Alimentos indicados para pessoas com resistência à insulina

Rudney Dicas Saúde 11-12-15 insulina, resistencia a insulina, resistencia insulinica comentários

A resistência à insulina também conhecida como hiperinsulinemia, ocorre quando o metabolismo deixa de reagir a função da insulina no organismo. A insulina é um hormônio que é segregado pelo pâncreas e permite a entrada de glicose nas células e, assim, pode manter os níveis equilibrados açúcar no sangue.

Esta condição tem se desenvolvido em milhares de pessoas em todo o mundo e contribuído para o aumento de casos de obesidade, excesso de peso, distúrbios alimentares, doenças cardíacas, maior risco de câncer e envelhecimento prematuro. Por isso, é importante saber quais são os alimentos destinados a pessoas com resistência à insulina, para fazer com que seu metabolismo funcione corretamente.

O que é a resistência à insulina

A pessoa com a hiperinsulinemia pode produzir mais insulina do que o normal, para converter a quantidade de alimentos que tenham consumido em energia. O pâncreas trabalha mais para produzir insulina porque as células do corpo são resistentes aos efeitos desse hormônio. Basicamente, as células, apesar da presença de insulina na corrente sanguínea, não recebem glicose suficiente, de modo que esta retorna para a corrente sanguínea elevando os níveis de açúcar no sangue, e diminuindo a capacidade de energia geral do corpo.

Alimentos para pessoas com resistência à insulina

Os alimentos recomendados no caso de resistência à insulina devem ser considerados através de seu conteúdo de calorias, já que a perda de peso é um dos pilares mais importantes para pessoas com resistência à insulina.

Extrato de folha de oliveira

Uma investigação científica descobriu que o extrato de folha de oliveira ajuda a reduzir a sensibilidade a insulina. Este é um dos alimentos que têm sido mais utilizado para combater o diabetes e tem mostrado resultados satisfatórios.

Cúrcuma

Outro alimento indicado para pessoas com resistência à insulina é a cúrcuma, que é muito utilizada na cozinha que tem propriedades eficazes para a prevenção de diabetes tipo 2. Este alimento também é responsável por diminuir a resistência à insulina ajudando a manter os níveis de glicose estáveis ​​no sangue.

Spirulina

Durante um estudo, foi verificado que a Spirulina é ideal para a redução dos níveis de insulina. Este tipo de alga tem um nível elevado de proteína e todos os aminoácidos essenciais para a saúde humana, também conta com outros nutrientes, tais como sais minerais, vitaminas e ácido gama. Ela também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e doenças neurodegenerativas.

Gengibre

Adicionar o gengibre na dieta pode ajudar a reduzir a glicose no sangue em até 10%. Por isso, é um importante remédio natural que também pode a tratar a diabetes, ajudando no aumento a secreção de insulina e diminuição da glicose.

Frutas cítricas

Entre os cítricos mais indicados para pessoas com resistência à insulina está a laranja, lima e limões. Estes alimentos são ricos em fibra e vitamina C. A fibra solúvel que possuem ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Canela

Consumir este alimento diariamente pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, enquanto melhora a capacidade de resposta à insulina.

Peixes ricos em Ômega-3

Foi cientificamente demonstrado que os alimentos ricos em ácidos graxos Ômega 3 podem prevenir o desenvolvimento de diabetes de tipo 2, assim como a hipertensão arterial e doenças cardíacas, além de reduzir os níveis de triglicéridos no sangue. Isso faz com que sejam incluídos à lista de alimentos indicados para as pessoas com resistência à insulina.

Mais informações

A atividade física é também uma grande aliada para pessoas com resistência à insulina. A atividade física melhora a capacidade do organismo de utilizar a insulina diminuindo a resistência esse hormônio, por isso são tão importantes no controle da diabetes.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: