7 principais sintomas do câncer de mama para ficar alerta

Rudney Câncer, Doenças 09-10-16 câncer de mama, sintomas do cancer de mama comentários

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o câncer de mama é o câncer mais comumente diagnosticado em mulheres. Ele ocorre quando as células cancerosas crescem a partir de tecido mamário. O tecido da mama inclui os lóbulos e ductos da mama, juntamente com o tecido adiposo e conjuntivo.

Cada tipo de câncer de mama pode causar uma variedade de sintomas. Às vezes não há sintomas, especialmente em seus estágios iniciais, além disso, o tumor pode ser muito pequeno para ser sentido, mas uma anormalidade pode ser vista em uma mamografia. Quanto antes o câncer da mama for detectado, mais fácil pode ser o tratamento. É por isso que a detecção precoce é tão importante. Aqui estão alguns sintomas do câncer de mama que você deve estar consciente.

Sintomas do câncer de mama

1 – Nódulo na mama

Para muitas mulheres, sentir um nódulo na mama é um dos primeiros sintomas do câncer de mama. Ele não tem de ser um nódulo doloroso, embora alguns sejam. É uma boa ideia fazer o autoexame de mama todos os meses para conhecer o seu tecido mamário. Desta forma, você vai notar se um nódulo suspeito se formou.

2 – Alterações na pele da mama

Algumas mulheres notam uma mudança na sua pele do seio. Existem vários subtipos raros de câncer da mama que apresentem alterações na pele, e estes sintomas podem ser confundidos com uma infecção. Alterações que você precisa ficar em alerta incluem:

– irritação
– mamas quentes
– coceira
– endurecimento
– vermelhidão
– qualquer espessamento da pele
– ondulações do tecido
– textura semelhante à de uma laranja

3 – Alterações no mamilo

Seu mamilo também pode exibir sintomas do câncer de mama. Consulte o seu médico se você notar uma inversão súbita dos mamilos para dentro, dor, secreção, crostas ou descamação no mamilo, que é um caso raro de câncer de mama chamado doença de Paget.

4 – Dor e alterações nas axilas

O tecido da mama se estende sob os braços, e o câncer pode se espalhar através dos gânglios linfáticos sob os braços. Embora esses nódulos são geralmente indolores, eles podem ser sensíveis. Converse com seu médico se detectar quaisquer caroços ou áreas anormais no espaço em torno de seus seios até as axilas.

5 – Dor na mama ou no mamilo

A dor geralmente não é um sintoma do câncer de mama, mas é algo que você deve procurar o seu médico, particularmente se for uma dor na mama ou mamilo que não vai embora.

6 – Secreção no mamilo

Se você notar alguma liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue, seja nas duas ou somente uma mama, você deve procurar um médico para uma avaliação.

7 – Assimetria entre as duas mamas

Compare suas duas mamas em frente ao espelho e observe se há alguma diferença de tamanhos, como por exemplo, uma maior que a outra. Fique atenta também a presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama.

Mais informações

Se você tiver algum destes sintomas, isso não significa que você definitivamente tem câncer de mama. Infecções ou cistos, por exemplo, também podem causar sintomas como estes. No entanto, é preciso procurar um médico para fazer os exames e tirar qualquer dúvida. O autoexame deve fazer parte da sua rotina mensal de cuidados de saúde!

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: