7 incríveis benefícios da jaca para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 10-10-16 beneficios da jaca, jaca engorda, jaca fruta comentários

A jaca é o maior fruto de árvore do mundo e, é claro, uma fruta tão grande também é muito benéfica para a saúde. A jaca é rica em magnésio, vitamina B6 e antioxidantes. Ela pode ser adicionada a sopas, doces, sucos e até sorvete, além de simplesmente poder ser consumida fresca e crua. Suas sementes, contêm uma tonelada de benefícios nutricionais e também podem ser consumidas torradas ou moídas em farinha.

Ela também contém vitaminas A, C, E, K, B6, niacina, ácido fólico e minerais como potássio, magnésio e manganês. Além disso, seu elevado teor de vitamina C ajuda a absorver o ferro mais facilmente.

Toda esse poder nutricional dá a jaca alguns benefícios verdadeiramente notáveis. Por exemplo, os benefícios da jaca incluem a capacidade de aumentar a imunidade, aumentar os níveis de magnésio, melhorar a digestão, entre muitos outros.

Benefícios de jaca

1 – Aumenta a imunidade e pode ajudar a combater o câncer

A jaca é um alimento rico em vitamina C que contém muitos outros antioxidantes e fitonutrientes anticancerígenos, incluindo lignanas, isoflavonas e saponinas. Além disso, nos ajuda a lutar contra os radicais livres prejudiciais que entram no corpo diariamente. Os antioxidantes encontrados na jaca e outros alimentos aumentam a função imunológica por combater os radicais livres.

Segundo a Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), os antioxidantes podem neutralizar os radicais livres que ajudam a combater alguns tipos de câncer e pode dar ao sistema imunológico o apoio que necessita para continuar a combater doenças.

Em outro estudo, publicado na edição de outubro de 2012 da revista Carcinogênese, revela que o aumento do consumo de vitamina C, aumenta a atividade antioxidante de uma importante enzima que ajuda a prevenir o câncer de mama. Em conjunto, esses benefícios da jaca fazem dessa fruta um potencial de alimento contra o câncer.

2 – Aumenta os níveis de magnésio

O magnésio é crucial para a estrutura dos ossos. As mulheres estão particularmente em maior risco de deficiência de magnésio, e é comum também em idosos.

Uma xícara de jaca contém 15% do valor diário recomendado de magnésio, tornando-se uma ótima opção para adicionar à sua dieta, especialmente porque o magnésio pode ajudar a reduzir o risco de muitas doenças, como a hipertensão arterial, diabetes e doenças cardíacas, em além de ajudar a fortalecer os ossos.

3 – Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Esta fruta robusta contém uma saudável dose de vitamina B6. A vitamina B6 cai numa categoria juntamente com o ácido fólico e vitamina B12 que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Isto ocorre devido a essas vitaminas reduzirem os níveis de homocisteína. Quando os níveis plasmáticos de homocisteína estão muito elevados, o risco de doença cardiovascular aumenta.

Um ensaio clínico conhecido como o Heart Outcomes Prevention Evaluation 2, que incluiu mais de 5.500 adultos com doença cardiovascular, que ingeriram a suplementação de vitamina B6, B12 e ácido fólico por um período de cinco anos, mostrou que eles reduziram seus níveis de homocisteína e diminuíram tanto o risco de doença cardíaca, como de derrame em cerca de 25%. E, embora seja incerto como isso afeta o corpo, os estudos indicam que pode haver uma relação entre a homocisteína e a saúde das artérias.

4 – Melhora a digestão

As sementes de jaca podem ser uma ótima opção para quem sofre de prisão de ventre ou problemas com a digestão. Essas sementes, contêm uma boa parte da fibra dietética, e como sabemos, os alimentos ricos em fibras ajudam a combater a constipação, ajudam a perder peso, diminuem o risco de doenças cardíacas, redizem os níveis de colesterol alto, baixam a pressão arterial elevada, ajudam a melhorar o controle do açúcar no sangue e mantêm o intestino saudável.

5 – Previne a osteoporose

Além do magnésio que contribui com a construção óssea, a jaca contém cálcio, que pode ajudar a reduzir o risco de osteoporose. Perdemos cálcio através da nossa pele, unhas e até mesmo o nosso suor em uma base diária. O problema é que nosso corpo não pode produzir esse mineral, o que significa que temos de obtê-lo através dos alimentos que comemos. Quando não fazemos isso, o corpo vai buscar em nossos ossos o cálcio que necessita, o que aumenta o risco de osteoporose. Uma porção de jaca contém cerca de 6% da dose diária recomendada de cálcio, tornando-se uma ótima fonte para ajudar a evitar a osteoporose.

6 – Reduz a pressão arterial

Esta fruta é rica em potássio, que ajuda a baixar a pressão arterial. O potássio é responsável por manter os níveis de sódio e electrólitos equilibrados no corpo. Estas ações protegem contra a pressão alta e reduzems o risco de ataques cardíacos e outros problemas do coração.

7 – Cuida da pele

A idade, o impacto dos raios UV e outros hábitos pouco saudáveis, como fumar e o excesso de bebidas alcoólicas, são fatores que aumentam o envelhecimento da pele. Outro fator é a oxidação das células causado pelos radicais livres gerados no organismo pelo estresse oxidativo, principalmente por causa da exposição da pele à poluição. A jaca, é uma alta fruta rica em antioxidantes que retardam o processo de o envelhecimento da pele, e também ajudam a mantê-la úmida e protegida dos fatores que causam doenças na pele.

Mais informações

A jaca é uma fruta grande e que fornece grandes benefícios para a nossa saúde, além disso, suas sementes são também ricas fontes de fibras e diversos outros nutrientes. Tente consumir mais essa fruta e aproveite seus benefícios para a nossa saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: