7 sintomas de câncer que as mulheres não devem ignorar

7 sintomas de câncer que as mulheres não devem ignorar

Os corpos das mulheres estão sempre mudando. Às vezes, mudanças que parecem normais podem ser sinais de alguma doença, com o câncer. Por isso, é recomendado prestar atenção ao seu corpo para que você possa perceber quando algo está diferente. Quando algo muda em seu corpo, você tem que saber qual sua causa.

Muitos sintomas de câncer simulam sintomas de outras doenças ou condições, por isso é fácil confundi-los e pode ser difícil diagnosticar o problema. É importante conhecer seu corpo, e se você notar uma dor incomum ou outra mudança que persiste e piora, dirija-se ao médico.

Sintomas de câncer em mulheres

1 – Mudanças na mama

A maioria dos nódulos da mama não são câncer, mas você sempre deve procurar seu médico. Alguns sinais devem ser verificados com mais urgência, tais como:

– Rugas ou ondulações na pele
– Mamilos que se voltam para dentro
– Secreção mamilar
– Vermelhidão ou descamação da pele do mamilo ou da mama

Para procurar a causa de seus sintomas, o médico irá fazer um exame físico e realizar perguntas sobre seu histórico médico. Você também pode ter que fazer testes como a mamografia ou uma biópsia.

2 – Sangramento irregular

Depois de chegar à menopausa, ocorrer um sangramento não é algo incomum, no entanto, qualquer sangramento pós-menopausa é um sinal de alerta. Qualquer sangramento, manchas, pequenas gotas de sangue ou grandes coágulos são anormais e devem ser investigados imediatamente. Esse sangramento pode indicar algo simples como um pólipo endometrial ou algo mais grave como o câncer endometrial ou cervical.

3 – Sangue nas fezes ou urina

Fale com o seu médico se você está com sangue nas fezes ou urina, especialmente se o sangramento dura mais de um dia ou dois. Fezes sangrentas são muitas vezes causadas por hemorroidas, mas também pode ser um sintoma de câncer do cólon. Sangue na urina é normalmente o primeiro sinal de câncer da bexiga ou rins.

4 – Inchaço

Quase todas as mulheres se queixam de inchaço, especialmente durante o período. Mas se você notar que ainda está inchada após acabar seu período ou se sentir como se estivesse com uma prisão de ventre, pode ser um sintoma de câncer de ovário ou câncer uterino. Muitos pacientes com câncer de ovário relatam ter experimentado sintomas como inchaço, que eles ignoraram por meses antes de procurar ajuda. Um sentimento de saciedade e um apetite mais leve é ​​outro sinal comum de câncer de ovário.

5 – Períodos anormais ou dor pélvica

Não é incomum para as mulheres ter períodos irregulares, mas se o seu fluxo de repente se torna significativamente mais pesado mês após mês, se começar a sangrar entre os períodos, ou se você tem dor pélvica, procure seu médico para saber a causa desse problema, pois pode indicar um câncer uterino ou câncer de ovário, por exemplo.

6 – Aumento da frequência urinária

Se de repente você precisa usar o banheiro o tempo todo ou sentir pressão constante sobre a sua bexiga, a menos que tenha começado a beber mais líquidos ou esteja grávida, isso pode ser um sinal de câncer de bexiga. Tome nota se você também se sentir um mau odor da urina, ter dor abdominal e sensação de inchaço.

7 – Perda de peso inexplicável

Quando você está perdendo peso sem motivo aparente, mesmo quando tem um bom apetite, e não está fazendo dieta ou tem mudanças na alimentação, deve procurar um médico. A perda de peso ou alterações incomuns no apetite podem ser um sinal de muitos cânceres, como de esôfago, pâncreas, fígado e cólon, e é um sintoma especialmente comum de leucemia ou linfoma.

Mais informações

Lembre-se, se você tem um ou mais destes sintomas não significa que você tem câncer. Mas se eles duram duas semanas ou mais, consulte o seu médico para uma avaliação e possíveis exames para identificar a causa do problema. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram