8 incríveis benefícios do feijão branco para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 16-09-16 beneficios do feijao branco, feijão branco comentários

O feijão branco é simplesmente uma classe diferente dos mais feijões comuns (Phaseolus vulgaris) que consumimos diariamente. No entanto, esses grãos têm se destacado extremamente em todo o mundo, e não só por sua versatilidade e facilidade de crescimento, mas também pelo seu valor nutritivo.

Devido ao seu alto valor nutritivo e por ser rico proteínas, eles se tornaram muito presentes na dieta de pessoas que buscam uma vida mais fitness, já que, além de ser saboroso, ainda contribui para o emagrecimento saudável e fornece grandes benefícios ao nosso organismo.

Embora possa parecer que todos os grãos desse alimento são iguais ao ponto de vista nutricional, isso não é exatamente verdade, pois o feijão branco possui certos componentes químicos únicos, como antioxidantes e outras substâncias excelentes para o bom funcionamento do nosso organismo. Agora, vamos dar uma olhada mais aprofundada sobre os muitos benefícios do feijão branco para a saúde.

Benefícios do feijão branco para a saúde

A principal diferença entre o feijão branco e outros tipos de feijões é sua facilidade de digestão. Muitas pessoas sofrem de dispepsias (indigestão) ao comer feijão, mas sua variedade branca, por ser uma grande fonte de fibra, é muito mais digerível e evita esses problemas.

1 – Memória e cognição

O folato é um dos nutrientes com diferentes benefícios dentro do corpo, incluindo a prevenção de defeitos neurais e da anemia, mas também afeta o sistema nervoso de uma maneira significativa. A deficiência de ácido fólico (folato) tem sido diretamente associada a um aumento nos níveis de homocisteína, que frequentemente pode conduzir a doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e doença de Parkinson.

Além disso, uma das vitaminas B encontradas no feijão branco, a tiamina, pode ajudar a aumentar certos neurotransmissores que precisamos para a memória e cognição, por isso estes pequenos legumes também podem manter a nossa memória “afiada” mesmo com o passar dos anos.

2 – Saúde do coração

O magnésio e, novamente o folato, presentes no feijão branco ajudam manter o coração forte e protegido. O folato diminui os níveis de homocisteína, que é um precursor para a doença cardíaca, enquanto as funções do magnésio em uma maneira similar como potássio, reduz a tensão e estresse nos vasos sanguíneos para diminuir o esforço e pressão arterial, evitando assim ataques cardíacos e derrames.

Além disso, a fibra solúvel ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, que também são fatores importantes para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

3 – Prevenção da diabetes

Os alimentos com alta quantidade de fibra têm sido muito elogiados por seu impacto sobre a diabetes, devido à sua capacidade de estabilizar os níveis de açúcar no sangue e melhorar a absorção de nutrientes pelo intestino. Com a glicose e insulina mantidos em níveis saudáveis, você estará muito menos propenso a desenvolver diabetes, e se já está sofrendo com esta condição, o alto teor de fibras do feijão branco pode ajudar a gerir os seus sintomas.

Outro benefício do feijão branco para os diabéticos, são seus carboidratos de lenta assimilação. Isto é extremamente importante para os diabéticos que podem consumir o produto sem qualquer medo, e para as pessoas com problemas de queda de glicose.

4 – Problemas digestivos

Como mencionado, o feijão branco é extremamente rico em fibras, que é um componente associado a boa saúde gastrointestinal. A fibra é capaz de aumentar o bolo fecal e prevenir os sintomas de constipação e diarreia. Além disso, normaliza as evacuações, estimulando o movimento peristáltico. Uma dieta rica em fibra limpa os intestinos e evita problemas gastrointestinais mais graves, como o câncer do cólon ou úlceras gástricas.

5 – Atividade antioxidante

O manganês não é um mineral muito conhecido, mas é um cofator chave em muitas enzimas antioxidantes que podem impedir a propagação e o impacto dos radicais livres. Isso pode ajudar a reduzir o risco de câncer e doenças crônicas. Além disso, o cobre desempenha um papel importante como um cofator enzimático, e pode ajudar a estimular o fluxo de sangue, mobilidade articular e flexibilidade geral reduzindo o estresse oxidativo nessas áreas. Ambos os nutrientes estão presentes em grande quantidade no feijão branco.

6 – Grande fonte de proteína

Um dos aspectos mais notáveis ​​e importantes do feijão branco é o seu alto teor de proteína. As proteínas são os blocos de construção de toda a vida, e precisamos de um fluxo constante para o crescimento de novas células, tecidos, músculos, ossos, vasos sanguíneos e todas as outras partes do nosso corpo. A proteína é essencial para o desenvolvimento normal, mas também na função de reparação de zonas danificadas do corpo. Para os vegetarianos, o feijão branco é uma excelente fonte alternativa de proteína.

7 – Melhora o sistema circulatório e previne anemia

Manter o sangue fluindo normalmente em nosso corpo é obviamente importante para a oxigenação dos nossos órgãos e funções gerais do organismo. O ferro é um componente chave das células vermelhas do sangue, e sem a ingestão de ferro adequada, nossa circulação pode não funcionar corretamente, tornando-nos mais susceptíveis a anemia, fraqueza, perda mineral óssea, fadiga e má circulação. O cobre é também muito importante a este respeito, dado que é necessário para a síntese de hemoglobina. Em outras palavras, sem o cobre, o ferro é praticamente inútil no corpo. O feijão branco, felizmente, contêm altos níveis de ambos.

8 – Emagrecer

Finalmente, o feijão branco é uma grande ajuda para perder peso, porque promove uma boa digestão e faz você se sentir mais satisfeito do que outros alimentos, graças ao seu alto teor de fibras, além de possuir baixo teor de calorias e gordura saturada.

Mais informações

O feijão branco pode ser consumido cozido e é utilizado em diferentes pratos, além disso, está disponível também em forma de farinha e até mesmo em cápsulas. Apesar de seus grandes benefícios, esse alimento deve ser consumido aliado a uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos diários para que suas vantagens sejam alcançadas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: