A dança e seus benefícios para a sua saúde

Rudney Destaque, Dicas Saúde 04-11-14 benefícios da dança, dança saúde, Dicas Saúde comentários

O exercício não precisa ser uma tarefa tediosa. Se você quer fazer tudo para a sua saúde, mas acha difícil manter uma rotina de exercícios, então talvez seja hora de escolher a dança como sua atividade física. Qualquer tipo de dança é um exercício válido e altamente benéfico para sua saúde. A dança oferece os mesmos benefícios que outros exercícios com uma pequena e importante diferença, ao dançar, você se concentra em aprender e desfrutar de uma atividade física que está apaixonada, em vez de se concentrar na queima de calorias.

Os seres humanos, desde os tempos antigos, usaram a dança para comemorar e expressar sentimentos. Hoje a dança é usada no tratamento de ambas as doenças físicas e mentais.

Os benefícios da dança para a saúde são inúmeros. Não importa que tipo de dança é: salsa, tango, dança do ventre, flamenco, baile, todos estes estilos de dança são atividades físicas saudáveis. Quando você dança, não só obtêm os benefícios do exercício aeróbico. Também recebe os benefícios mentais e emocionais de uma atividade social.

O seu nível de habilidade, a sua idade, tipo ou tamanho do corpo não importa quando se trata de receber os benefícios da dança. Dançar é um bom exercício, até mesmo para pessoas que não têm sido muito ativas fisicamente. Aqui estão alguns dos principais benefícios da dança para a saúde quando praticada regularmente, pelo menos três vezes por semana.

1 – A dança fortalece o sistema muscular

Cada estilo de dança ajuda a fortalecer grupos musculares diferentes, fazendo movimentos repetitivos e coreografia. Isto significa que com uma prática de dança regular, pode desenvolver resistência à atividade física por longos períodos de tempo. Todos os estilos de dança ajudam a fortalecer o sistema muscular.

2 – Dançar regularmente reduz as chances de desenvolver osteoporose

A dança também fortalece os ossos e melhora a sua postura. Muitos estilos de dança exigem movimentos que fortalecem os ossos, como a tíbia, fíbula e fêmur. Uma prática de dança regular pode prevenir ou reduzir a perda de massa óssea, prevenindo assim a osteoporose.

3 – A dança ajuda a ter mais flexibilidade, agilidade e coordenação do corpo

Em quase todas as aulas de dança, deve começar com alongamentos e aquecimentos. Ao praticar os movimentos de uma dança específica a cada semana em suas aulas, você consequentemente vai desenvolver a flexibilidade, agilidade e uma melhor coordenação. Essas habilidades são altamente benéficas para sua saúde geral. Na verdade, a dança pode ajudar uma pessoa a melhorar sua flexibilidade, mesmo se você tem um distúrbio neurológico, tais como a doença de Parkinson. Em um estudo na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA, descobriram que dançar tango argentino foi a melhor atividade física para melhorar a amplitude de movimento em pacientes com doença de Parkinson.

4 – Os benefícios para a saúde do coração

Assim como aeróbica, a dança, se praticada regularmente, pode ajudar a diminuir o nível de frequência cardíaca, pressão arterial e colesterol no sangue. De acordo com especialistas, é preciso praticar a dança por 30 a 40 minutos 3-4 vezes por semana para melhorar sua saúde cardíaca.

5 – A dança pode ajudar a manter um peso saudável

Assim como caminhada ou natação, a dança ajuda a queimar calorias. Em meia hora de dança pode queimar 200-400 calorias. Cada vez que pratica uma rotina de dança você está dando centenas de passos. Sem dúvida, essa é uma das maneiras mais divertidas para manter o corpo em forma.

6 – A dança mantém o cérebro em boa saúde

Os benefícios da dança não se limitam a sua saúde física. Dançar também ajuda a manter o cérebro em forma. Ao aprender as rotinas de dança e a coreografia, sua memória e sua capacidade de realizar várias tarefas simultaneamente é melhorada. Um estudo realizado pela American Council on Exercise, descobriu que as pessoas que praticam dança de salão, pelo menos, duas vezes por semana são menos propensas a desenvolver demência. Além disso, alguns pesquisadores descobriram que a dança pode ajudar a reduzir o risco de doença de Alzheimer.

7 – A dança melhora a sua qualidade de vida e bem-estar

É uma atividade social que reduz o estresse e tensão. Estudos têm mostrado que as atividades sociais, como a dança, ajudam as pessoas a ter uma vida longa e saudável.

Sempre quis expressar sua paixão e alegria através da dança? Não espere. Inscreva-se em uma aula de dança ou compre um DVD para praticar em casa. Você estará melhorando sua saúde e felicidade.

Este Post te ajudou?
  
  • quais os benefícios da dança para as pessoas que praticam regularmente
  • como a pratica de dança regularmente pode beneficiar na saude
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: