7 causas mais comuns do corrimento branco e quando se preocupar

7 causas mais comuns do corrimento branco e quando se preocupar

O corrimento vaginal leitoso ou fluxo branco é normal e ajuda a manter o tecido vaginal saudável e livre de infecções. A descarga leitosa normal da vagina muda a consistência durante o seu período menstrual e não tem odor. O corrimento vaginal pode variar de claro e aguado durante a ovulação e branco, leitoso e pegajoso em outros momentos. Gravidez e excitação sexual, também podem causar um aumento no corrimento branco.

Quaisquer alterações na consistência, cor e cheiro do corrimento da vagina, pode ser um sinal de uma infecção vaginal. Por exemplo, infecções fúngicas e bacterianas podem causar corrimento amarelo, verde ou marrom. O corrimento vaginal anormal é muitas vezes acompanhado por um forte odor, coceira, dor e inchaço ao redor dos lábios.

Neste artigo, vamos compartilhar informações onde você vai aprender sobre por que o corrimento vaginal branco leitoso é normal. Você também vai descobrir quando esse tipo de corrimento é um sinal de uma infecção que requer tratamento com remédios caseiros ou medicamentos prescritos por um médico.

Porque ocorre o corrimento vaginal branco?

A vagina saudável excreta uma descarga branca leitosa que pode mudar durante o ciclo menstrual. Enquanto não há cheiro e outros sintomas, tais como dor, coceira na área vaginal ou vermelhidão e inchaço, você não tem nenhum motivo para preocupação.

De acordo com os médicos, essa descarga de uma cor branca leitosa é uma combinação de líquido (muco) e células. A função do corrimento esbranquiçado é proteger a vagina de irritações e infecções. O corrimento vaginal normal, não tem cheiro. A quantidade, consistência e cor do corrimento vaginal pode variar de uma cor clara e aquosa a uma descarga cremosa com um toque pegajoso.

Causas de corrimento vaginal leitoso

1 – Ovulação

Durante a ovulação, o colo do útero produz muco que é de consistência e cor de clara de ovo. Isso ajuda o esperma a encontrar o óvulo para a concepção e pode sinalizar quando você está mais fértil. O aumento dos níveis de hormônio estrogênio aumenta esse fluxo. Este é também chamado de “muco cervical clara de ovo”. Este corrimento pegajoso esbranquiçado claro, cria o ambiente perfeito para engravidar.

Se você ver que regularmente têm um corrimento branco leitoso cerca de 12 a 14 dias antes de seu período, este pode ser um sinal de que você está ovulando.

2 – Gravidez

Um sinal precoce da gravidez é um corrimento branco leitoso de sua vagina. Durante este tempo, você também pode notar manchas antes de seu período e ter cólicas abdominais, que são muitas vezes confundida com cólicas menstruais. O corrimento na gravidez ocorre porque as paredes vaginais engrossam em preparação para esse período.

Durante todo o curso de sua gravidez, você vai provavelmente ter corrimento vaginal branco. Isso é completamente normal durante a gravidez. A secreção é causada pela membrana mucosa que é mais ativa durante a gestação.

O corrimento branco geralmente começa a partir do segundo trimestre e gradualmente se torna mais espesso de acordo com que a gravidez avança. A finalidade desse corrimento cremoso e espesso é proteger você de uma infecção na vagina.

Se você notar mudanças no cheiro do corrimento, ou se há alterações na cor, tais como do branco para marrom, verde ou amarelo, você deve conversar com seu ginecologista. No entanto, pequenas manchas durante o primeiro trimestre da gravidez podem ser normais.

3 – Menopausa

As mulheres que estão na fase de perimenopausa (período em que antecede a menopausa) podem experimentar corrimento vaginal irregular. Isto é devido a alterações nos níveis hormonais e períodos irregulares.

As mulheres na menopausa geralmente têm apenas um corrimento mínimo. Mais frequentemente, o corrimento vaginal amarelo-branco na menopausa é o resultado de uma infecção.

4 – Estresse

Outra razão para ter um corrimento branco cremoso é estar sob estresse emocional ou psicológico. Embora não se sabe exatamente por que a secreção cremosa ocorre.

Um estudo publicado no International Journal of Epidemiology, relatou que as vias psicológicas podem afetar o sistema reprodutivo de algumas mulheres. No estudo, um terço das mulheres entrevistadas atribuíram sua tensão e ansiedade ao corrimento esbranquiçado. Embora o estudo mencionou que o fator emocional pode causar corrimento branco, é preciso fazer mais pesquisas sobre a relação entre estresse e saúde vaginal.

Outra forma que o estresse pode afetar seu corpo, é pela liberação de hormônios que podem afetar o sistema imunológico e interferir com o seu ciclo menstrual. Esses fatores combinados, perturbam equilíbrio das bactérias na vagina e causam corrimento leitoso grosso.

5 – Candidíase

Uma secreção branca, cremosa, esfarelada e sem cheiro é um dos sintomas da candidíase, um dos tipos mais comuns de infecções vaginais. A candidíase é causada por um crescimento excessivo de Candida, um fungo que ocorre naturalmente na vagina. Junto com a descarga cremosa, branca e grossa você pode ter prurido vaginal, ardor e inchaço ao redor da vulva.

Fatores que podem fazer com que o fungo candida aumente são o uso de antibióticos, altos níveis de estrogênio, diabetes, sistema imunitário deficiente ou sobrepeso. Essa infecção resulta em um corrimento espesso, sem odor forte e esbranquiçado, sendo comparado ao queijo cottage. Isto é mais provável de ocorrer pouco antes de seu período.

6 – Vaginose bacteriana

Se o delicado equilíbrio das bactérias na vagina é interrompido, você pode desenvolver a vaginose bacteriana (VB), que produz uma descarga leitosa com um forte odor. Pode haver uma série de razões para uma vaginose bacteriana, como excesso de duchas vaginais e um grande número de parceiros sexuais.

A vaginose bacteriana também pode produzir um corrimento cinza esbranquiçado, com um odor de peixe. Você pode ter uma grande quantidade de secreção e a infecção vaginal pode causar queimaduras.

7 – Trichomonas

Trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) causada por um protozoário chamado Trichomonas vaginalis. A secreção branca leitosa e de forte odor, causada por essa infecção incluem células do epitélio vaginal, muco vaginal e células brancas do sangue. O Trichomonas é uma inflamação da vagina, o que pode facilmente afetar o útero e o colo do útero, causando graves problemas, tais como infertilidade ou erosão cervical. A tricomoníase pode ser transmitida não só sexualmente, mas também por meio de produtos de higiene pessoal (troca de lençóis, toalhas e roupas íntimas). O corrimento causado por essa doença também pode causar corrimento fino, amarelo esverdeado.

Quando consultar um médico por causa de um corrimento vaginal

O corrimento branco é normal em mulheres e é necessária para uma vagina saudável. O fluxo anormal é uma descarga que é marrom, verde ou amarelado, tem um odor forte e é parecido com queijo cottage.

Você deve consultar o seu médico se apresentar os seguintes sintomas em seu corrimento vaginal:

– O corrimento de qualquer cor diferente do branco.
– Quando há coceira e/ou inchaço ao redor da vulva, lábios ou abertura vaginal.
– O corrimento tem um odor forte.
– Você tem dor na vagina e/ou relações sexuais dolorosas.
– Sensação de ardor ao urinar.

Mais informações

O corrimento vaginal é uma questão que preocupa, causa e, em algum momento da vida, todas as mulheres experimentam dúvidas e preocupações a esse respeito. Se você tiver qualquer alteração na cor, cheiro ou outra mudança no corrimento ou em sua saúde vaginal, procure um médico.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • 0 não curtiram