6 sinais de que o nosso organismo precisa de minerais

Davi Bem estar, Dicas Saúde 15-06-15 deficiência de minerais, Minerais comentários

Sem dúvida alguma, todos queremos desfrutar de um corpo saudável, então, é importante ter sempre certeza que o seu organismo está recebendo todos os nutrientes de que precisa.

6 sinais de que o nosso organismo precisa de minerais

Sinais de deficiência de minerais

Hoje nós vamos conhecer alguns sinais que nosso corpo apresenta quando está com deficiência de minerais.

Feridas que demoram para cicatrizar

Esse é um dos grandes sinais de que nosso corpo está com deficiência de zinco. Porém, esse mineral não é simplesmente a chave para curar as feridas, ele também exerce um papel muito importante na produção dos sucos gástricos necessários para que o organismo possa assimilar o resto dos minerais.

Cãibras frequentes nos pés

Todos já tivemos cãibras em algum momento da vida, mas quando elas se tornam muito frequentes, pode ser um sinal de alerta do nosso corpo de que precisamos consumir mais cálcio, magnésio e potássio.

Pois bem, lembre-se que não basta consumir esses minerais em maiores quantidades, o mais importante é assimilá-los.

Cansaço

O cansaço é algo comum após um longo dia de trabalho, estudo, etc… Mas algumas pessoas estão constantemente cansadas, mesmo depois de uma boa noite de sono, se esse for o seu caso, é muito possível que seu corpo esteja precisando de minerais para funcionar corretamente. É simples: sem minerais, as enzimas não funcionam bem e quando isso acontece, não há produção suficiente de energia, fazendo com que você fique cansado constantemente.

Mau cheiro nos pés

Hoje em dia existem muitos produtos que ajudam a evitar o mau cheiro nos pés, mas quando o cheiro é tão forte que parece que nenhum talco está resolvendo, então é a hora de verificar se você não está com deficiência de magnésio. Isso é mais frequente do que você imagina.

Manchas nas unhas

Suas unhas apresentam algumas manchinhas brancas? Esse pode ser um sinal de que seu organismo está precisando de mais zinco. Lembre-se que o zinco pode ser encontrado nas sementes de abóbora, no gérmen de trigo e no chocolate amargo.

Ter desejos incomuns

“Será que estou perdendo o juízo?”, muitos se perguntam isso quando começam a ter desejos nada comuns como a vontade de comer papel, barro, gelo, etc… Pois bem, você não está perdendo o juízo, esse pode ser um sinal de que seu organismo está precisando de mais ferro.

Fontes naturais de minerais

Todos os dias nós devemos ingerir quantidades adequadas de vitaminas e minerais, para manter uma boa saúde em geral.

Cada mineral tem uma função em nosso organismo, e é importante conhecer cada uma dessas funções e também em quais alimentos podemos encontrar tais minerais. Então agora nós vamos conhecer as funções de alguns minerais e suas fontes.

Cálcio

O cálcio possui funções muito importantes como a de atuar na formação da estrutura dos ossos e dos nossos dentes. Mas não é só isso, o cálcio também atua lado a lado com a vitamina K no sistema circulatório, ajudando na coagulação do sangue.

Essas são algumas das funções do cálcio em nosso organismo. E agora chegou a hora de conhecer alguns alimentos ricos em cálcio, para que possamos assim agregá-los em nossa dieta. Para saber mais sobre o cálcio veja: Cálcio não evita apenas a osteoporose.

Alimentos ricos em cálcio

– Leite e seus derivados
– Agrião
– Alface
– Aveia
– Salsa
– Salsão
– Beterraba
– Batata doce
– Brócolis
– Cebola
– Couve
– Espinafre
– Laranja
– Milho

Cobre

O cobre é essencial para o nosso corpo pois é o responsável pela produção de energia e pela função de muitas enzimas no organismo. O cérebro e o fígado são dois dos órgãos que precisam do cobre para funcionarem corretamente, para que você possa entender a importância desse mineral.

É importante conhecer as fontes de cobre por que o nosso corpo não consegue produzi-lo. Para que possamos manter níveis adequados de cobre no organismo, agora nós vamos conhecer alguns alimentos que são ótimas fontes desse mineral.

Alimentos ricos em cobre

– Ervilhas secas
– Feijão
– Trigo integral
– Ameixa
– Fígado
– Camarões
– Frutos do mar em geral

Zinco

A função do zinco é atuar na síntese das proteínas, melhorar a imunidade do nosso organismo, nosso olfato, paladar e atuar junto com o cobre no papel antioxidante e nas cicatrizações. A deficiência de zinco pode abrir espaço para infecções, por isso é importante mantê-lo sempre a níveis adequados em nosso organismo. Aprenda um pouco mais sobre as funções e benefícios do Zinco.

Alimentos ricos em zinco

Sem dúvida alguma, a principal fonte de zinco são ostras frescas, mas nem todo mundo consegue comer ostras, concorda? Pois bem, nós podemos encontrar esse mineral em alimentos como ovos, carnes, pão integral, gengibre e peixes.

Magnésio

O magnésio é muito importante principalmente para a síntese de proteínas e no transporte de energia, facilitando assim a transmissão dos impulsos nervosos e regulando as contrações dos músculos. Vamos conhecer um pouco mais sobre a importância do Magnésio.

Alimentos ricos em magnésio

– Sementes de abóbora
– Amêndoas
– Avelã
– Castanha-do-pará
– Sementes de girassol
– Alcachofra
– Espinafre
– Aveia cozida
– Beterraba fresca cozida
– Iogurte
– Arroz integral
– Abacate
– Banana
– Suco de laranja

Ferro

O ferro tem uma função muito importante em nosso organismo, ele atua no processo respiratório de transporte de oxigênio e dióxido de carbono no organismo.

A deficiência de ferro pode causar doenças como:

– Anemia hipocrônica
– Diminuição de funções cognitivas e psicomotoras
– Dor de cabeça
– Cansaço
– Diminuição da função leucocitária

Esses são alguns dos problemas que a deficiência de ferro pode causar, vamos conhecer agora alguns dos principais sintomas da deficiência de ferro em nosso organismo.

Alimentos fontes de ferro

– Brócolis
– Fígado de boi
– Amêndoa
– Feijão
– Aspargos
– Gema de ovos
– Banana
– Carne Magra
– Peixes
– Mariscos
– Cereja
– Amendoim cozido
– Farinha de aveia crua
– Avelã
– Espinafre
– Beterraba

Conclusão

Como podemos ver, o corpo apresenta sinais de que estamos com deficiências nutricionais, o que precisamos fazer é identificar esses sinais e procurar atender todas as necessidades do organismo, para evitar assim problemas de saúde.

Este Post te ajudou?
  
  • sinal de pouco magnesio na unha
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: