7 remédios caseiros para síndrome do intestino irritável

7 remédios caseiros para síndrome do intestino irritável

Tratar a síndrome do intestino irritável (SII) pode ser difícil. Ela é uma doença caracterizada por dor abdominal e constipação intestinal, diarreia, ou uma combinação de ambos, mas seus sintomas são diferentes para cada pessoa que sofre com isso.

Vários medicamentos estão disponíveis para aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, mas é possível buscar ajuda nos remédios naturais ao invés (ou além de) drogas convencionais. Aqui estão algumas alternativas naturais para tratar a síndrome do intestino irritável.

Remédios caseiros para síndrome do intestino irritável

1 – Probióticos

As bactérias encontradas em suplementos ou alimentos fermentados como iogurte e kefir, podem aliviar a dor abdominal e outros sintomas da síndrome do intestino irritado.

No entanto, isso depende muito da qualidade do alimento probiótico que você comer, que pode fazer mais ou menos efeito. Além disso, os probióticos podem alteram a quantidade e a proporção de bactérias intestinais naturais que, em alguns casos, poderia fazer mais mal do que bem. Um conselho? Fale com o seu médico sobre os potenciais riscos e benefícios, e decidam juntos se deve fazer o uso de probióticos.

2 – Fibra

Obter mais fibra, seja através de alimentos ou suplementos, parece melhorar alguns casos de síndrome do intestino irritável. Vários estudos sobre diferentes tipos de fibras, apresentaram resultados promissores para tratar essa doença.

Alimentos ricos em fibras incluem aveia, frutas, verduras e grãos integrais, recomenda-se incorporá-los em sua dieta diariamente. O uso regular de um suplemento de fibras pode ajudar no seu consumo diário, mas deve ser recomendado por um médico.

3 – Chá de hortelã

Tomar duas ou três xícaras de chá de hortelã diariamente ajuda a relaxar os intestinos, reduz espasmos e alivia os
gases. O óleo essencial de hortelã pimenta também é um remédio para síndrome do intestino irritável que pode ser usado.

4 – Chá de camomila

A camomila também ajuda a reduzir a inflamação e espasmos intestinais, por isso, pode contribuir para o alívio dos sintomas dessa síndrome. Tome o chá de camomila três vezes ao dia para aproveitar seus benefícios.

5 – Chá de gengibre

O gengibre acalma todos os tipos de problemas digestivos, incluindo os da síndrome do intestino irritável. Para usá-lo, rale meia colher de chá de gengibre em um copo, em seguida, despeje em água quente e deixe por 10 minutos. Depois coe e beba de três a quatro xícaras por dia.

6 – Chá de erva doce

A erva doce pode aliviar os espasmos intestinais e inchaço comumente associados naturalmente. Além disso, o chá dessa erva desempenha um papel fundamental na eliminação de gorduras do sistema digestivo, inibindo assim a sobreprodução de muco no intestino que contribui para a síndrome do intestino irritável.

Adicione uma metade ou uma colher de chá de sementes de erva doce em um copo de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos e tome seu chá de ervas. Você deve tomar este chá de ervas duas ou três vezes por dia para prevenir, bem como reduzir os sintomas dessa condição.

7 – Banana

As bananas são frutas nutritivas que também ajudam a aliviar os sintomas dessa doença. Você pode comer bananas para tratar a diarreia, porque a fibra solúvel desse alimento ajuda a absorver líquidos nos intestinos. Além disso, sua grande quantidade de potássio ajuda a aliviar o inchaço e os gases.

Coma duas ou três bananas maduras diariamente para manter um sistema digestivo saudável e prevenir os sintomas da síndrome do intestino irritável.

O que você deve evitar

Mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a controlar os sintomas da síndrome do intestino irritável. Evite alimentos que pioram os sintomas dessa doença. Certos alimentos são mais propensos a desencadear diarreia do que outros. Evitar esses alimentos pode reduzir a sua ocorrência. Estes podem incluir:

– Fast foods e alimentos gordurosos.
– Laticínios.
– Cafeína.
– Álcool.
– Certos edulcorantes artificiais, tais como sorbitol e xilitol.
– Alimentos conhecidos por causar flatulência, incluindo repolho, couves de Bruxelas e brócolis.
– Alimentos picantes.

Além disso, evite fumar, pois pode irritar o revestimento intestinal e fazer a digestão menos eficiente. Fumar também facilita a entrada de ar extra que é engolido durante a tragada, o que pode causar gases e inchaço abdominal.

Comer refeições menores também pode ajudar. Grandes refeições podem ser mais difíceis de digerir. Isso contribui para cólicas e diarreia. Tente comer cinco ou seis refeições em porções menores.

Evitar o estresse também é importante. Qualquer coisa que alivie o estresse pode ajudar com o desconforto intestinal, estimulando as contrações intestinais regulares. Para isso, você pode praticar exercícios físicos diariamente, ioga, além de aprender técnicas de respiração.

Mais informações

Embora cada organismo funcione de forma diferente, você deve experimentar esses remédios caseiros para ver qual o melhor para aliviar seus sintomas. Gerenciar seu estresse e melhorar sua dieta são duas das melhores maneiras de aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.

  • 'remedios caseiros para sindrome do intestino irritavel'
  • 'remedios caseiros para sindrome do intestino irritavel'
  • 'remedio caseiro para intestinos irritados'
Este artigo te ajudou?
  • +10 curtiram
  • 0 não curtiram