Alimentos que ajudam a prevenir a acne

Rudney Dicas Saúde, Fitness 07-05-16 Acne, como acabar com as espinhas, espinhas comentários

Se você sofre de acne, saiba que uma dieta equilibrada rica em nutrientes é tão importante quanto cremes e loções que você deve usar diariamente na pele. A acne ou espinha, é a doença mais comum da pele que pode afetar qualquer pessoa. No entanto, é mais comum em adolescentes e jovens, mas pode aparecer em qualquer idade.

A acne pode ser causada por vários fatores, incluindo: alterações hormonais durante a adolescência e gravidez, iniciar ou parar de tomar pílulas anticoncepcionais, hereditariedade e alguns medicamentos.

Alimentos para combater a acne

Vegetais

Vegetais verdes estão no topo da lista de alimentos anti-acne. Inclua na sua dieta couve, espinafre, alface, acelga, rúcula, pepino, chicória, salsa, coentro e algas, uma vez que eles são ricos em clorofila, uma substância que ajuda a limpar as bactérias e toxinas do trato digestivo e na corrente sanguínea, evitando o aparecimento de espinhas. Além disso, os vegetais verdes são ricos em antioxidantes que protegem as células do envelhecimento prematuro.

Antioxidantes

Melancia, goiaba, cenoura, abóbora, caqui, pitanga e os tomates são grandes aliados na luta contra a acne por sua riqueza em licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, e é especialmente útil para manter a pele livre de imperfeições. Um estudo da Universidade de Medicina Charité em Berlim, na Alemanha, mostrou que o licopeno pode ser utilizado no tratamento nutricosmético para conseguir uma pele mais suave e saudável.

Cenoura

A cenoura é um vegetal rico em betacaroteno, um pigmento que é convertido em vitamina A no organismo e é um dos antioxidantes mais potentes. Essa substância desempenha um papel fundamental no controle da produção excessiva de sebo, que é uma das causas da acne e atua também como protetor para reduzir a oxidação das células.

Ácidos graxos ômega-3

Inclua na sua dieta alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes oleosos, nozes ou azeite de oliva. Esse tipo de gordura saudável não só tem benefícios para a saúde do coração, mas também irá ajudá-lo a ter uma pele saudável e brilhante. O ômega-3 desempenha um papel fundamental para a pele, ao mesmo tempo que favorece a sua elasticidade e também ajuda a regular a produção de sebo.

Fibras

Os alimentos ricos em fibras também são uma parte essencial da lista para combater a acne, uma vez que a má digestão leva ao acúmulo de toxinas no corpo, que por sua vez pode causar espinhas e cravos. Milho, feijão, abacate, pão integral, aveia, arroz integral, lentilhas, maçãs e peras são alguns exemplos de alimentos ricos em fibras que você pode adicionar à sua dieta, para ter uma boa digestão e melhorar o trânsito intestinal.

Zinco

O zinco é um mineral essencial que ajuda a regular a atividade das glândulas sebáceas, por isso é uma boa opção contra a acne. Segundo o National Library of Medicine dos Estados Unidos, o zinco pode ser utilizado no tratamento para acne, para combater o envelhecimento da pele e acelerar a cicatrização de feridas. A carne bovina, amêndoa, amendoim, sementes de abóbora e ostras cozidas são ricas fontes de zinco.

Vitamina C

A vitamina C é necessária para o crescimento e reparação de tecidos em todas as partes do corpo, além de ajudar a limpar o fígado com ácido cítrico e na construção de enzimas para remover as toxinas do sangue. Ela também limpa os poros e mantém a pele fresca e brilhante. Boas fontes dessa vitamina são as frutas cítricas, pimentões vermelhos e verdes, tomate, brócolis e vegetais de folhas verdes.

Vitamina E

A vitamina E é um poderoso antioxidante que protege a oxidação de gordura corporal, elimina os radicais livres que podem danificar a pele e ajuda a manter sua umidade natural. Ela está presente em óleos vegetais tais como de trigo e milho, na avelã, pistache, amêndoa, semente de girassol, azeitona e soja, na gema de ovo, fígado, abacate, tomate, óleo de coco, vegetais verdes e frutas como o kiwi, maçã ou pêssego.

Vitamina B6

A Vitamina B6 ajuda a regular os níveis de hormônios envolvidos no desenvolvimento da acne. Ela é especialmente útil quando há um desequilíbrio hormonal causado pelo ciclo menstrual ou menopausa. Alimentos ricos em vitamina B6 incluem salmão cozido, frango cozido, avelã, sementes de girassol, atum, batata, castanha, arroz, abacate, melancia, manga e banana.

Iogurte

Comer iogurte todo dia vai ajudar a aumentar a quantidade de bactérias boas no estômago, que por sua vez permitirá que você elimine as bactérias ruins que causam aumento da produção de sebo no corpo. Além disso, é rico em sais minerais e vitaminas que agem como um alimento natural de células epiteliais na pele, que a mantém firme e saudável.

Cúrcuma

Suas propriedades antibacterianas ajudam a reduzir espinhas e cravos, também tem grande poder para combater a pele seca, ajuda no clareamento da pele e retarda seu processo de envelhecimento.

Mais informações

Além do consumo destes alimentos, para prevenir o aparecimento de acne é importante retirar sempre a maquiagem antes de dormir, tomar bastante água, evitar a exposição ao sol e evitar o estresse. Para mais dicas de como acabar com esse problema acesse nossa matéria com receitas caseiras de máscara para espinhas.

Este Post te ajudou?
  
  • caquo acne
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: