8 remédios naturais para tratar problemas de estômago

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 19-06-16 dor no estomago, estomago, problemas no estomago comentários

O estômago é um órgão localizado entre o esôfago e o intestino delgado. Ele serve para três funções: armazena o alimento ingerido, mistura os alimentos com o ácido do estômago e, em seguida, envia essa mistura para o intestino delgado.

Você provavelmente teve um problema de estômago ou vai ter em algum momento da vida. A indigestão e azia os são problemas comuns. Você pode aliviar alguns problemas gástricos com medicamentos, mudanças no estilo de vida e na dieta, tais como evitar alimentos gordurosos ou comer mais devagar. No entanto, outros problemas, como úlcera péptica ou doença do refluxo gastroesofágico precisam de atenção médica.

Sofrer de dor leve no estômago, gases, prisão de ventre, náuseas, azia ou indigestão regularmente é um verdadeiro incômodo que pode, finalmente, afetar o nosso estado emocional.

Para evitar isso, apresentamos 8 remédios caseiros que ajudam a aliviar alguns destes problemas de estômago de maneira natural. Confira:

Remédios caseiros para problemas de estômago

Suco de cenoura e hortelã

A cenoura contém de vitaminas, minerais e antioxidantes, propriedades calmantes e digestivas. Já a hortelã promove o aumento da salivação, reduz e alivia gases e flatulência.

Para combinar o poder de ambos, bata no liquidificador 4 cenouras picadas em rodela com um punhado de hortelã, até que esteja bem líquido. Após, adicione gengibre picado ou limão a gosto e bebe imediatamente.

Arroz branco

Fácil de digerir e adstringente, o arroz é o remédio ideal para tratar a diarreia ou enfrentar um mal estar estomacal. Para preparar esse remédio natural, coloque 50g de arroz no fogo juntamente com 6 copos de água durante 15 minutos. Em seguida, coe a água e adicione uma 2 colheres de sopa de mel no caldo enquanto ainda estiver quente. Tome esta água diariamente em grandes quantidades.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã estimula a produção de enzimas digestivas, destrói as bactérias nocivas e regula os ácidos do estômago. Também pode aliviar espasmos e os gases intestinais. Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã e um copo de água quente, adicione 1 colher de sopa de mel e beba imediatamente. Em um poucos minutos você vai começar a se sentir melhor.

Dieta rica em uvas passas e frutas secas

Se você sofre de prisão de ventre, tente manter em sua dieta todos os tipos de frutas secas e uvas passas, como damascos, ameixas e outras frutas. Estes alimentos são ricos em fibras e estimulam o seu trânsito intestinal.

Iogurte

Você provavelmente não quer para beber leite se sofre de quaisquer problemas de estômago, mas o iogurte, por causa da presença de microorganismos benéficos e probióticos, alivia a dor de estômago e estimula o sistema imunológico.

A única precaução que você deve tomar é escolher um produto com baixo teor de gordura e sem adição de açúcar.

Alcaravia

A alcaravia é uma planta medicinal, também chamada de cominho ou cariz, muito utilizada no tratamento de resfriados e problemas digestivos e intestinais. Ela ajuda a inibir o crescimento de bactérias que causam indigestão, gases, inchaço e flatulência.

Tome o chá desta planta todos os dias para aliviar os sintomas de problemas digestivos, cólicas, dispepsia, gases e vermes. Use meia colher de chá em uma xícara de água fervente após as refeições.

Erva doce

Mascar erva doce e acrescentar em saladas ajuda a reduzir os gases e melhorar o trânsito intestinal. Se você sofre de espasmos intestinais é melhor tomar em infusão desta planta após as refeições.

Calor localizado

Se você precisar de um alívio oportuno para se sentir melhor e promover o efeito dos remédios naturais descritos acima, o calor localizado pode ser um grande aliado.

Coloque uma garrafa de água quente ou uma bolsa térmica sobre seu intestino, mas tenha cuidado para não queimar. O calor vai aumentar o fluxo sanguíneo na área, aliviar o desconforto e favorecer os ingredientes ativos dos remédios ditos anteriormente.

Sintomas que não devem ser evitados

Apesar dos problemas estomacais serem comuns, você deve consultar um médico se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

– Sangue nas fezes
– Dor abdominal grave
– Acidez que não melhora com antiácidos
– Perda de peso involuntária
– Vômitos persistentes ou diarreia

Mais informações

Estes remédios caseiros que acabamos de conhecer são bastante úteis, pois os problemas estomacais são muito comuns e podem afetar qualquer pessoa. É importante lembrar também que nossa alimentação está diretamente ligada a esses problemas, portanto, é necessário sempre manter uma dieta saudável.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: