8 alimentos que você deve evitar se sofre de hipertensão arterial

8 alimentos que você deve evitar se sofre de hipertensão arterial

A hipertensão arterial ocorre quando pressão arterial está em 140/90 mm Hg. Essa condição pode ocorrer por várias causas, como uma alta ingestão de sódio na dieta, excesso de estresse, obesidade, entre outros problemas, além do fator hereditário. Controlar a hipertensão arterial é fundamental para cuidar da saúde e prevenir outras complicações de saúde, como o AVC, infarto, problemas de rins, coração, artérias e olhos.

Cuidar da alimentação é essencial para manter o controle dessa doença. Existem vários alimentos aliados das pessoas hipertensas, porém outros, podem elevar a pressão e colocar sua saúde em risco. Conheça os alimentos que você deve evitar se sofre de hipertensão arterial:

Alimentos para evitar em caso de hipertensão

1 – Sal

Ele é um mineral essencial para a saúde, mas em excesso pode fazer muito mal à saúde. Por ser rico em sódio, faz o corpo reter líquidos, o que aumenta a pressão arterial. Se você sofre de pressão arterial elevada é recomendável substituir o sal por ervas e especiarias naturais.

Para diminuir o sódio em sua dieta, tente estas sugestões:

– Use um diário alimentar para manter o controle do sal nos alimentos que você come.
– Consuma no máximo 4 a 6 gramas de sal (cerca de 1 colher de chá de sal) por dia.
– Leia o rótulo de informações nutricionais em todas as embalagens de alimentos.
– Escolha alimentos que têm de 5% ou menos, do valor diário de sódio.
– Evite alimentos que têm 20% ou de mais valor diário de sódio.
– Evite alimentos enlatados, processados e fast foods.
– Use temperos sem sal.

2 – Álcool

Pequenas a moderadas quantidades de álcool podem baixar a pressão arterial, mas beber muito álcool pode aumentar a pressão arterial. Beber muito também pode aumentar o risco de muitos cânceres, mesmo para as pessoas que só bebem ocasionalmente.

O álcool também pode impedir qualquer medicação de pressão arterial de fazer seu efeito de forma eficaz. Além disso, o álcool é cheio de calorias e pode levar a aumento de peso. As pessoas que estão com sobrepeso ou obesos são mais propensas a ter pressão arterial elevada.

3 – Açúcar

Você provavelmente já sabe que a ingestão excessiva de açúcar tem sido associada ao aumento dos casos de ganho de peso e obesidade. Mas você sabia que a ingestão elevada de açúcar também está ligada à pressão alta? O açúcar e, especialmente bebidas adoçadas com açúcar, têm contribuído para um aumento da obesidade em pessoas de todas as idades. A pressão arterial elevada é mais comum em pessoas que estão com sobrepeso ou obesos.

4 – Carnes processadas

Carnes processados são bombas de sódio. Estas carnes, muitas vezes são curadas, temperadas, e conservadas com muito sal. Apenas alguns porções ao dia pode ultrapassar facilmente a quantidade recomendada que você deve consumir de sal ao dia. Se você tem hipertensão arterial, reduza consideravelmente o consumo desses alimentos. Alguns exemplos de carnes processadas são: presuntos, mortadelas, salsichas, linguiças, salames, etc.

5 – Pizza congelada

Todas as pizzas podem ser ruins para as pessoas que devem reduzir a sua ingestão de sódio. A combinação de queijo, calabresa, molho de tomate e outros ingredientes, acrescentam uma grande quantidade de sódio. No entanto, a pizza congelada é especialmente perigosa para as pessoas hipertensas. Para manter o sabor de pizza uma vez que foi cozida, os fabricantes muitas vezes adicionam uma enorme quantidade de sal. Um sexto de uma pizza congelada pode conter tanto quanto 1.000 miligramas de sódio, às vezes até mais. Quanto mais espessa e mais coberturas tiver, provavelmente maior o seu percentual de sódio.

6 – Sopas industrializadas

Elas são simples e fáceis de preparar, especialmente quando você está com pouco tempo. No entanto, sopas enlatadas ou em sachês, contêm altas quantidades de sódio. Algumas sopas podem ter 890 miligramas de sódio ou mais em apenas uma porção. Se você consumir toda a lata, você estará consumindo por volta de 2.225 miligramas de sódio. A melhor opção é fazer a sua própria sopa a partir de uma receita com baixo teor de sódio para evitar uma alta ingestão de sódio.

7 – Gorduras saturadas e trans

As pessoas com hipertensão arterial devem evitar gorduras saturadas e trans. A pele de galinha é rica em gordura saturada, assim como são laticínios gordos, carne vermelha e manteiga. As gorduras trans são criadas em um processo chamado hidrogenação, onde os óleos líquidos são infundidos com ar para fazer um óleo sólido. O maior contribuinte de gorduras trans são os alimentos processados.

Consumir muitas gorduras saturadas e trans aumenta o LDL, ou mau colesterol. Altos níveis de LDL podem piorar sua hipertensão, e eventualmente, levar ao desenvolvimento de doença cardíaca coronária.

8 – Café

Se você tiver hipertensão ou pré-hipertensão, pode ser a hora de parar com o seu hábito de tomar café. Se você é um bebedor de café regular, isso pode estar contribuindo para a sua hipertensão. Na verdade, todas as bebidas com cafeína podem causar um aumento na sua pressão arterial e isso inclui refrigerantes ou chás com cafeína.

Mais informações

Se você tiver sido diagnosticado com hipertensão ou pré-hipertensão, essas estratégias alimentares podem ajudar a evitar picos de pressão arterial e, até mesmo reduzi-la. É importante lembrar que ter hipertensão não significa que você deve se privar de alguns alimentos, trata-se de comer de forma inteligente e saudável.

  • coomo fazer uma pizza para pessoa ipertensa
Este artigo te ajudou?
  • +8 curtiram
  • -1 não curtiram