é importante avisar seu médico.

Este Post te ajudou?
  
  • antibioticos pode ser consumida com antibioticos
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: