7 incríveis benefícios dos exercícios físicos para o cérebro

7 incríveis benefícios dos exercícios físicos para o cérebro

Os principais objetivos de todas as pessoas que começam a praticar exercício físico são a melhora da saúde geral, perda de peso ou ganho de massa muscular. No entanto, existem outros benefícios que podemos obter a partir do esporte e muitas vezes passam despercebidos, tais como os efeitos sobre a saúde mental.

Consistentemente, a prática de exercícios físicos, não só melhora a sua saúde física, mas também a mental, pois tem muitos efeitos positivos para o cérebro. Dependendo do tipo de esporte que é praticado, frequência e intensidade de quem faz, esses efeitos serão diferentes em um ou o outro.

Os efeitos do esporte para o cérebro

Ter um corpo em forma é necessário para o bem-estar geral da saúde, além disso, segundo recentes estudos na área da neurociência, a atividade física regular estimula o funcionamento da neuroplasticidade cerebral e cria novas conexões neurais, que ajuda a manter o cérebro jovem. Além disso, o esporte é capaz de trazer muitos outros benefícios para o cérebro. Conheça os benefícios dos exercícios físicos para o cérebro:

1 – Reduz os sintomas de depressão e ansiedade

Realizar exercício aeróbio e anaeróbio ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade, portanto, recomenda-se realizar estes exercícios pelo menos 3 a 5 vezes por semana, uma vez que este tipo de atividade provoca a liberação de endorfinas, que agem diretamente no cérebro, produzindo uma sensação de bem-estar e relaxamento.

2 – Melhora a função cognitiva e sensorial do cérebro

Este é sem dúvida um dos melhores efeitos positivos do esporte no cérebro. O exercício físico melhora a secreção do fator neurotrófico cerebral, que melhora a sobrevivência dos neurônios. Uma área que é beneficiada com isto é o lobo frontal, uma vez que é responsável por todos os processos cognitivos complexos ou funções executivas, tais como a memória, atenção, entre outras.

3 – Reduz a degeneração celular

Através de estudos foi demonstrado que algumas habilidades cognitivas em pessoas mais velhas foram melhores naquelas que realizaram a prática de um esporte, em comparação com aqueles que não praticavam. Isto levou a supor que a atividade física pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas tais como a doença de Alzheimer.

4 – Melhora o desempenho escolar

Tal como acontece com os adultos, os processos cognitivos em crianças que praticam exercícios físicos em uma base regular são melhores do que as crianças mais sedentárias. Habilidades cognitivas que foram favorecidas são a memória, atenção e controle inibitório. Uma melhora dessas habilidades da criança está positivamente relacionada a um melhor desempenho acadêmico, especialmente em leitura e matemática. Estes benefícios estão relacionados ao aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e melhora da absorção de nutrientes.

5 – Aumenta sua inteligência

Quando você se exercita, seu cérebro produz mais neurônios e conexões entre eles, um fenômeno conhecido como neurogênese. O que significa isto? Seu cérebro vai ganhar forma e aumentar a sua capacidade de aprendizagem.

6 – Melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro

Os exercícios cardiovasculares não só ajudam a queimar gordura, mas também fortalecem o sistema cardiovascular e, por sua vez, agem como um estimulante maravilhoso para o cérebro. Os pesquisadores descobriram que os exercícios físicos aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, que ajuda a estimular a memória, a concentração e tomada de decisões.

7 – Evita o comprometimento cognitivo

O envelhecimento e doenças degenerativas como o Alzheimer causam a morte de células cerebrais, o que eventualmente leva a perda de muitas funções cerebrais importantes. Apesar do exercício e uma dieta saudável não serem capazes de curar esta doença neurodegenerativa, eles são capazes de impedir o seu aparecimento, reduzindo o declínio cognitivo que começa depois de 45 anos. Como? Aumentando substâncias químicas cerebrais que ajudam a prevenir a degeneração do hipocampo, uma parte importante do cérebro associada à memória e aprendizagem.

Mais informações

Estes são apenas alguns dos efeitos positivos dos exercícios físicos sobre o cérebro, então não perca tempo e comece agora alguma atividade física que você goste e faça dela parte de sua rotina diária, para você se sentir bem fisicamente e mentalmente.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -1 não curtiram