A alteração dos ritmos circadianos pode contribuir para a doença inflamatória

Mateus Dicas Saúde 08-06-14 dieta equilbrada, doença inflamatória, ritmos circadianos comentários

A alteração dos ritmos circadianos pode contribuir para a doença inflamatória

As chaves para uma vida saudável e desfrutar de uma boa qualidade de vida ao longo dos anos, realizada principalmente com os três pilares: uma boa dieta, exercício moderado e bom descanso. Um estudo recente mostra como as perturbações dos ritmos circadianos pode aumentar o risco de doença inflamatória.

Mas este estudo nos diz que não só isso, mas acrescenta que tal alteração dos ritmos circadianos, combinada com uma dieta rica em açúcar e gordura, pode contribuir para que a doença inflamatória intestinal, enquanto que, se tivermos uma boa dieta, apesar de violar os ritmos, o risco é muito menor.

Os ritmos circadianos são o nosso relógio biológico e são responsáveis ​​pela regulação das funções fisiológicas do nosso corpo para continuar regularmente em ciclos que se repetem a cada 24 horas, que coincidem com os estados de sono e vigília.

Nesse estudo, a perturbação do ritmo circadiano promove a doenças inflamatórias crônicas, em parte devido a mudanças no macrobiótico intestinal. Entre as doenças inflamatórias se encontra a doença cardiovascular e o câncer, para além de danificar os órgãos e esta também relacionada com a morbidade e mortalidade.

A pesquisa foi feita em ratos de teste, um grupo recebeu uma dieta rica em gordura e açúcar e outra dieta equilibrada. Alterando os ritmos circadianos de ambos os grupos, uma mudança significativa foi demonstrada em ratos que consumiram a dieta rica em gordura e açúcar, com maiores concentrações de bactérias que promoveram o aumento do risco de doença, enquanto que os ratos com uma dieta equilibrada, houve uma mudança tão significativa.

Em suma, apesar de bastante descanso é muito importante para a nossa saúde e algo que devemos todos se encontram (dormir pelo menos 6 horas e de preferência 8 horas), se a nossa dieta é adequada e nos dá a qualidade e nutrientes necessários o risco da doença é muito menor.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: