8 incríveis remédios caseiros para gengiva retraída

8 incríveis remédios caseiros para gengiva retraída

A retração gengival, recessão gengival ou mais popularmente conhecida como gengiva retraída, ocorre quando há uma retração das gengivas. É uma doença progressiva que pode começar na infância ou adolescência e piora, gradualmente, com o passar dos anos. No momento em que se torna aparente, geralmente após os 40 anos de idade, as raízes dos dentes ficam expostas. A seguir conheça alguns remédios naturais para prevenir e tratar a retração da gengiva.

Sintomas da retração gengival

Se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas de retração gengival, tome medidas corretivas, o mais rápido possível:

– Dentes mais longos: Isso é difícil de perceber porque as mudanças são graduais, mas você pode comparar o comprimento atual com fotos antigas.
– Mudança de cor na linha da gengiva: Você pode notar que a coroa do dente e raiz exposta são de cores diferentes.
– Gengivas inchadas: quando suas gengivas estão vermelhas e inchadas.
– Sangramento nas gengivas: gengivas podem sangrar quando escovar os dentes ou morder alimentos duros.
– Sensibilidade a alimentos: pode ter uma dor aguda ao consumir alimentos e bebidas, quente, frio, doce ou azedo.
– Dentes moles: você pode sentir que seus dentes estão ligeiramente moles.

Remédios caseiros para corrigir retração gengival

Nos estágios iniciais de gengiva retraída, é feito uma remoção da placa bacteriana e tártaro, como medida de higiene dental para ajudar a controlar a condição. No entanto, casos avançados muitas vezes requerem procedimentos cirúrgicos, como o enxerto gengival. Aqui estão alguns remédios caseiros eficazes que você pode tentar usar.

1 – Aquileia

O suco das folhas e caule da aquileia é muito bom para gengivite e sangramento gengival. Muitas pessoas mastigam suas folhas, como um remédio para a dor de dentes, bem como uma série de outras doenças. Essa planta possui propriedades anticoagulantes, anti-inflamatórias e analgésicas, podendo ajudar com a retração de gengiva em qualquer fase.

A maneira mais fácil de usar a aquileia é mastigar as folhas e caules. Você pode também usar as folhas como compressa para formar uma pasta e usá-la para massagear as gengivas, ou fazer gargarejo com o chá dessa planta.

Se você não quiser usar a planta, pode usar o óleo essencial de aquileia. Este óleo é muito poderoso, e você pode misturar algumas gotas dele com óleo de coco ou outro óleo antes de usar nas gengivas.

2 – Chá Verde

O uso regular de chá verde foi demonstrado ser bom para melhorar a saúde dentária, devido as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias deste chá.

De acordo com um estudo japonês, o consumo regular de chá verde não só reduz a probabilidade de desenvolver a doença periodontal, mas também reduz a inflamação das gengivas e melhora a fixação dos dentes.

3 – Sálvia

O chá de sálvia é um outro remédio caseiro que pode tratar a gengiva retraída. Esta erva tem uma longa história de ser usada para problemas dentários, graças às suas excelentes propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. É possível mastigar suas folhas como um remédio para a gengiva inchada e abcessos dentários.

Um chá feito a partir de folhas de sálvia pode ser usado para gargarejo, acalmar dores de garganta e úlceras na boca. Também ajuda a melhorar a higiene dental geral, e proteger as gengivas.

Faça um chá de sálvia fresca ou seca. Basta mergulhar um punhado de folhas frescas ou 2 colheres de sopa de erva seca em água quente por 15-20 minutos. Você ainda pode usar as sobras para massagear as gengivas.

4 – Aloe vera

O gel calmante obtido a partir das folhas de aloe vera pode reduzir a inflamação das gengivas e retração. Use ervas frescas para esta finalidade. Quebre um pedaço da folha e esfregue-a em suas gengivas. Repita este procedimento quantas vezes quiser. O gel pode ser removido e armazenado na geladeira. Depois de escovar os dentes, esfregue o gel em suas gengivas e massageie suavemente.

5 – Óleo de coco

O ácido láurico e triglicéridos de cadeia média (MCTs) do óleo de coco, têm propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Massagear as gengivas com uma pitada de sal fino misturado com um pouco de óleo de coco pode reduzir a inflamação.

6 – Óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão é obtido a partir da casca de limão, que é antisséptica e antimicrobiana. Para usá-lo, adicione dez gotas de óleo de limão a um copo de água morna e faça gargarejos, ou misture 2-3 gotas em uma colher de sopa de óleo de coco e esfregue sobre os locais afetados pela gengiva retraída para reduzir o inchaço e encolhimento. Este óleo tem um aroma cítrico fresco que também ajuda a combater o mau hálito.

7 – Óleo de cravo

O óleo de cravo é amplamente utilizado para o alívio da dor de dente, pois adormece os tecidos moles, mas é apenas um efeito temporário. O óleo é muitas vezes usado em produtos de higiene dental pelo seu forte efeito antibacteriano de longa duração.

Também está no topo da lista dos óleos com propriedades antioxidantes. Use 5-6 gotas em um copo de água morna como um antisséptico bucal.

8 – Vitamina C

A deficiência de vitamina C pode causar inflamação das gengivas e hemorragias. As vitaminas são idealmente obtidas a partir de alimentos, porque são melhor utilizadas pelo organismo em suas formas naturais, em vez de suas versões sintéticas.

Frutas e legumes frescos são ricos em vitamina C, especialmente aqueles que são verde escuros, assim como pimentas, brócolis, tomate, kiwis, frutas e cítricos. Se você for fazer um suco rico em vitamina C, não deixe armazenado, pois uma porcentagem significativa dessa vitamina é perdida pela conservação. Por isso, consuma os sucos ou outras preparações imediatamente após o preparo.

Mais informações

A retração da gengiva pode afetar até mesmo bocas saudáveis, por isso, se você sofre desse problema, use esses remédios caseiros com consistência e procure a ajuda de um dentista. Tome cuidado também na escovação para não piorar ainda mais sua condição.

  • 'alivio para retracao da gengiva'
  • 'retração gengival tratamento caseiro'
  • 'cha de manjerona para inflamacao das gengivas'
  • 'alivio para retracao da gengiva'
Este artigo te ajudou?
  • +20 curtiram
  • -3 não curtiram