Abuso de tecnologias pode promover o consumo de drogas

Rudney Dicas Saúde 02-02-15 computador, Dicas Saúde, drogas, maconha, substâncias tóxicas comentários

Passar muito tempo em frente ao computador pode promover o consumo de substâncias tóxicas, tais como cannabis. Pelo menos é o que diz um estudo realizado por pesquisadores da UAB, pelo Instituto Catalan da Saúde (ICS) e pelo FPCEE Blanquerna (Universidade de Ramon Llull).

Tendo em conta que a nossa sociedade é cada vez mais digital e passa cada vez mais tempo em frente à tela do computador ou do smartphone, os dados desta pesquisa são particularmente preocupantes.

Juventude e o controlo paterno

Para tirar essas conclusões, foram investigados os hábitos de 5.538 alunos do ensino secundário no ano letivo de 2010-2011. A pesquisa analisou os costumes e atividades extracurriculares desses jovens, desempenho escolar, a utilização do telefone móvel, Internet e de videogames, bem como o abuso de substâncias tóxicas e seu relacionamento com sua família.

As conclusões deste estudo associaram um menor controle paterno e um uso mais intenso do computador e videogame com uma percentagem mais elevada de casos de intoxicação por álcool e consumo de substâncias tóxicas, como a cannabis. A pesquisa foi publicada na revista Atención Primaria e centra como foco especial a vulnerabilidade dos jovens, já que são os que passam a maior parte do tempo na frente do computador e são também mais expostos a abuso de substâncias tóxicas.

Queda do desempenho escolar

Note também que o aumento do uso de computadores e outros dispositivos tecnológicos afetam o desempenho acadêmico dos jovens. Assim, o desempenho escolar diminui, conforme aumenta o número de horas na frente da tela do computador.

Mais uma vez, os especialistas nos lembram dos perigos de gastar muito tempo em frente ao computador, especialmente no caso dos mais jovens. E, claro, não podemos esquecer que estes tipos de atividades tecnológicas também promovem um estilo de vida mais sedentário.

Mais informações

Passar muito tempo em frente ao computador, realmente não é uma boa ideia, pois como falamos, promove o sedentarismo e, segundo essa nova pesquisa, o aumento do uso de drogas. Além disso, é preciso saber a postura correta para ficar em frente ao computador por muito tempo, já que uma postura incorreta pode causar problemas na coluna e outras lesões como LER.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: