7 benefícios surpreendentes do adoçante stévia para saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 18-08-16 adoçante stevia, estevia, stevia adoçante comentários

A stévia é um adoçante natural derivado da planta Steviarebaudiana, que está disponível em muitas formas. A mais popular é a versão branca (refinada) e verde (orgânica), mas você também pode comprar as folhas secas de stévia ou extrato de estévia líquida.

O progresso trouxe vários produtos para o consumo humano, mas nenhum se pode comparar com os alimentos naturais que muitas vezes substituem produtos processados ​​ou tratados quimicamente. Um deles é o adoçante stévia ou estévia, capaz de fornecer ao nosso organismo, diferentes benefícios.

O que é a stévia?

Os benefícios da stévia são muitos, mas antes de mergulhar nesta interessante lista, nós vamos conhecer exatamente o que é stévia. Trata-se de um adoçante natural obtido a partir da planta “Steviarebaudiana”, um arbusto de pequeno porte, presente em várias partes da América do Sul, que tem muitos benefícios e que têm sido usadas há anos por diferentes civilizações.

Em geral, a estévia é incapaz de fornecer qualquer risco para a sua saúde, enquanto seu consumo for moderado e correto. Em adição, dentro dos muitos benefícios da estévia, ela contém baixos níveis de calorias e carboidratos, de fato, sabe-se que, para 1 grama de stévia, há 1 caloria e 1 grama de carboidrato, sem um traço de colesterol ou de gordura. E se isso não fosse o suficiente, este adoçante natural tem vários nutrientes, como fibras, proteínas, vitaminas C e A, magnésio, ferro, fósforo, zinco e potássio.

Propriedades da stévia

– adoçante
– hipoglicêmica
– hipotensiva
– estimulante
– digestiva
– tônica
– diurética
– antibacteriana
– antifúngica

Benefícios da stévia

O adoçante natural de stévia, é diferente do açúcar em muitas maneiras e há várias razões pelas quais é uma opção melhor do que a sacarose, principalmente se você é diabético ou está buscando adotar um estilo de vida mais saudável.

1 – Poderoso adoçante natural

As folhas cruas da planta stévia são aproximadamente 40 vezes mais doces do que o açúcar e adoçante em pó deles derivados. Isto significa que apenas um pouco de estévia será suficiente para a maioria das suas receitas sem açúcar.

2 – Não tem calorias

O açúcar refinado é muito prejudicial para a saúde, é considerado como um dos cinco venenos brancos. A sacarose contém uma grande quantidade de calorias e existem tantos produtos adoçados com este açúcar que se torna uma tarefa muito difícil tentar evitar-los. Como um resultado, o índice de pessoas obesas vem aumentando a cada ano.

Felizmente, o adoçante de estévia não possui calorias. Apesar de não ser de forma alguma um produto para perda de peso, os benefícios da estévia e seu enorme potencial nesta área são óbvios.

3 – Reduz a vontade de comer doce

Como todos sabemos, o açúcar é viciante. Os adoçantes artificiais como o aspartame ou sucralose podem não ter calorias ou índice glicêmico, mas ainda não ajudam suprimir os desejos por doces açucarados. Além disso, com o aumento do consumo desses produtos nos últimos, tem sido relatados efeitos secundários negativos​​, que vão desde dores de cabeça e tonturas, a erupções cutâneas e dores de estômago.

O adoçante stevia por sua vez, além de ser natural, pode ajudar a suprimir os desejos por doces sem causar efeitos colaterais. A estévia foi aprovada como adoçante no Japão desde 1970, e agora é o adoçante mais usado lá, com uma quota de mercado superior a 40%, e tudo isso sem nenhum relato de efeitos colaterais.

4 – É boa para os dentes

Quando o açúcar é consumido, uma camada adesiva de bactérias é formada nos dentes, proporcionando a formação da placa dentária e o aparecimento de cárie a longo prazo. Os “polióis”, tais como eritritol, maltitol e sorbitol são ingredientes populares na gengiva e pasta de dentes para impedir que as bactérias dentárias não fiquem nos dentes. O adoçante stévia tem os mesmos benefícios dos polióis, e não produz nenhum efeito desagradável ao nosso organismo.

5 – É ideal para diabéticos

A razão pela qual o açúcar é tão prejudicial para os diabéticos é que contém grandes quantidades de carboidratos. A fim de ilustrar que tipos de alimentos são adequados para diabéticos e quais não são, um sistema chamado “índice glicêmico” foi desenvolvido.

O que pode ser resumido neste sistema, é que os tipos de alimentos com um valor de índice glicêmico menor que 50 são considerados relativamente seguros para diabéticos, quanto mais baixo o número, melhor. Para lhe dar uma ideia: as maçãs têm um IG de 39, batatas fritas tem um IG de 95 e o açúcar refinado tem um IG de 80. No entanto, a stévia tem um IG de 0 (sim, zero). Isso faz com que seja ideal para manter o controle da diabetes sem comprometer qualquer doçura na sua alimentação e, por isso, é considerado uma ótima opção de adoçante para diabéticos.

6 – Regula a hipertensão

Por gerações, as tribos nativas da América do Sul têm vindo a utilizar a estévia para adoçar suas bebidas. Além da doçura conseguida, ela também ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão. Hoje, os médicos prescrevem a sua utilização para ajudar a controlar a pressão arterial elevada. Numerosos testes têm mostrado que a estévia não reduz a pressão arterial em indivíduos saudáveis, o que é bom para evitar a hipotensão.

7 – Combate a candidíase

A Candida albicans é um fungo presente no intestino de todos os seres humanos. No entanto, em algumas pessoas, esse fungo pode desenvolver-se e causar vários problemas de saúde, mesmo que na maioria das vezes não sejam graves. O principal culpado pela candidíase é a fermentação do açúcar no intestino, e, portanto, muitas das dietas para prevenir a Candida são baseadas na remoção de sacarose a partir dos padrões de alimentação de uma pessoa.

O adoçante stévia não pode ser fermentado pela Candida albicans e não promove a candidíase, por isso é perfeitamente seguro para substituir o açúcar branco e combater esta condição. Sempre consulte seu médico antes de mudar sua dieta e tenha um cuidado para utilizar apenas a stévia pura. Algumas marcas disponíveis no mercado adicionam inulina ou maltodextrina seus produtos, que são substâncias que devem ser evitadas quando você está propenso a candidíase.

Mais informações

Agora nós sabemos as razões pelas quais este adoçante natural tem sido usado há anos. Realmente, adicionar a stévia em nossa dieta diária pode proporcionar muitos benefícios à saúde, principalmente dos diabéticos e pessoas que estão tetando emagrecer ou manter o peso.

Este Post te ajudou?
  
  • stevia adoçante beneficios
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: