Alimentos bons e ruins para o fígado

Rudney Alimentos Saudáveis, Destaque, Dicas Saúde 20-06-14 alimentos bons e ruins para o fígado, menu ideal para um fígado saudável comentários

O fígado é um órgão vital e é essencial cuidar da saúde dele para que seu sistema digestivo funcione corretamente. A melhor maneira de fazer isso é observar o que você come. Para isso, damos abaixo uma lista de alguns alimentos bons e ruins para o fígado.

Este órgão é responsável pela filtragem de resíduos e substâncias nocivas do seu corpo, por absorver os nutrientes dos alimentos, por armazenar certas vitaminas e pela produção da bile para quebrar gorduras. Se tiver uma doença hepática, tais como hepatite ou cirrose, é ainda mais importante ter cuidado com o que você come.

Quais os alimentos posso comer?

Muitas vezes, os pacientes com doença hepática devem reduzir a proteína e aumentar os carboidratos consumidos. Como não é fácil conseguir um equilíbrio perfeito, é aconselhável procurar a ajuda de um profissional de saúde.

Algumas fontes de proteínas são frango, peixe, carne, leite, iogurte, ovos, queijo e feijão. E você pode obter carboidratos a partir de batatas, ervilhas e milho.

1 – Reduzir a quantidade de líquidos e sódio que você consume

Pessoas com doença hepática muitas vezes sofrem com o inchaço, por isso, é aconselhável reduzir a quantidade de líquidos que você consome, incluindo leite, refrigerantes, sucos e água, bem como gelatina e sopas. Também deve evitar bebidas alcoólicas, que vão piorar a doença.

Além disso, se deve reduzir o consumo de sódio, pois este provoca a retenção de fluidos e piora o inchaço.

2 – Alimentos que não deve comer

Entre os alimentos que são particularmente prejudiciais para o fígado, estão aqueles que são ricos em sódio, como bacon, salsichas, alimentos processados​​, refeições congeladas e embaladas, batatas fritas, molho de soja, sopas em lata, o sal, e legumes em conserva. Em geral, você deve evitar alimentos ricos em sódio e gordura.

3 – Coma o suficiente

Embora seja importante ter cuidado com o que você come, é também essencial que você não deixe de consumir a quantidade de nutrientes que você precisa para não perder muito peso. Por isso, é importante ter em mãos uma lista de alimentos que você pode comer e variar sua dieta para que você coma o suficiente.

Qual é o menu ideal para um fígado saudável?

No café da manhã: Coma uma fruta cítrica, torradas com manteiga ou geleia e café.

No almoço: Você pode comer alguns peixes-magros ou frango, com batatas, salada, vegetais cozidos ou refogados, pão com manteiga, alguma fruta e leite.

Como um lanche: Você pode comer biscoitos e leite.

No jantar: Prepare uma refeição semelhante ao almoço e coma uma fruta de sobremesa.

Não é necessário que você desenvolva uma condição médica para que você possa começar a cuidar de sua dieta, tome cuidado como a carne vermelha, que pode afetar o fígado. Se quer desfrutar de uma boa saúde, tome medidas preventivas para evitar, em seguida, procure tratamentos para o fígado, lembre-se sempre destes alimentos bons e ruins para o fígado e comece a comer saudável!

Este Post te ajudou?
  
  • alimentos ruins para o figado
  • alimentos prejudiciais ao fígado
  • alimentos maus para o fígado
  • figado alimentos prejudiciais
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: