7 sinais de deficiência de cálcio no organismo

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 17-07-16 alimentos ricos em calcio, Cálcio, falta de calcio comentários

O cálcio é um mineral com funções importantes para fazer funcionar corretamente os ossos, células e nervos. Desde o nascimento, ajuda na formação de ossos e dentes, enquanto que em adultos mantém a constante renovação dos mesmos.

É estimado que os ossos são constituídos por 70% de cálcio e que a falta deste mineral pode causar doenças tais como raquitismo ou osteoporose. Por esta razão, vamos conhecer os sinais de deficiência de cálcio nos ossos para ver se eles estão funcionando corretamente ou não.

Sinais que indicam uma deficiência de cálcio

Para saber se nós sofremos de deficiência de cálcio, podemos prestar atenção a uma série de sintomas não necessariamente relacionadas com ossos, mas que também mostram a necessidade deste necessário para o corpo. Um dos mais comuns são as cãibras musculares, insônia, problemas dentários, entre outros sintomas relacionados com a hipocalcemia (níveis baixos de cálcio).

Cãibras musculares

Quando se sofre uma cãibra muscular, a primeira coisa que vem à mente é que estamos desidratados e há uma perda de minerais que faz com que o músculo não funcione corretamente. Mas o que realmente pode estar acontecendo é que os ossos não funcionam adequadamente devido a uma deficiência de cálcio.

Hipertensão

As pessoas que têm pressão arterial elevada, muito provavelmente não estão recebendo a quantidade adequada de cálcio para o seu corpo. Quando esta deficiência mineral surge, pode causar hipertensão. Em alguns casos, esta condição pode não tem quaisquer sintomas, mas outros pode causar dores de cabeça, alterações na visão e hemorragias nasais.

Pele seca

A deficiência de cálcio é reflectida principalmente na pele e unhas, porque esse mineral ajuda a regular rapidamente as novas células para substituir as antigas. Quando nossa pele não tem o suficiente deste mineral, pode parecer seca, fina e frágil.

Perda de cabelo

Um outro sinal que indica a falta de cálcio no corpo, é a perda de cabelo, porque este mineral tem a função de secretar hormônios e enzimas. Existem hormônios, tais como os andrógenos que ajudam a estimular o crescimento do cabelo e enzimas, tais como biotina, que promovem o crescimento celular. Isso faz com que o cabelo cresça mais rapidamente, de modo que a falta de cálcio pode causar sua perda.

Osteoporose e baixa densidade óssea

O cálcio é essencial para manter seus ossos fortes e saudáveis, mas a hipocalcemia pode levar a um aumento do risco de osteoporose, ossos fracos e fraturas. Por esta razão, recomenda-se consumir suplementos com este mineral, principalmente as mulheres na pós menopausa. Nos homens, a idade também pode reduzir a perda óssea.

Síndrome pré menstrual

Este tipo de síndrome pode causar dores de cabeça, retenção de líquidos nas pernas, inflamação geral, depressão, ansiedade e dor no peito. No entanto, estudos científicos demonstraram que um equilíbrio de cálcio no organismo ajuda a reduzir a dor causada pela menstruação e os sintomas pré menstruais.

Fraturas

Quando há uma deficiência de cálcio, os ossos podem quebrar mais facilmente, o que é um problema mais sério de saúde. Este mineral é vital para o bom crescimento ósseo e, especialmente para manter-los fortes, caso contrário estes podem ser seriamente afetados por fraturas.

Outros sinais de falta de cálcio

Existem outros sinais e sintomas que podem ocorrer devido à falta de cálcio e podem ser facilmente confundidos com outros problemas de saúde. Em alguns, podem ocorrer sintomas como dor óssea, dores musculares e fraqueza, cólicas, irritação, dores de cabeça, espasmos nos olhos e dor no maxilar. Quando estes sinais aparecem, recomenda-se ver um especialista para determinar a causa subjacente.

Alimentos ricos em cálcio

Não só os lácteos são alimentos ricos em cálcio, existem muitos outros alimentos que contém esse mineral, confira:

Alimentos de origem animal

– Iogurte
– Leite
– Queijo cottage

Alimentos de origem vegetal

– Iogurte de soja
– Espinafre cozido
– Tofu
– Castanha do pará
– Feijão de soja
– Sardinha sem pele
– Feijão
– Folhas de mostarda cozidas
– Quiabo cozido
– Ameixas
Brócolis

Mais informações

Para se ter uma ideia da importância deste mineral, a Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que uma baixa ingestão de cálcio pode causar osteoporose, doenças como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral e câncer de cólon.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: