Alho negro: um alimento ainda mais poderoso que o alho comum

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 14-07-15 Alho, alho negro, Alimentos saudáveis comentários

Você sabia que os benefícios do alho negro superam os do alho comum? O alho negro é o alho comum submetido a um processo de fermentação natural e uma maturação que dá cor, textura e sabor que o caracteriza. Durante este processo, o alho branco é sujeito a condições de temperatura, umidade e tempo necessário para atingir a maturidade.

À primeira vista, a forma da cabeça e os dentes de alho são iguais as do alho comum. Mas por fora podemos notar uma cor mais escura da casca e ao descascá-lo notaremos que o alho é totalmente preto.

Outra diferença com o alho comum é que por causa do processo que está sujeito, o alho negro não só muda sua cor, mas também adquire uma textura mais suave a tal ponto que pode facilmente se espalhar em um pedaço de pão, por exemplo.

O sabor do alho negro é mais suave, menos intenso do que o alho comum e é mais fácil de digerir, podendo ser uma alternativa para as pessoas que não gostam do gosto intenso dessa planta e o melhor, não deixa mau hálito.

Benefícios do alho negro

O alho negro tem suas propriedades antioxidantes aumentadas e é uma boa fonte de proteínas naturais. Além disso, não só mantém as mesmas propriedades medicinais e nutricionais do alho comum, mas também ultrapassa-o. Vejamos seus benefícios:

Fortalece o sistema imunológico

Da mesma forma que o alho comum, o alho negro é muito útil quando se trata de reforçar o nosso sistema imunológico, por isso torna-se uma excelente opção para aumentar nossas defesas de uma maneira natural.

Seu uso é recomendado especialmente no outono e inverno e para as estações de mudança, épocas do ano que nossas defesas tendem a enfraquecer um pouco. No entanto, devido ao seu valor nutricional incrível é aconselhável consumi-lo regularmente ao longo do ano.

Reduz o colesterol e o triglicérides

Se você tem níveis elevados de colesterol e altos níveis de triglicérides, o consumo regular de alho negro é apropriado para reduzir níveis elevados de gorduras no sangue, por isso é uma excelente escolha natural quando se trata de prevenir a arteriosclerose.

Acelera o metabolismo

O alho escurecido possui um grande efeito termogênico, o que aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo basal. Com isso, o corpo queima mais calorias e gordura.

Benefícios antioxidantes incríveis

Como comentado brevemente nas linhas anteriores, o alho negro contêm mais antioxidantes do que o alho comum. Isso significa que ele é um excelente alimento para reduzir a ação dos radicais livres, retardar o envelhecimento celular e ajudar a prevenir doenças crônicas e graves.

Prevenir e tratar doenças

Uma das principais aplicações do alho negro é ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e melhorar problemas relacionados com a má circulação.

Previne o câncer

Assim como o alho in natura, sua versão negra também possui propriedades que ajudam a prevenir doenças como o câncer.

Energético natural

Acredite ou não, se você precisa de um suprimento extra de energia o alho negro pode se tornar seu aliado. A verdade é que o alho negro é um energético natural maravilhoso, útil para os atletas e estudantes.

Aliado contra o estresse, ansiedade e depressão

O alho negro é rico em determinados nutrientes essenciais úteis em caso de ansiedade, estresse e depressão, assim seu consumo regular é especialmente recomendado quando você sofre problemas emocionais, para ajudar a combatê-los naturalmente.

Propriedades nutricionais do alho negro

– Rico em proteínas: ajudar a regenerar e fabricar nossos tecidos.
– Rico em vitamina C: um nutriente essencial reconhecido por seu poder antioxidante.
– Alta quantidade de antioxidantes úteis para: reduzir e neutralizar a ação dos radicais livres e retardar o envelhecimento celular.
– Age como antibiótico, anti-séptico, hipotensor, expectorante, diurético, digestivo e antioxidante.

Dicas para consumir o alho negro

É melhor consumir de 1 a 3 dentes de alho negro ao dia, de preferência no café da manhã para fornecer energia desde cedo. Evite consumir este alimento perto dos horários de sono.

Mais informações

Além de todos esses benefícios o alho negro é também um importante ingrediente para dar mais sabor a nossos alimentos e seu consumo está aumentando cada vez mais. É uma ótima alternativa para as pessoas que não gostam do alho comum, mas querem usufruir de seus grandes benefícios.

Um únicos pontos negativos relacionados com este alimento talvez seja encontrá-lo, mas vale a pena procurar em casas de produtos naturais.

Este Post te ajudou?
  
  • alho preto beneficios
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: