7 incríveis alimentos que ajudam a combater a gota naturalmente

Rudney Alimentos Saudáveis 03-11-16 Gota, gota sintomas, remedio para gota comentários

A gota é um tipo de artrite que predomina na população masculina e que consiste de uma inflamação aguda com dores nas articulações, principalmente nos pés e pernas. Ela é causada pela acumulação excessiva de sais e cristais de derivados de ácido úrico nas articulações afetadas.

O ácido úrico é um elemento presente no corpo, que é eliminado através dos rins durante a urina, o aumento dos níveis de ureia no sangue acima do normal, é a principal causa de gota, isso também pode provocar deficiência renal devido à metabolização da ureia ou por uma grande ingestão de alimentos com alto índice da mesma.

Sintomas da gota

A dor causada pela gota ocorre geralmente durante a noite e é descrita como uma dor aguda, acompanhada por vermelhidão, inchaço e imobilização que aparece especialmente nas articulações do dedo do pé e joelhos, e pode durar dias se não for tratada.

A frequência dessa dor é muito variável, há ainda casos em que, após o primeiro ataque pode levar anos para um segundo, esta doença é influenciada por diversos elementos, tais como má alimentação, sedentarismo, obesidade, mas o gatilho principal é a genética. O tratamento médico geralmente consiste de analgésico e anti-inflamatório, mas é importante ter aliados como uma alimentação para gota, que ajuda a controlar essa doença naturalmente.

Alimentos para gota

Alguns desses remédios naturais para a gota são apenas alimentos que você pode incluir em sua dieta diária e que vão ajudar a reduzir os sintomas e promover a eliminação de ureia no corpo, razão pela qual este tipo de doença é causada. Aqui estão alguns remédios naturais para a gota:

1 – Abacaxi

Esta fruta tem em sua composição uma enzima chamada bromelina que oferece alto efeito anti-inflamatório semelhante ao de algumas drogas, mas sem seus efeitos colaterais. Por isso, esse alimento é importante na inibição dos sintomas causados ​​pela gota e você pode incluí-lo em sua dieta de muitas maneiras.

2 – Cereja

Seu alto teor de vitamina C torna-a ideal para a eliminação de ácido úrico no sangue e, consequentemente, para reduzir os sintomas da gota. Além disso, a presença de antocianinas e ácido fólico contidos nas cerejas ajudam a eliminar e neutralizar o ácido úrico. O consumo de 15 a 20 cerejas frescas diariamente é a quantidade recomendada, você também pode preparar sucos dessa fruta.

3 – Banana

As bananas contêm quantidades elevadas de potássio e vitamina C, que ajudam a diluir os cristais de ácido úrico acumulados no sangue, o que proporciona um alívio das dores e previne o aparecimento da acumulação de tais cristais.

4 – Bicarbonato de sódio

Ajuda a alcalinizar os níveis de ácido úrico no sangue e desintegrar os cristais do mesmo, reduzindo a dor e inflamação drasticamente, por isso, é conhecido como um ótimo remédio para gota. Para usá-lo, é necessário diluir uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e tomá-lo todos os dias, não é recomendado para pessoas com hipertensão.

5 – Vinagre de maçã

O vinagre de maçã ajuda a produzir um efeito de base no corpo que contribui para o equilíbrio do pH do sangue, por isso o seu consumo é recomendado diariamente para pessoas que sofrem de gota. Você deve diluir uma colher de sopa em um copo de água e beber diariamente.

6 – Água

O ácido úrico é solúvel em água e normalmente excretado na urina. Num indivíduo normal, uma parte do ácido úrico é degradado e excretado a partir do intestino, enquanto que a maior parte dessa substância é expelida pelo rim através da urina. Daí a importância de tomar bastante água, o mínimo recomendado é de dois litros de água por dia.

7 – Limão

O limão tem uma ação purificadora do corpo que facilita a eliminação de toxinas, tais como o ácido úrico. O seu poder alcalinizante neutraliza o ácido úrico e promove a dissolução de pedras nos rins. O melhor, é beber o suco de um limão diluído em um copo de água em jejum.

Alimentos proibidos para gota

Os alimentos a evitar são: frutos do mar, extratos de carne (como cubos de caldo de carne), conservas de peixe (latas de sardinha, atum, anchova…), peixes gordos ou azuis (sardinha, cavala, anchova, bonita…), gorduras animais (manteiga, bacon…), álcool (especialmente cerveja), refrigerantes em geral.

Mais informações

Como sempre recomendamos, devemos seguir as instruções dadas pelo nosso médico. A gota, é uma doença que tem alguma relação com outras, tais como a hipertensão e síndrome metabólica, nosso médico é o único que pode nos ajudar a prevenir esses problemas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: