7 usos eficazes do mel e da canela para cuidar da saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 12-11-16 benefícios do mel, Canela, mel comentários

A canela tem sido usada pela medicina popular chinesa há mais de 2.000 anos e o mel também tem uma rica história que remonta à Grécia antiga e tempos egípcios. As propriedades curativas do mel foram ainda referenciadas por Aristóteles (384-322 aC) e Aristoxenus (320 aC). A verdade, é que esses dois super alimentos têm ajudado muitas pessoas a cuidarem de suas saúdes durante a história.

Aqui estão algumas das maneiras como o mel e a canela foram utilizados historicamente como uma opção natural e eficaz para tratar e curar diferentes condições de saúde.

Benefícios do mel e da canela para a saúde

A canela tem sido demonstrado ser especialmente benéfica no tratamento de distúrbios digestivos, desconforto menstrual e dor nas articulações, por causa do seu elevado teor de cinamaldeído (um composto molecular anti-inflamatório que dá a canela seu sabor e cheiro).

O mel é também conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, além de ser cheio de nutrientes. Tanto o mel quanto a canela também contêm propriedades antimicrobianas e antioxidantes, que são responsáveis pela grande parte dos benefícios desses dois alimentos.

Usos medicinais do mel e da canela

As razões destes dois alimentos criarem um efeito tão potente sobre o corpo pode variar, mas certamente o principal motivo seja sua capacidade para controlar a inflamação, combater os radicais livres e estimular o sistema imunológico. Algumas condições de saúde que podem ser tratadas com a mistura dos benefícios do mel e os benefícios da canela em conjunto são:

1 – Alergias

Um exemplo perfeito de como a canela pode ajudar com alergias pode ser visto em um estudo egípcio que avaliou a sua capacidade de controlar os ácaros. Este alérgeno se tornou um problema global e a Universidade de Kentucky College of Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, nos EUA, afirma que pelo menos 45% dos jovens com asma são alérgicos a ácaros!

Pesquisadores do Egito testaram o efeito que vários óleos essenciais tinham em matar os ácaros e descobriram que a canela foi o agente mais potente.

Em relação mel, consumir apenas uma colher de chá de mel a cada dia pode impulsionar o seu sistema imunológico, ajudando a construir uma tolerância ao pólen e naturalmente combater as alergias.

2 – Diabetes

Estudos recentes publicados nas revistas Nutrition Research e Parmacognosy Research, sugerem que até 1.500 mg de suplementação de canela beneficia o perfil lipídico, enzimas hepáticas, resistência à insulina e a alta sensibilidade proteína C-reativa em diabéticos e pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica.

De acordo com um estudo de Dubai, o mel tem sido observado para provocar uma elevação mais baixa dos níveis de glicose no plasma em pacientes diabéticos em comparação com dextrose e sacarose. Alguns sugerem que o poder da insulina impulsionado pela canela pode neutralizar a elevação da glicose no mel, o que tornaria a sua mistura de mel e canela com um baixo índice glicêmico.

3 – Acne e infecção de pele

O óleo de canela misturado com mel é utilizado em todo o mundo para tratar condições de pele como acne e infecções de pele por causa de sua capacidade antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante.

4 – Resfriado comum

Em um estudo publicado no American Journal of Chinese Medicine, o óleo essencial de canela foi demonstrado ser altamente eficaz em retardar o crescimento de um número de bactérias e fungos, incluindo a Cândida e uma série de doenças, incluindo o resfriado comum. O mel é também um ótimo remédio caseiro para resfriados.

5 – Problemas digestivos

Tanto o mel como a canela tornaram-se bastante populares na gestão de problemas digestivos, como constipação, náuseas e úlceras. O mel é o néctar pré digerido e é fácil para o corpo digeri-lo.

Já a canela, devido às suas características antimicrobianas, tem ajudado inúmeras pessoas com sobrecarga de bactérias em seu sistema digestivo.

6 – Energia

A medicina popular chinesa tem usado a canela para promover um fluxo de energia saudável durante séculos, e devido à sua propriedade de aumento da insulina, a canela tem sido conhecida por proporcionar às pessoas energia que estabiliza o açúcar no sangue.

E, claro, o mel é pura energia. Então, quando você toma uma mistura desses dois alimentos, obtém um impulso de energia para ser usado durante todo o dia.

7 – Trata a gengivite

Nos últimos anos, vários estudos têm demonstrado que o mel pode ajudar a curar gengivite e doença periodontal. Devido às suas propriedades antimicrobianas, pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriram que o mel não só causou uma diminuição de 35% na placa, mas também levou a uma redução de 35% no sangramento em pessoas que sofrem de gengivite.

Quando combinado com o poderoso poder antimicrobiano da canela, o uso regular desta mistura surpreendente pode fazer maravilhas para o seu sorriso.

Mais informações

A natureza nos proporciona importantes ingredientes para cuidar da nossa saúde, como o mel e a canela. Combinando esses dois super alimentos, você terá um incrível remédio caseiro muito eficaz para cuidar da saúde e tratar diversos problemas que podem nos afetar.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados:
    Contador de Visitas