6 sinais que podem indicar que você tem intolerância à lactose

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 16-06-16 intolerância a lactose, intolerancia a lactose sintomas, lactose comentários

Ultimamente você sente o abdômen inchado e não sabe o por quê? Alterna em dias que seu intestino funciona bem e outros que está com diarreia? Sente dores abdominais quase todos os dias? Se a resposta for sim, é hora de visitar o seu médico, porque você pode ter desenvolvido a intolerância à lactose.

A intolerância à lactose é um problema digestivo que pode ocorrer naturalmente e espontaneamente durante a nossa vida adulta. Às vezes é temporária ou permanente. Esse problema caracteriza-se pela incapacidade do organismo em digerir a lactose (açúcar do leite e outros produtos lácteos).

Essa intolerância ocorre devido a deficiência de lactase, uma enzima produzida pelo intestino delgado, que tem como função quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

Fatores genéticos sobre a intolerância

Como mamíferos, a maioria dos bebês são capazes de produzir lactase e digerir o leite materno durante os primeiros anos de sua vida. Uma qualidade que os nossos antepassados ​​perdiam depois de serem desmamados.

Acredita-se que readquirimos essa capacidade de digerir o leite na idade adulta cerca de 5000 anos atrás, quando começamos a criação de gado. Algo que era particularmente útil para nosso crescimento e desenvolvimento.

Esta capacidade é que estamos agora a perder de novo e faz parte do processo natural. Mas nem todos sofrem desse problema, depende dos nossos hábitos e genética.

Em regiões onde o leite não é muito consumido, como em partes da China e da África, tem havido uma maior taxa de intolerância à lactose.

Sinais que indicam uma intolerância à lactose

Estes sinais podem aparecer imediatamente quando consumir produtos lácteos ou seus derivados, mas também podem aparecer no dia seguinte.

Inchaço e gases

Quando a intolerância acontece, o nosso corpo deixa de produzir lactase em quantidade suficiente para digerir a lactose e esta é processada por bactérias liberando hidrogênio, dióxido de carbono, metano e ácidos graxos de cadeia curta que causam sintomas como dor, inchaço abdominal, diarreia, etc.

Barulhos na barriga

Sem a lactase, os líquidos e gases se contraem e comprimem ao longo do intestino, como se fosse um balão. O resultado é uma infeliz combinação de ruídos borbulhantes e sons que podem ser acompanhados por cólicas ou dores de barriga. A diarreia explosiva também ocorre frequentemente, pois todos esses gases e fezes devem sair.

Náuseas depois de comer produtos lácteos

Existem diferentes graus de intolerância à lactose, e no mais alto grau, provavelmente você vai sofrer náuseas ou vômitos após a ingestão de produtos lácteos.

É raro, mas se a má decomposição da lactase ocorre no estômago e este se enche de gás, pode resultar em vômitos.

Perda de peso sem ter feito dieta

Na maioria das vezes, esse problema não causa perda de peso aparente, mas caso isso ocorra, saiba que pode haver uma relação entre a intolerância à lactose outras doenças gastro-intestinais, podendo causar até mesmo desnutrição.

Se sente bem quando consome produtos livres de lactose

A intolerância à lactose pode ser confundida com outras doenças intestinais como a síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn. No entanto, a característica mais representativa da intolerância à lactose é que se você eliminar produtos lácteos da dieta por no mínimo duas semanas, seu corpo volta ao normal e não sentirá nenhum sintomas incômodos.

Outros sinais

Outro sinal desse problema é um possível cansaço fora do habitual sem ter feito esforço físico aparente. Além disso, possíveis sintomas como dores de cabeça, perda de concentração, dificuldade de memória, dores musculares e nas articulações e alergias diversas também podem ser resultado da intolerância à lactose.

O que fazer se tiver intolerância à lactose?

Pessoas com essa deficiência geralmente evitam consumir produtos com lactose. Hoje em dia, pelo grande número de intolerantes à lactose, não é difícil encontrar produtos sem lactose para comprar e existem uma grande variedade de alimentos que podem ser consumidos sem qualquer problema. Até mesmo seu valor está mais acessível.

Apesar de não existir tratamentos contra a intolerância à lactose, vale lembrar que você não precisa viver longe dos produtos lácteos para sempre, há também a opção do uso de suplementos que contém a enzima lactase naturalmente. Eles são facilmente encontrados em farmácias e você pode adicioná-los a qualquer bebida láctea, utilizar na preparação desses alimentos ou ingerir pouco antes de consumir alimentos com lactose.

Esses produtos tornam os alimentos lácteos digeríveis, evitando sintomas incômodos. Os suplementos podem ser encontrados em em pó, cápsulas e comprimidos.

Além disso, produtos lácteos fermentados (com a lactose decomposta) são mais fáceis de digerir. Por exemplo, o kefir e iogurte são bem tolerados pela maioria das pessoas com esse problema, mas isso não é uma regra. E, claro, com a falta do leite, é preciso suprir a necessidade de cálcio com outros alimentos.

Mais informações

Talvez você tenha esses sintomas e não tenha intolerância à lactose, como dissemos, esses sintomas são comuns a outras doenças e precisam de um diagnóstico preciso. Problemas intestinais não são brincadeira e por isso você deve consultar um médico se está constantemente com diarreia, dores abdominais ou outros sintomas descritos acima.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: