Albumina: Você conhece esse suplemento e seus efeitos colaterais?

Albumina: Você conhece esse suplemento e seus efeitos colaterais?

Dentre os muitos suplementos alimentares existentes, a albumina está entre os mais usados, principalmente por quem deseja aumentar a massa muscular. Hoje, vamos conhecer mais sobre esse suplemento alimentar, aprender como usá-lo corretamente e saber seus possíveis efeitos colaterais.

O que é albumina?

Muita gente acha que a albumina é apenas a proteína da clara de ovo, no entanto, ela é também produzida naturalmente por nosso organismo, nesse caso ela é chamada de soroalbumina.

A albumina é a principal proteína produzida no fígado, tem inúmeras funções no corpo, sendo a mais importante a manutenção da pressão osmótica coloidal intravascular (pressão gerada pelas proteínas no plasma sanguíneo). Ela é constituída por uma única cadeia de aminoácidos com 17 ligações.

Aproximadamente 30% a 40% da albumina corporal total é concentrada no plasma sanguíneo. Os outros 60% a 70% são encontrados nos espaços intracelulares e intersticiais da pele, músculo, fígado, pulmão, coração, rins e baço.

Albumina bula

albumina bula

Apresentação de Albumina Pura 500gr Sem Sabor – Naturovos.

Informação nutricional para porção: 14g (1 colher de sopa).

  • – Valor Calórico ……………………….. 47 Kcal
  • – Carboidratos …………………………. 0g
  • – Proteínas ……………………………. 12g
  • – Gorduras Totais ………………………. 0g
  • – Gorduras Saturadas ……………………. 0g
  • – Gorduras Trans ……………………….. 0g
  • – Fibras Alimentares ……………………. 0g
  • – Sódio ……………………………….. 204mg

Albumina para que serve?

Como já mencionamos acima a albumina é uma das proteínas mais importantes do corpo devido ao seu papel na manutenção da pressão osmótica coloidal intravascular. Além disso, ajuda na eliminação de radicais livres, coagulação e cicatrização de feridas. Essa proteína também nutre os tecidos e transporta hormônios, vitaminas, drogas e substâncias a bilirrubina.

A albumina também pode ser indicada para pessoas com certos problemas de saúde que acabam tendo uma carência dessa substância no organismo. A hipoalbuminemia, como é chamada essa carência, ocorre frequentemente em pacientes em terapia intensiva como resultado de uma lesão ou doença e contribui para o desenvolvimento de complicações que colocam a vida em risco. Essas complicações incluem edema pulmonar, cicatrização retardada de ferida, hipercoagulabilidade e disfunção multiorgânica.

No entanto, ela é mais usada como suplemento alimentar, o que é nosso foco. Nesse contexto, ela tem inúmeros benefícios para o desenvolvimento muscular, mas também pode fornecer outras vantagens, como as que vamos conhecer mais detalhadamente a seguir.

Albumina benefícios

O suplemento de albumina não se trata apenas de simples proteínas, por ser derivada da clara de ovo, proporciona também outros nutrientes benéficos ao nosso corpo. Entre seus benefícios estão:

Contribuir para construção muscular

Como toda a proteína, a albumina também é essencial para o desenvolvimento dos músculos, principalmente para pessoas que fazem treinos com pesos, visando o ganho de massa muscular. Além disso, é fonte de aminoácidos essenciais para construção dos músculos.

Repara os músculos

Após os treinos, os músculos acabam sofrendo lesões que ajudam os músculos a crescerem, mas para isso, alguns nutrientes são necessários. A albumina é uma proteína de alto valor biológico, que oferece todos os nutrientes que os músculos necessitam para reparar seus danos após o treino e crescerem. Ela também previne o catabolismo, que é a perda de massa muscular.

Fornece saciedade

As proteínas têm a vantagem de reduzir o apetite, fornecendo sensação de saciedade. Isso faz com que você coma menos calorias ao dia, o que é importante especialmente para quem procura perder peso. Esse efeito ocorre, pois essa proteína é de lenta absorção, por isso seu período de saciedade é maior comparado a outras proteínas.

Sem lactose

A albumina também é sem lactose. Isso torna uma alternativa ideal para indivíduos que não podem consumir produtos lácteos devido à intolerância à lactose, como é o caso de outras proteínas.

Fonte de vitaminas

A albumina também contém quantidades consideráveis ​​de vitaminas A, B e D, que são provavelmente derivadas da clara de ovo.

Como tomar albumina?

como tomar albumina

A albumina pode ser tomada a qualquer hora, mas existem alguns períodos que ela é melhor aproveitada. Para quem treina e busca o aumento muscular, as proteínas devem ser ingeridas imediatamente após os treinos. No entanto, nesse momento, o whey protein é mais indicado, por se tratar de uma proteína de absorção rápida.

Basicamente, o whey protein é uma proteína de digestão rápida, enquanto a albumina é considerada de digestão lenta. Sendo assim, o melhor período para tomar a albumina é antes de dormir, para favorecer o anabolismo (crescimento muscular).

A quantidade de albumina que você deve consumir ao dia depende de suas necessidades e objetivos. A recomendação de proteína ao dia é cerca de 1.5g a 3g por quilo corporal, o que deve ser feito por uma combinação de diferentes proteínas. Para um consumo mais correto, é necessário procurar um nutricionista.

Como fazer albumina?

Se você já faz o uso de outros suplementos que possuem um custo elevado, pode fazer sua própria albumina caseira para economizar. A albumina feita em casa tem os mesmos componentes da albumina industrializada e ainda pode ser adicionados outros ingredientes que garantem um melhor sabor.

Uma única desvantagem é que a preparada em casa tem uma concentração menor de proteínas por porção, pois a industrializada tem proteína isolada adicionada à ela. No mais, você pode fazer seu uso e conquistar o mesmos benefícios. Vamos conhecer sua receita:

Ingredientes

  • – 1 ovo
  • – 1 banana prata (pequena)
  • – 250 ml de leite desnatado

Preparo

  • – Separe a clara da gema do ovo
  • – Pegue um liquidificador, coloque a clara e a banana picada, que ajudará a reduzir o cheiro do ovo e também dará um gosto melhor
  • – Bata tudo muito bem e consuma mistura logo em seguida

Você pode usar outros ingredientes para dar um melhor sabor, como a canela e o mel, por exemplo. É aconselhado não adicionar açúcar.

Albumina engorda?

Os suplementos de proteínas são usados para quem procura ganhar massa muscular, mas como pode fornecer saciedade, também pode contribuir para a redução de peso. No entanto, antes de comprar albumina, deve-se estar atento a quantidade de carboidratos por porção e escolher um que tenha uma menor quantidade.

Além disso, deve-se tomá-la corretamente e não em excesso, pois nesse caso pode sim causar o efeito oposto e provocar o aumento de peso. Além disso, quando consumida visando o emagrecimento, deve ser ingerida com água.

Albumina ou whey?

albumina ou whey

Ao escolher um suplemento de proteína, considere se você tem alergias ou intolerâncias alimentares e qual é o seu objetivo, seja perda de peso, construção muscular, melhor desempenho esportivo ou melhor nutrição geral.

Tanto a proteína do ovo (albumina) quanto a proteína do soro de leite (whey protein), oferecem proteína completa, o que significa que elas fornecem todos os aminoácidos essenciais que seu corpo precisa, mas não pode fabricar. Os aminoácidos são usados ​​para construir e reparar o tecido corporal, entre outras funções importantes.

A proteína do soro de leite tem sido estudada por seus efeitos sobre o crescimento muscular, desempenho esportivo e recuperação. Mas a proteína do ovo não foi estudada tanto quanto, e ainda menos pesquisas foram feitas comparando as duas proteínas.

Embora a sua decisão seja altamente individual, conhecer as especificidades de cada suplemento pode ser de grande ajuda. Você também deve consultar seu médico antes de adicionar um desses suplementos à sua dieta.

Quantidade de proteína

Em termos de teor geral de proteína, uma colher de um suplemento em pó de albumina fornece cerca de 24 gramas de proteína. Enquanto uma colher de whey protein fornece de 20 a 30 gramas de proteína, dependendo do tipo.

Calorias

Os dois suplementos de proteína têm contagens de calorias similares, variando entre 120 e 130 por colher. Enquanto o whey tende a ter carboidratos porque é feito de produtos lácteos, algumas formas mais puras, como o whey protein hidrolisado, podem ter menos carboidratos do que a albumina.

Gorduras

As quantidades de gordura também variam, os suplementos de proteína de leite têm cerca de 4 gramas em alguns tipos de soro. Já a proteína do ovo pode ter até três vezes a quantidade de soro, com 15 gramas por colher.

Intolerância

A intolerância à lactose é um dos problemas mais comuns que as pessoas enfrentam e, dependendo do seu nível de sensibilidade, podem ou não serem capazes de tolerar a proteína do soro de leite pó. Se você sabe que tem alergia ou intolerância a laticínios, sua escolha é usar a proteína do ovo. Se você não tem certeza, talvez seja necessário fazer alguma experimentação ou perguntar ao seu médico.

Perda de peso

Se você estiver buscando um suplementando com proteína em pó para ajudar na perda de peso, seu foco principal deve ser a saciedade. Escolha o pó de proteína que irá ajudá-lo a preenchê-lo e mantê-lo mais cheio ao longo do dia, o que vai te fazer comer menos.

Um estudo publicado no “Nutrition Journal” em 2011 analisou os efeitos de diversos tipos de proteínas sobre o apetite quando os suplementos foram usados antes das refeições. Os pesquisadores descobriram que o whey protein tinha um efeito ligeiramente mais acentuado sobre o apetite do que a albumina.

Albumina efeitos colaterais

albumina efeitos colaterais

A albumina, assim como outros suplementos proteicos, geralmente não causa efeitos colaterais, no entanto, eles pode existir principalmente com seu consumo excessivo. Os efeitos adversos mais comuns desse suplemento são:

  • – Gases
  • – Diarreia
  • – Enjoo
  • – Problemas renais (em casos mais graves)

Esse suplemento é contra-indicados para pessoas com insuficiência renal, hemodiálise, problemas no fígado, pancreatite e AVC.

Albumina: Melhores marcas

Existem muitas marcas de albuminas disponíveis no mercado, além disso, você pode encontrar albumina em pó ou em cápsulas. Para escolher uma boa proteína, você pode seguir a marca de suplementos de sua confiança. Além disso, deve-se levar em consideração a que tenha maior quantidade de proteínas e menor de carboidratos.

Das mais consumidas no mercado brasileiro, encontram-se a albumina Saltos, albumina Naturovos, albumina Probiótica e a albumina Growth Supplements. Algumas dessas marcas oferecem albumina em cápsulas e em pó.

Albumina preço

Os preços da albumina podem variar de acordo com a marca, quantidade adquirida, forma (pó ou cápsula) e local da compra. Esse suplemento costuma ser barato e pode custar de 30 a 60 reais.

Conclusão

A albumina é uma substância produzida por nosso organismo e que tem diversas funções importantes para seu funcionamento. Os suplementos de albumina são feitos a partir da clara do ovo e contribuem para o ganho de massa muscular. Antes de consumir este suplemento, procure um nutricionista.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • -2 não curtiram