Alimentos que aumentam a imunidade para prevenir o H1N1

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 15-04-16 alimentos que aumentam a imunidade, h1n1, sistema imunológico comentários

O vírus da gripe Influenza A tem preocupado a cada ano. Em 2016, o surto da doença começou mais cedo com vários casos e até mesmo mortes registradas. Isso gerou uma correria em busca da vacina para se proteger do vírus, no entanto, para que realmente possamos estar seguros, é um importante também manter hábitos de higiene e cuidar da alimentação.

Nossa alimentação pode ajudar a prevenir e tratar várias doenças, como a gripe H1N1. Isso porque existem certos alimentos que aumentam a imunidade e resistência do nosso organismo, ajudando-o a combater a gripes e outras doenças. Se você quer saber quais são os alimentos mais indicados, veja nossa lista abaixo:

Alimentos para aumentar a imunidade

Apostar em uma dieta saudável, baseada em frutas, legumes e vegetais crus é uma excelente maneira de garantir o fornecimento adequado de vitaminas, minerais e antioxidantes, que são essenciais para um sistema imune forte. Aumentar nossas defesas pode ajudar não só a prevenir a gripe H1N1, mas também a recuperar a energia e manter a boa saúde, especialmente no outono e inverno.

Consumir três porções de frutas, legumes e verduras ao dia

Com este simples gesto, teremos uma melhor qualidade de vida, devido ao alto teor de vitaminas e minerais com capacidade antioxidante destes alimentos.

A combinação destes nutrientes nos tornam mais resistentes a infecções e protegem as células dos danos ao sistema imunológico causados pelos radicais livres. Além disso, a presença de fitonutrientes desempenham um papel protetor contra doenças crônicas.

Minerais

O zinco, o magnésio e o cobre são os principais minerais que melhoram o funcionamento do sistema imunitário. O primeiro é encontrado em fontes animais, como fígado de frango cozido, ostras, carne de boi assada, além de amêndoa e amendoim. O magnésio pode ser encontrado no espinafre, banana, ameixa, abacate, semente de abóbora e de girassol, alcachofra, iogurte e castanha do pará. Já o cobre está presente na avelã, caju, ostras e fígado.

Cítricos

Laranja, tangerina, limão e lima, são frutas cítricas ricas em vitamina C, por isso são ótimos alimentos que aumentam a imunidade. Este micronutriente tem a capacidade de fortalecer nosso sistema imunológico e prevenir resfriados, bem como garantir uma recuperação mais rápida e alívio dos sintomas do resfriado comum.

Mel

Desde os tempos antigos, o mel tem sido usado como um remédio para aliviar a tosse e dor de garganta, pois contém substâncias com capacidade anti-bactericidas e anti-sépticas.

Própolis

É uma substância resinosa que as abelhas usam para cobrir a colmeia. É rica em bioflavonoides, oligoelementos, vitaminas, aminoácidos e óleos essenciais. É ideal para tratar problemas respiratórios recorrentes e para situações em que as defesas estão baixas e nosso corpo é mais vulnerável a infecções.

Alho

O alho é um antibiótico natural que possui propriedades antibacterianas e antivirais, seu consumo serve como um escudo contra infecções e é um dos melhores alimentos que aumentam a imunidade. Ele reforça as defesas do corpo, melhorando nossa resposta a vírus e bactérias.

Cebola

É o melhor remédio natural contra as infecções respiratórias, especialmente em casos de faringite, laringite e infecções pulmonares. As cebolas também contêm uma substância chamada quercitina, que combate vírus e alergias.

Iogurte

Outra solução muito positiva dentre os alimentos que aumentam a imunidade são as bactérias que contém o iogurte (Lactobacillus bulgaricus e thermophylus Streptococcus) e leites fermentados (bifidobactérias ou Lactobacillus casei), todos com valor probiótico, que significa “a favor da vida”. Sua função centra-se no intestino humano e ajuda a fortalecer as defesas a serem mais fortes e agir contra a prevenção da gripe e resfriados.

Cogumelos

Algumas variedades de cogumelos tais como shimeji e shitake são muito benéficos para a saúde, principalmente por sua ação sobre o sistema imunológico. Esses alimentos são ricos em lentinana, um composto que estimula a produção de células de defesa e aumentam nossa imunidade.

Líquidos

Uma ingestão adequada de líquidos, cerca de dois litros por dia, ajuda a dissolver o muco e manter a mucosa respiratória hidratada para nos proteger contra infecções.

Mais informações

Vale ressaltar que, além da vacina contra a gripe H1N1 e uma boa alimentação, outros fatores que têm muito a ver com a imunidade são uma boa higiene (pessoal e relacionadas com a segurança alimentar), evitar o cigarro, assim como o alcoolismo ou sedentarismo, manter um peso saudável, controlar o estresse e dormir bem.

Este Post te ajudou?
  
  • minerais e vitaminas h1n1
  • frutas pra previbir o hni
  • fortalecer sistema imunológico naturalmente cotra h1n1
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: