9 benefícios do pinhão para a nossa saúde

9 benefícios do pinhão para a nossa saúde

Os pinhões são as sementes das Araucária, árvore comum do Sul do Brasil, mas que também pode ser encontrada em regiões frias do Sudeste. Eles se destacam por conter cerca de 90% de ácidos monoinsaturados e poliinfaturados, por isso, são muito bons para combater doenças cardiovasculares.

Propriedades do pinhão

Os pinhões são extremamente ricos nutrientes essenciais, destacando-se especialmente a presença de ácidos graxos essenciais, entre os quais podemos citar o ácido graxo ômega-6 e ácido graxo ômega-3, essenciais para cuidar de nosso sistema cardiovascular e manter a saúde do nosso cérebro.

O pinhão é rico em vitamina, especialmente a vitamina E, um nutriente essencial capaz de fortalecer nosso sistema imunológico e ajudar o nosso corpo a aumentar as defesas naturalmente, proteger o coração e aumentar a fertilidade. Ele também fornece minerais, principalmente cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco e ferro. Além disso, o pinhão não contém glúten.

Benefícios do pinhão

Reduz o colesterol

O consumo regular de pinhão é um muito adequado para reduzir o colesterol alto, graças à sua riqueza em ácidos graxos essenciais, por isso é uma opção natural que ajuda na redução dos níveis elevados de LDL (mau colesterol) e de triglicéridos, enquanto aumenta o HDL (bom colesterol).

Além disso, por riqueza em vitamina E e zinco (antioxidantes naturais) é indicado para proteger o nosso coração.

Previne a prisão de ventre

O pinhão fornece quantidades interessantes de fibras, de modo que é um alimento ideal para combater a prisão de ventre, quer como um preventivo ou como um tratamento natural para tratar esse problema.

Estimula o sistema imunológico

Como indicado acima, os pinhões são ricos em vitamina E e zinco, que são alguns dos nutrientes ideais quando precisamos fortalecer nosso sistema imunológico de forma natural.

Um consumo regular de pinhão é uma excelente escolha para aumentar nossas defesas, por isso seu uso é adequado especialmente em tempos de mudanças sazonais, como no outono e inverno.

Aumentar e melhorar a fertilidade

São excelentes para casais que querem para ter filhos, graças à sua riqueza de zinco, um elemento essencial para o bom funcionamento do esperma, bem como para sua qualidade.

Ajudam a emagrecer

Embora os pinhões tenham um alto teor de gordura, a introdução desse fruto seco regularmente em nossa dieta pode ajudar a obter resultados em nossa dieta para perder peso. O ácido pinoleico contido nesse alimento libera um hormônio chamado colecistoquinina, que ajuda a combater a fome. Se temos menos fome, comemos menos e emagrecemos.

Efeito anti-envelhecimento

O efeito anti-envelhecimento causado pelo consumo de pinhão é devido a suas poderosas propriedades antioxidantes naturais, que eliminam os radicais livres encontrados no corpo impedindo a destruição das células. Isto é também essencial para a prevenção de doenças tais como câncer.

Melhora a saúde dos olhos

O alto teor de luteína faz com que os pinhões sejam muito bons para a prevenção de doenças oculares, tais como degeneração macular e catarata. Eles também contêm vitamina A que é essencial para a visão.

Aumenta nossa energia

Se você está com a energia baixa, comer pinhão pode ajudar a fornecer um impulsos de energia natural, de modo fácil e rápido. Isto é devido ao seu alto teor de proteína e magnésio.

Previne anemia

O pinhão é um alimento essencial para tratar a anemia, isto porque é rico em ferro, um elemento essencial para prevenir essa condição, além disso, contém também cobre que ajuda na absorção deste mineral pelo corpo.

Mais informações

Como podemos ver, os benefícios do pinhão para a saúde nos convidam a incluir esse alimento em nossa dieta diária. Você pode incorporá-lo na dieta de várias maneiras, desde cozido, como farofa, em sopas e muitas outras receitas deliciosas e nutritivas com este ingrediente maravilhoso.