Alergia na pele: causas, sintomas e tratamentos

Rudney Doenças 24-03-15 alergia, alergia na pele, Dicas Saúde, Doenças comentários

Algumas pessoas reagem fortemente quando algum agente externo entra em contato com sua pele, causando as alergias, que são manifestas em diferentes tipos de sintomas.

O que é alergia de pele?

Uma alergia na pele é uma resposta imunológica exagerada ou reação do organismo a substâncias que geralmente não são prejudiciais, que se manifestam na pele, causando erupção cutânea, urticaria, coceira, vermelhidão, bolhas ou descamação da pele.

Sintomas de alergia de pele

Os principais sintomas são o aparecimento de manchas vermelhas na pele (urticaria) que causam coceira intensa, bolhas, verrugas e até mesmo pequenas erupções que produzem uma sensação de queimação intensa.

Causas de alergia de pele

Uma alergia de pele pode ocorrer diversos motivos, alguns dos mais comuns são:

– Predisposição genética
– como um efeito colateral após a ingestão de certos alimentos
– como um efeito colateral após a ingestão de certos medicamentos
– pela constante fricção ou atrito na pele: após arranhão ou quando uma roupa apertada é usada
– após atividades que aumentam a temperatura do corpo
– picadas de insetos
– alterações da transpiração
– produtos industrias
– secura da pele
– estresse
– contato com algumas plantas
– pelos de animais

Alergias de pele mais comuns

Eczema endógeno

Também conhecida como dermatite atópica, é uma doença inflamatória da pele caracterizada por lesões múltiplas: rubor, eritema, crostas, exsudação (secreção de fluido) sinais de arranhões e descamação. É um tipo de eczema crônico com grande componente hereditário.

Eczema exógeno

São as dermatites de contato, provocadas por substâncias que causam reações alérgicas de contato: metais como cromo, cobalto e níquel, em particular.

Urticária

Doença de pele que afeta a derme, com a presença de pápulas ou urticária, produzindo coceira intensa. Dependendo da duração pode ser considerada aguda (menos de seis semanas) ou crônica (mais de seis semanas). De acordo com as causas pode ser de carácter imunológico (base alérgica) ou não imunológica. As urticárias alérgicas mais comum são causadas por alimentos ou medicamentos (como penicilina).

Angioedema ou edema Quincke

Afeta o tecido subcutâneo (mais profundo do que a derme), com inflamação local, podendo afetar a laringe e causar quadros de asfixia potencialmente graves.

Tratamento para alergia de pele

Para tratar alergias de pele é importante consultar um médico especialista para identificar o tipo e a causa da alergia, e então recomendar os remédios adequados. Os tratamentos de alergias na pele podem incluir anti-histamínicos e corticoides que são utilizados sob a forma de creme ou pomada.

Remédio caseiro para alergia na pele

Um dos melhores remédios caseiros para alergia na pele é feito a partir de alimentos ricos em zinco, ferro, betacaroteno e bioflavonoides, que fortalecem a barreira protetora da pele. Alguns alimentos que contêm essas substâncias são o melão, pepino e agrião. Aprenda a fazer um suco com esses alimentos para cuidar da pele.

Ingredientes

20 gramas de agrião
50 gramas de pepino
250 gramas de melão

Preparo

Lave bem os ingredientes e passe-os pela centrífuga. Depois coloque a mistura sobre a pele afetada por 15 minutos. Após esse período lave a região com sabão hipoalergênico e seque bem.

Este suco também é muito útil como forma de prevenção de alergias de pele.

Mais informações

Poluição, cigarro, conservantes, corantes, etc., têm contribuído para um aumento da incidência de alergias. Para prevenir a ocorrência de alergia, ou de seus sintomas incômodos quando a pessoa já desenvolveu a doença, o mais importante é evitar o contato com alérgenos, ou seja, todas as substâncias que desencadeiam a reação exagerada do sistema imunológico.

Quer saber mais sobre as alergias? Continue navegando em nosso site e descubra outras dicas para combater a alergia à poeira e alguns chás que ajudam a tratar esses problemas.

Este Post te ajudou?
  
  • alergia na pele
  • alergia de pele
  • tipo de alergia na pele
  • sintomas alergia pele
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: