Amálgamas de mercúrio podem fazer mal à saúde?

Amálgamas de mercúrio podem fazer mal à saúde?

As amálgamas dentárias são um mecanismo utilizado para reparar um dente afetado pela cárie e, assim, restaurar a sua forma e função normal. Mas um dos materiais mais utilizados para realizar estas restaurações é o mercúrio, um elemento químico em certas proporções pode ser tóxico. Sim, você leu certo: ele é tóxico. A pergunta é: as amálgamas de mercúrio são um problema?

O estudo

Um estudo realizado em 2001 pela US National Health and Nutrition Examination concluiu que havia uma correlação entre amálgamas de mercúrio e à presença de doenças neurológicas, oculares, respiratórias e de tireoide. Também se foi encontrado um vínculo das amálgamas com o câncer. Então o que isso significa? Ter amálgama de mercúrio é perigoso para a saúde?

A verdade

A verdade é que este único estudo não apresentou resultados conclusivos para efetivamente afirmar que amálgamas de mercúrio são responsáveis ​​por todas as doenças citadas. Após a conclusão desta investigação, houve muitas outras e nenhuma foi capaz de decifrar este dilema. Portanto, as amálgamas de mercúrio ainda estão sendo usadas.

A conclusão? Tenha cuidado. Então, se você precisa colocar uma amálgama, consulte seu dentista e peça para ele avaliar outras alternativas. Se já usa amálgamas de mercúrio em sua boca, é melhor que as cheques regularmente e modere o consumo de bebidas com gás.

  • amalgama pode ser cancerigena?
  • amalgama nao faz mal
  • amalgama é perigoso
Este artigo te ajudou?
  • 0 curtiram
  • 0 não curtiram