9 Benefícios do pepino para a nossa saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 08-03-15 Alimentos saudáveis, benefícios do pepino, pepino comentários

Possivelmente, o pepino é nativo das regiões montanhosas da Índia. E tem sido cultivado desde cerca de 3.000 anos atrás na Ásia Ocidental. Hoje, o pepineiro (Cucumis sativus), é uma das plantas mais cultivadas no mundo, competindo com outras plantas de tomate, cebola e repolho.

O pepino pode ser apreciado cru e pode ser acompanhado com vários vegetais para fazer uma deliciosa salada. Um pepino é composto em grande parte de água, mas isso não impede que ele possua várias vitaminas e minerais benéficos para o corpo.

Propriedades do pepino

– Contém uma variedade de fitonutrientes que podem ser utilizados pelo organismo humano.
– Contém flavonoides, como a quercetina, apigenina e luteolina.
– É uma excelente fonte de vitamina K, que serve como anti-inflamatório e anti-hemorrágica.
– Possei vitamina C, um antioxidante eficaz.
– O manganês presente no pepino ajuda a construir ossos.
– Pepino também contém sílica, um mineral útil para a saúde de suas unhas, ossos e vários tecidos do corpo.

Benefícios do pepino

1 – Cuidar da pele

Tanto o pepino como sua casca de pepino contém uma quantidade significativa de propriedades benéficas para a saúde. É em sua casca onde está a concentração mais elevada de ácido cafeico e ácido ascórbico. Particularmente, o ácido ascórbico é uma boa fonte de vitamina C, e, tanto, este ácido como o ácido cafeico como pode ajudar a manter a pele saudável, aliviar a irritação e reduzir a inflamação. É por esta razão que o pepino é aplicado diretamente sobre a pele em caso de irritação ou inchaço, ajudando a combater doenças como psoríase e eczema.

A sílica presente no pepino, é um dos componentes que oferecem vários benefícios para a saúde. Este mineral tem uma grande capacidade de fortalecer os tecidos conjuntivos do corpo. Os tecidos conjuntivos são músculos, cartilagem, tendões, ligamentos e ossos. Além disso, a sílica pode ajudar muito a ter uma pele saudável. É muito comum encontrar a sílica em produtos dermatológicos para o tratamento da acne e outras doenças de pele.

2 – Proteger o coração e ajudar na digestão

Pepino contém quantidades significativas de potássio, de magnésio e de fibra. A fibra e a grande quantidade de água de pepino são excelentes para uma boa digestão. Além disso, alguns estudos têm indicado que os alimentos com quantidades elevadas de magnésio, potássio e fibras ajudam a reduzir a pressão arterial.

3 – Cuidar do cérebro

Pepinos contêm um flavonoide chamado fisetina que desempenha um papel importante na saúde do cérebro. Além de melhorar a sua memória e proteger as células nervosas de deterioração relacionada à idade. Um estudo revelou que a fisetina evita a deterioração progressiva da memória e previne o Alzheimer.

4 – Prevenir o câncer

Pepinos contêm polifenóis chamadas lignanas (pinoresinol, lariciresinol e secoisolariciresinol), que podem ajudar a reduzir o risco de câncer de mama, útero, ovário e próstata. Também contêm fitonutrientes chamados cucurbitacins, que também têm propriedades anticancerígenas.

5 – Combate a inflamação

Estudos em animais sugerem que o extrato de pepino ajuda a reduzir a inflamação, em parte por inibição da atividade de enzimas pró-inflamatórias.

6 – Propriedades antioxidantes

Pepinos contém muitos antioxidantes, incluindo a vitamina C e beta-caroteno. Também contém antioxidantes, flavonoides tais como quercetina, kaempferol e luteolina, que proporcionam benefícios adicionais.

7 – Refrescar o hálito

Colocar uma fatia de pepino em sua língua pode ajudar a eliminar as bactérias que causam odor. De acordo com estudos, comer pepinos também pode ajudar a liberar o excesso de calor no estômago, que dizem ser a principal causa do mau hálito.

8 – Combater o estresse

Pepinos contém várias vitaminas B, incluindo a vitamina B1, vitamina B5 e vitamina B7 (biotina). As vitaminas B também são conhecidos por ajudar a aliviar os sentimentos de ansiedade e reduzir alguns dos efeitos nocivos do estresse.

9 – Reforçar a saúde digestiva

Pepinos são ricos em dois dos elementos básicos necessários para a digestão saudável: água e fibras. Se você tiver problemas com refluxo ácido, deve saber que a água potável pode ajudar a suprimir os sintomas agudos de refluxo ácido aumentando temporariamente o pH do estômago, os pepinos que são ricos em água, tem um efeito similar.

Pepinos são muito baixos em calorias, apesar disso eles são um alimento que irá satisfazer (um copo fatias de pepino contém apenas 16 calorias). 8 A fibra solúvel em pepinos é dissolvido em uma textura semelhante a um gel seu intestino, ajudando a retardar a digestão. Isso ajuda você a se sentir mais completo e é uma das razões pelas quais os alimentos ricos em fibras podem ajudar a controlar o peso.

Contraindicações do pepino

Pepinos são muito saudáveis ​​e têm poucos riscos para a saúde. Porém, contêm um composto chamado cucurbitacina que, em algumas pessoas, pode causar indigestão e gases estomacais. Algumas pessoas também têm alergias a certos compostos pepino, os sintomas são geralmente inchaço da boca, garganta e língua.

Mais informações

Há muitas maneiras de aproveitar os benefícios do pepino, pode ser cozido ou usado em saladas. Se você está procurando algo diferente, pepinos são uma excelente base para sucos de vegetais, porque eles têm um sabor suave e um alto teor de água.

Se você quiser uma dica para usar o pepino, pode rever nosso artigo com uma receita de salada de pepino com hortelã e ainda outras razões para consumir mais pepino.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: