8 incríveis benefícios do óleo essencial de lavanda para a saúde

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 07-08-16 lavanda, oleo de lavanda, oleo essencial de lavanda comentários

O óleo essencial de lavanda é um óleo muito benéfico extraído das flores roxas da planta de lavanda (Lavandula angustifolia). Várias civilizações antigas já utilizavam esta planta através de procedimentos diferentes para tirar proveito de suas muitas propriedades terapêuticas e sua magnífica fragrância em perfumes e cosméticos.

Uma das principais razões para a popularidade do óleo desta planta é que possui muitas propriedades de apoio a saúde. Vamos conhecer os benefícios do óleo essencial de lavanda para a saúde.

Propriedades do óleo essencial de lavanda

– Antisséptico: É amplamente demonstrado a capacidade do óleo essencial de lavanda para combater vírus e bactérias, e, portanto, infecções de todos os tipos. Pode servir perfeitamente não só para o tratamento de infecções da pele, mas também para outros problemas relacionados com vírus e bactérias.

– Sedativo: A fama do óleo essencial de lavanda como relaxante se estende até as civilizações mais antigas, onde já era usado ​​em banhos e inalações para aliviar os sintomas de ansiedade, depressão ou insônia.

– Analgésico: O óleo essencial de lavanda tem a capacidade de reduzir a dor e inflamação, especialmente quando se trata de condições dermatológicas, dores musculares ou contusões.

– Antiespasmódico: Seu potente efeito antiespasmódico é particularmente útil para tratar problemas de garganta e infecções nos brônquios.

– Anti-inflamatório: Junto com o óleo essencial de tea tree e camomila, os efeitos anti-inflamatórios do óleo essencial de lavanda reduz e alivia os sintomas causados ​​pela infecção, hematomas ou congestionamento de sangue.

– Regenerador: Esta essência vai nos ajudar a manter a pele em ótimo estado e regenerar qualquer parte danificada por queimaduras, anormalidades na pele, acne, dermatite ou envelhecimento prematuro.

– Versátil: O óleo essencial de lavanda aumenta os efeitos e propriedades de todos os óleos essenciais, então você deve adicionar algumas gotas deste produto quando for utilizar outros óleos.

Benefícios do óleo essencial de lavanda

1 – Ajuda a aliviar a ansiedade

O óleo essencial de lavanda tem sido tradicionalmente usado como um remédio natural para aliviar a ansiedade. Para esse objetivo, as massagens com este óleo são as mais indicadas. Um estudo recente descobriu que uma massagem com esse óleo pode ser mais benéfico que alguns medicamentos anti-ansiedade.

2 – Melhora o sono

Além de ajudar a combater a ansiedade, o óleo de lavanda também pode ser útil para ajudar a melhorar a qualidade do sono e sua duração. Tente adicionar uma gota de óleo essencial de lavanda em seu travesseiro na hora de dormir para ter um melhor descanso.

3 – Estimula o crescimento do cabelo

Outro estudo sugere que a massagem diariamente no couro cabeludo com óleo essencial de lavanda pode ajudar a evitar a queda de cabelo, além de incentivar o crescimento capilar.

4 – Combate alguns tipos de organismos prejudiciais

O óleo essencial de lavanda mostra um grande potencial contra fungos e outros organismos prejudiciais que podem estar presentes na pele e unhas. Um estudo recente sugere que esse óleo tem forte ação contra fungos nas unhas e pode até atacar as células fúngicas na membrana celular. Seu uso também é indicado para o tratamento da dermatite e psoríase.

5 – Tratar resfriados leves e bronquite

Fazer banhos de vapor e inalações com óleo essencial de lavanda ajudam a aliviar a congestão nasal, tosse e os sintomas de resfriados, bronquite e outros problemas do sistema respiratório. É possível também adicionar algumas gotas a um umidificador de ambiente ou sobre o travesseiro quando vamos dormir para obter seus benefícios.

6 – Combate a caspa

O óleo de lavanda ajuda a eliminar a caspa naturalmente. Basta misturar 15 gotas do óleo desta planta com duas colheres de azeite de amêndoa, aquecer durante 10 segundos no microondas e aplicar ao cabelo molhado. Massageie por 10 segundos e coloque uma touca de banho, deixe repousar uma hora e lave normalmente.

7 – Previne rugas

Esse produto contém um grande poder revitalizante, e, portanto, ajuda a acelerar o processo de regeneração celular e manter o tecido firme, contribuindo para prevenir o aparecimento de rugas prematuras.

8 – Acaba com a acne

O óleo essencial de lavanda vai nos ajudar a desinfectar áreas afetadas, melhorar a circulação sanguínea e linfática, além de reduzir a dor e inflamação causada pela acne.

Mais informações

Além de muito benéfico e versátil, podendo ser usado desde crianças a idosos, este óleo é um dos poucos que pode ser aplicado sobre a pele não diluído, embora se deve usar poucas gotas. Não podemos esquecer também de seu aroma único que vai deixar sua casa mais cheirosa.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: