7 surpreendentes antissépticos naturais para curar feridas

7 surpreendentes antissépticos naturais para curar feridas

A nossa pele é o maior órgão do corpo e que está exposta a contaminantes e microrganismos (bactérias, fungos, vírus), que estão em todos os lugares. Os antissépticos naturais encontrados na natureza contribuem para gerar um cuidado da pele além de ajudar no processo de cicatrização de feridas e desinfecção.

Feridas e cortes são uma maneira de facilitar a entrada de microrganismos nocivos em nossa pele, que podem causar infecção e levar a consequências mais graves, para evitar este problema usamos os antissépticos que são muito bons para combater as bactérias.

É chamado de antisséptico, os produtos que eliminam micróbios nocivos e agentes infecciosos que afetam qualquer lesão na pele, permitindo evitar que a ferida se torne infectada ou inflamada.

Antissépticos naturais

Estes antissépticos naturais são aplicados superficialmente sobre a área afetada e, além de desinfectar o local, alguns deles possuem ação anti-inflamatória e ajudam na cicatrização da ferida.

1 – Mel

Este é um dos produtos naturais mais utilizados desde a antiguidade para tratar feridas. Suas principais propriedades antissépticas permitem desinfectar uma ferida somente espalhando um pouco de mel sobre ela, permitindo, também, acelerar a cicatrização da ferida.

2 – Cenoura

Este tubérculo é também eficaz para desinfectar feridas naturalmente. Você apenas tem que preparar uma pasta com base de cenoura cozida e aplicá-la fria sobre a área afetada durante poucos minutos.

3 – Cebola

Sem dúvida, você deve ter ouvido falar sobre o poder bactericida das cebolas, por isso, ela não poderia faltar na nossa lista de antissépticos naturais. Para o tratamento de feridas, a cebola pode ser aplicada de diversas maneiras: cozida ou pela aplicação de fatias finas na lesão.

4 – Lavanda

Além de bonita e perfumada, a lavanda funciona como um bom remédio antisséptico natural, adstringente e antibiótico. Você só deve preparar um cataplasma ou infusão, e aplicar na pele.

5 – Alho

O alho é um fungicida eficaz se for aplicado como uma pasta sobre a área afetada, e embora possa arder um pouco, ele é ideal para o tratamento de infecções fúngicas, como pé de atleta, alguns tipos de micose, onicomicose ou infecções vaginais.

6 – Tomilho

O poder antisséptico do tomilho é conhecido desde a antiguidade. Hoje em dia, ele é usado para tratar ou prevenir infecções de órgãos internos, tais como os brônquios, intestinos, etc. A este respeito, você pode tomar infusões de tomilho, duas vezes por dia e, se quiser um aumento de seus poderes de cura, adicione um pouco de mel ou suco de limão.

Externamente, pode ser usado para curar feridas e cortes. Para fazer isso, você precisa ferver duas colheres de sopa de tomilho em um copo de água durante 5 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar, aplicando o líquido através de uma bola de algodão sobre as áreas afetadas.

7 – Própolis

O própolis é a resina usada para conectar buracos da colmeias e evitar intrusos. Uma vez que é composta por vitaminas, minerais e uma grande quantidade de bioflavonoides, é considerada um poderoso antibiótico natural e antisséptico, sendo uma ótima opção para tratar feridas da pele naturalmente.

Mais informações

Como vimos, muitos destes antissépticos naturais estão normalmente presentes em nossa cozinha e podemos facilmente usá-los. No entanto, note que as feridas profundas ou problemas mais graves que não são passíveis de tratamentos naturais, devem ser tratados por um médico.

Este artigo te ajudou?
  • +7 curtiram
  • -1 não curtiram