7 terríveis problemas de saúde causados pelo sedentarismo

7 terríveis problemas de saúde causados pelo sedentarismo

O corpo humano foi projetado para se mover. Por milhares de anos, isso é exatamente o que os humanos fizeram. Grande parte disso foi para a sobrevivência: movemo-nos para colher alimentos, escapar de predadores e migrar para terrenos mais férteis. No entanto, os avanços tecnológicos, um aumento do uso do carro e uma mudança do trabalho fisicamente exigente para empregos de escritório, começaram a acabar com nossa atividade física.

Embora possa parecer mais confortável relaxar em uma poltrona do que dar um passeio pelo bairro, viver um estilo de vida sedentário tem um efeito direto e negativo sobre a nossa saúde e bem-estar. É por isso que estamos aparentemente sempre cansado, estressados e sempre lutando para perder peso.

Na verdade, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que a falta de atividade física está associada a 3,2 milhões de mortes por ano. Vamos conhecer de que as maneiras o sedentarismo pode afetar negativamente nossa saúde a longo prazo.

Perigos do sedentarismo

Apesar dos riscos comprovados de desenvolver problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário, muitas pessoas estão ficando ainda menos inativas. Uma maneira muito simples de evitar os perigos de uma vida saudável é praticar uma atividade física regular. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve deixar o sedentarismo agora mesmo:

1 – Doença cardíaca

Permanecer sentado por muito tempo significa que seus músculos não estão queimando gordura, tanto quanto poderiam estar, e seu sangue está fluindo através de seu corpo em um ritmo mais lento, dando as gorduras uma melhor chance de entupimento das artérias, o que pode levar a doença cardíaca coronária. Um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, descobriu que as pessoas que passam mais tempo sentadas em carros e assistindo televisão, são mais propensas a ter algum tipo de doença cardiovascular.

2 – Risco de diabetes

Quando você não está se movendo, seu corpo não está usando tanto açúcar no sangue como poderia estar, e isso não é uma coisa boa. Um estudo com mais de 80.000 pessoas mostrou que a cada hora que passamos assistindo TV, aumentamos nosso risco de desenvolver diabetes em 3,4%.

É por isso que o exercício é um dos melhores tratamentos naturais para diabetes, enquanto que a falta de atividade física ou o sedentarismo, é uma das principais causas para o desenvolvimento de diabetes.

3 – Circulação reduzida

Permanecer parado por muito tempo atrasa a circulação do sangue para as pernas, o que pode levar a inchaço nos tornozelos, coágulos de sangue e dor. Além disso, essa falta de movimentação e o sedentarismo pode causar uma trombose venosa profunda, que é quando um coágulo de sangue surge nas pernas e pode, eventualmente, deslocar-se e obstruir outras partes do corpo, incluindo os seus pulmões.

4 – Dificuldade de concentração

Ironicamente, sentar-se para trabalhar pode realmente levar à dificuldade de concentração. Quando não estamos nos movendo, há menos sangue sendo bombeado através de nossos corpos, incluindo nossos cérebros. Isso retarda nossas funções cognitivas e pode levar a uma dificuldade de concentração.

5 – Perda de força muscular e óssea

Precisamos que nossos corpos mantenham o tecido muscular magro para que possamos realizar nossas tarefas diárias da melhor maneira e para prevenção de lesões. Com um estilo de vida sedentário, tarefas comuns, como compras num supermercado, por exemplo, se tornam muito mais difíceis. Isso se torna um verdadeiro obstáculo para os idosos, que já estão perdendo massa muscular e força óssea.

6 – Obesidade

O comportamento sedentário, dos quais assistir TV foi o mais comumente estudado, mostrou que permanecer sentado por um tempo prolongado reduz o gasto de energia e o tempo gasto em atividades físicas leves, o que consequentemente leva ao ganho de peso ao longo do tempo. Além disso, assistir TV está relacionado com o aumento do consumo de alimentos não saudáveis, tais como refrigerantes, doces e fast food.

7 – Aumento do risco de câncer

Um dos maiores problemas em relação ao estilo de vida sedentário é que, mesmo se você se exercitar regularmente, pode não ser suficiente para combater todas as horas que gasta sentado no trabalho ou no carro.

Uma revisão do Journal of the National Cancer Institute, que analisou 43 estudos que se tratavam do comportamento diário das pessoas e as incidências de câncer, descobriu que a prática de atividade física não mudou a ligação entre um estilo de vida sedentário e o câncer. Ou seja, quando passamos muito tempo sem nos mover, mesmo aqueles 30 minutos de exercício diário não são suficientes para neutralizar todas essas horas em que permanecemos sedentários.

Mais informações

Você está parado ainda? Comece a se movimentar agora mesmo, pratique uma atividade física regularmente, procure maneiras de estar mais ativo no trabalho ou a caminho dele, chame os amigos para uma caminhada… as opções são muitas, basta você querer começar.

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • -1 não curtiram