9 sintomas de doenças cardiovasculares que você deve conhecer

9 sintomas de doenças cardiovasculares que você deve conhecer

Se você costuma correr um quilômetro todos os dias com facilidade, mas de repente não consegue, a menos que você esteja muito cansado, gripado ou por algum outro problema comum, isso pode ser um sinal de que seu coração não está bombeando sangue suficiente em todo o seu corpo.

Atividades que costumavam ser fáceis e agora de repente parecem muito difíceis de realizar, pode ser um sinal de que algo está errado. Se uma boa noite de sono não corrigir sua fadiga, faça uma consulta com o seu médico imediatamente.

Sintomas de doenças cardiovasculares

1 – Hipertensão arterial

Um diagnóstico de pressão arterial elevada pode aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame ou alguma . Se você não manter o controle sob sua pressão, isso pode danificar suas artérias e causar sérios problemas em relação ao funcionamento do seu coração.

Quando seu sangue está sendo constantemente empurrando contra seus vasos sanguíneos em uma taxa elevada, como ocorre na hipertensão arterial, isso força seu coração e vasos sanguíneos a trabalhar com mais dificuldade e de forma menos eficientemente.

2 – Tosse persistente

Se você tem uma tosse frequente e não é apenas uma gripe, alergia ou algum problema respiratório, a causa pode ser um possível problema cardíaco. Às vezes, há líquido nos pulmões devido a uma insuficiência cardíaca congestiva, que pode também causar chiado e tosse, aparentando ser uma asma ou doença pulmonar quando realmente é um problema cardíaco.

O fluido começa a se acumular nos pulmões quando o coração não bombeia o sangue adequadamente, o que pode fazer com que o mesmo retorne para outros lugares incomuns como os pulmões, fígado, trato gastrointestinal, braços e pernas. A insuficiência cardíaca também pode ser a culpada por trás da doença pulmonar obstrutiva crônica.

3 – Dificuldade em respirar durante o sono

A apneia obstrutiva do sono muitas vezes faz com que as pessoas acordem no meio da noite, tentando respirar, o que tem sido associado a um maior risco de ataques cardíacos ou fibrilação atrial, um subtipo da arritmia cardíaca. Quando os pacientes com apneia do sono dormem, seus níveis de oxigênio caem e seu corpo diz aos seus vasos sanguíneos que se contraem para aumentar o fluxo de oxigênio ao coração e ao cérebro, causando a falta de ar. As pessoas com apneia do sono muitas vezes também estão em risco de pressão arterial elevada.

4 – Falta de pelos nas pernas

Pernas sem pelos podem significar que suas pernas não têm oxigênio porque suas artérias são estreitadas, o que reduz o fluxo sanguíneo. Sem esse sangue rico em nutrientes, os folículos pilosos não podem crescer. Em casos de doença arterial periférica (DAP), a perda de pelo ou crescimento lento de pelo em suas pernas pode ser devido à má circulação.

5 – Pés e pernas inchadas

Se você notar que seus pés ou pernas estão inchados, pode ser um sinal de doenças cardiovasculares. Quando seu coração não está bombeando sangue eficientemente, suas veias acabam empurrando o excesso de fluido para os tecidos, fazendo com que partes do corpo como seus pés e pernas inchem. Se você se sentir inchada, tente pressionar sua pele com a ponta do dedo. Se isso forma um leve buraco, como uma ondulação em sua pele, significa que seus tecidos estão abrigando excesso de fluido e você deve procurar um médico.

6 – Dor no pescoço ou na nuca

A maioria das pessoas acredita que a dor no peito é o primeiro sinal de doenças cardiovasculares, mas a realidade é que os sintomas cardíacos podem se manifestar em outras partes do corpo. A dor no pescoço ou na nuca pode ser um sinal de angina, um problema cardíaco subjacente que ocorre quando o coração não tem sangue rico em oxigênio. A angina pode ser sentida como uma pressão apertada em seu peito, mas também pode irradiar para outras partes do seu corpo como o pescoço, nuca, costas ou ombros.

7 – Falta de ar

Se você se encontrar correndo ou subindo as escadas e sentir inusitadamente uma falta de ar, esse é outro sintoma de alerta de doenças cardiovasculares. Procure um seu médico para realizar uma avaliação completa da saúde.

8 – Palpitações cardíacas

A percepção de batimentos cardíacos irregulares, pode ser um sintoma de arritmia cardíaca, uma condição que pode causar doenças cardiovasculares mais tarde, se não for tratada adequadamente. Se o seu coração está muito fraco, também pode causar distúrbios do ritmo cardíaco.

Um batimento cardíaco rápido ou batimentos cardíacos irregulares também podem ser um sinal de possíveis doenças do coração, que estão prejudicando o funcionando de uma válvula do coração.

9 – Disfunção eréctil

A disfunção erétil é um sinal de alerta clássico que você pode estar sofrendo de alguma doença cardíaca. As artérias bloqueadas no coração, impedem que o sangue flua corretamente para o órgão sexual masculino, causando esse problema.

A disfunção erétil vascular é o tipo mais comum de disfunção sexual e é muitas vezes causada por dois tipos de doenças, a aterosclerose e disfunção endotelial. A aterosclerose faz com que as artérias endureçam e estreitem, causando ataques cardíacos e derrames.

A disfunção endotelial impede que seus vasos sanguíneos relaxam adequadamente, o que diminui o fluxo sanguíneo em todo o seu corpo. A disfunção erétil geralmente precede o início de outros sintomas de problemas cardíacos.

Obesidade, diabetes, pressão arterial elevada ou colesterol alto, e falta de uma rotina de exercício físico também são fatores de risco para a disfunção erétil.

Mais informações

Apesar destes sintomas indicarem uma possível doença cardíaca, isso não significa que você está sofrendo de um problema no coração, pois outras condições de saúde também podem causar sintomas semelhantes. No entanto, é sempre indicado procurar um médico para descartar qualquer dúvida ou fazer o tratamento correto o mais rápido possível.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • 0 não curtiram