6 remédios caseiros eficazes para conjuntivite

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 14-07-16 conjuntivite, conjuntivite alergica, conjuntivite viral, remedio para conjuntivite comentários

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, que é a membrana que cobre o olho e pode ficar inflamada por várias razões. A conjuntivite é uma infecção que afeta geralmente crianças, embora os adultos não sejam imunes a ela. O olho fica avermelhado e é acompanhado por sensação de areia no olho, queimação e visão turva, também pode haver a presença de fluido do olho.

A conjuntivite é uma doença ocular altamente contagiosa, por isso você deve se abster de tocar ou esfregar o olho não para infectar o outro olho também. Se você estiver usando lentes de contato, então deve removê-las e substituí-las uma vez que a infecção desapareceu.

Causas

A conjuntiva está exposta a bactérias e outros irritantes, e as lágrimas ajudam a protege-la eliminando as bactérias. As lágrimas também contêm proteínas e anticorpos que destroem as bactérias. A conjuntivite é geralmente causada por um vírus.

Outras causas incluem:

– alergias (conjuntivite alérgica)
– bactérias
– certas doenças
– exposição a produtos químicos
– clamídia
– parasitas (raramente)
– uso de lentes de contato (especialmente as lentes de uso prolongado)

Os recém nascidos podem ser infectados por bactérias no canal do parto. Esta condição é chamada oftalmia neonatal e deve ser tratada imediatamente para preservar a visão.

Remédios caseiros para conjuntivite

A conjuntivite não é prejudicial e geralmente desaparece em cerca de 10 dias ou antes. No entanto, o desconforto e a dor devem ser tratados precocemente e alguns remédios caseiros são muito eficazes para isso.

1 – Gelo

O gelo pode contrair os vasos sanguíneos. Isso reduz o fluxo de sangue, o que também pode ajudar a reduzir a dor e coceira nos olhos.

2 – Mel

O mel é um anti-inflamatório natural muito eficaz para tratar a conjuntivite. Ele também tem propriedades anti-sépticas. Lavar o olho com um pouco de mel diluído em água pode ajudar a reduzir a inflamação. Isto irá reduzir a coceira e dor. O mel também tem propriedades hidratantes que eliminam a secura.

3 – Suco de limão

O suco de limão tem propriedades antibióticas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas de conjuntivite. É rico em vitamina C e pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico para combater infecções.

No entanto, deve ser diluído com água para evitar a irritação no olhos. Colocar um pouco de suco de limão diluído na pálpebra pode ser eficaz na conjuntivite.

4 – Compressa quente

Uma compressa quente sobre a pálpebra pode ser muito eficaz na redução da inflamação, causada pela conjuntivite. Para fazer isso você deve mergulhar um pano limpo em água quente e aplicar o pano sobre a pálpebra. Mantenha-o por um alguns minutos. Repita o processo três ou quatro vezes. Com este remédio você pode obter o alívio da coceira e dor de conjuntivite.

5 – Sementes de erva doce

As sementes de erva doce possuem a capacidade de reduzir os sintomas de conjuntivite. Você deve ferver algumas sementes dessa planta medicinal em água e deixar esfriar. Após, deve lavar o olho afetado com essa solução. Fazer isso três ou quatro vezes por dia irá aliviar os sintomas de conjuntivite.

6 – Aloe Vera

Esta é uma planta comumente disponível e com muitas propriedades saudáveis. Ela tem um efeito calmante, é anti-inflamatório e um bom hidratante natural para a pele, por isso é muito usada para máscaras caseiras e tratamentos de beleza.

Para usá-la como remédio para conjuntivite, você pode cortar um pedaço de aloe vera e retirar seu gel, depois mergulhe uma bola de algodão nesse gel e, posteriormente aplique sobre os olhos fechados para limpá-los. O suco de aloe vera também pode ser usado para lavar os olhos.

Mais informações

Apesar desses remédios caseiros para conjuntivite serem muito eficazes, isso não significa que você deve evitar consultar o médico se os sintomas são muito fortes e/ou demorarem muito tempo para passar. Muitas vezes, a conjuntivite acaba curando-se sozinha, mas o tratamento é importante para evitar infecções e prevenir complicações.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: