8 benefícios do inhame para a nossa saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 12-04-15 alimentação, Alimentos saudáveis, inhame comentários

O inhame é um tubérculo usado há séculos na culinária de muitos países por suas propriedades nutricionais. Entre os nutrientes desse tubérculo estão o cálcio, o ferro, vitaminas do complexo B. Além de dar um sabor especial às refeições, o tubérculo é ótimo para a saúde. Conheça os beneficios do inhame.

Benefícios do inhame

Aliviar a menopausa

O inhame é usado principalmente para aliviar os sintomas da menopausa. Dada a atividade hormonal inquestionável deste tubérculo, melhora os sintomas como ondas de calor, suores noturnos e distúrbios do sono. Também ajuda a diminuir os sintomas da TPM.

Depurativo

Desde muito tempo, este alimento e, em particular a sua essência, foi usada como um potente elixir para limpar o organismo de impurezas que causam doenças. O inhame contém uma série de substâncias que nos ajudam a eliminar as toxinas do corpo através da urina, suor ou fezes. Ele também ajuda a purificador do sangue.

Fortalece as defesas

O inhame ajuda na obtenção de uma melhor defesa do corpo. Entre as suas propriedades vamos destacar suas qualidades imunológicas que nos ajudam a fortalecer o sistema linfático do corpo. Estas qualidades imunológicas fazem do inhame um alimento altamente recomendado sob certas condições, especialmente no caso de doenças de pele como dermatite, eczema de pele.

Aliado na fertilidade

O inhame é considerado um alimento que aumenta a fertilidade porque contém altas quantidades de fitoestrogênios, que estão diretamente envolvidos no ciclo menstrual e na manutenção da juventude dos órgãos reprodutivos femininos. Por isso, seu uso é altamente recomendado para mulheres que querem engravidar.

Cuida da saúde óssea

Esse tubérculo ajuda a cuidar da saúde dos ossos aumentando a produção de colágeno. Isto ocorre graças a uma substância chamada diosgenina, presente no inhame.

Protege contra ataques cardíacos

Por ser fonte de vitamina B6, ajuda a quebrar a homocisteína, um aminoácido que danifica diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. Pessoas com níveis elevados de homocisteína são mais propensas a sofrerem um ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Previne o câncer

Combate os radicais livres e o estresse oxidativo através de sua ação antioxidante. O estresse oxidativo está ligado a ocorrência de diferentes tipos de câncer, como o de pulmão, boca, garganta, do cólon e estômago.

Bom para a digestão

Este alimento é recomendado para pessoas que sofrem de úlceras e gastrite. Isto porque é de fácil digestão, o que facilita a absorção de nutrientes e melhora o as defesas do organismo.

Mais informações

Outros nutrientes presentes no inhame são o cálcio, que é bom para os ossos, e o fósforo, que fornece energia ao organismo. Nutricionistas indicam o inhame para combater a fadiga e o cansaço.

Este Post te ajudou?
  
  • elixir de inhame ajuda.na dermatite
  • 8 beneficios do inhame
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: