6 receitas de sucos para melhorar a digestão

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 08-06-16 digestão, suco digestivo, sucos digestivos comentários

A digestão é definida como um conjunto de processos que ocorrem no corpo, de modo a converter alimentos em substâncias simples que podem ser absorvidas. No entanto, muitas vezes esse processo não é realizado da maneira adequada, devido a várias razões (comer rapidamente, estresse, comer demais…) o que pode causar desconfortos, como inchaço, gases e azia.

O desconforto digestivo é um problema comum e que causa vários incômodos, principalmente por ocorrer frequentemente. A solução para estes problemas começa pela alimentação seguindo um alguns hábitos saudáveis. Assim, por exemplo, para cuidar do sistema digestivo é necessário evitar gorduras, açúcar e farinha refinada, que são um dos principais alimentos que causam indigestão. Além disso, existem também os alimentos que são nossos aliados e podemos combiná-los em a forma de sucos de frutas para ter um melhor resultado no tratamento da indigestão.

Outra grande vantagem é que o consumo de sucos naturais não tem qualquer efeito colateral e é rico em vitaminas e outros nutrientes que podem ser utilizados pelo nosso corpo. Podemos também elaborar sucos específicos para diferentes objetivos, não somente para melhorar a digestão, como já vimos em artigos anteriores.

Sucos para melhorar a digestão

Suco de cenoura

Aproveite todas as propriedades do suco de cenoura combinado com maçã e aipo, uma bebida que vai ajudar a ativar a digestão e promover a limpeza do corpo ajudando a eliminar toxinas. Ideal para tomar após a refeição. Um copo contém poucas calorias e vários nutrientes.

Ingredientes

– 2 cenouras
– 1 maçã
– 1 talo de aipo

Preparo

Lave bem os ingredientes, bata no liquidificador e tome logo em seguida.

Suco de kiwi

O kiwi, entre as suas muitas propriedades, é um excelente aliado para evitar os problemas de prisão de ventre e má digestão, uma das principais causas de inchaço abdominal. Você pode preparar o suco de kiwi adicionando um pouco de hortelã, para melhorar ainda mais o sabor e sua eficácia.

Ingredientes

– 2 kiwis
– 200 ml de água
– Folhas de hortelã

Preparo

Descasque os kiwis, corte em rodelas e bata no liquidificador com os outros ingredientes.

Suco de tomate

O tomate é um dos alimentos mais saudáveis e especialmente valorizado por seu efeito antitumoral. Você pode preparar o suco de tomate com aipo e adicionar algumas gotas de limão. Uma combinação que favorece o trabalho do sistema digestivo de forma natural.

Ingredientes

– 1/2 tomate maduro
– 1 copo de água
– Gotas de limão

Preparo

Corte o tomate e retire as sementes, adicione no liquidificador com a água e bata bem até ficar homogêneo.

Suco de mamão e abacaxi

Essas duas frutas, abacaxi e mamão, têm efeito digestivo, graças ao seu conteúdo de enzimas digestivas, o que contribui muito para melhora da digestão. Em adição, ambos são excelentes aliados para eliminar as toxinas do corpo e perder peso.

Ingredientes

– 1 fatia grande de mamão
– 1 fatia fina de abacaxi
– 200 ml de água

Preparo

Retire a casca do abacaxi e do mamão junto com suas sementes. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

Suco de alface e pepino

Um suco verde delicioso, com grande poder diurético e capacidade de melhorar a digestão evitando gases, inchaço abdominal, prisão de ventre e outros desconfortos relacionados a esse problema. Você pode incluir uma pera no preparo para dar mais sabor.

Ingredientes

– 1/2 pepino cru e com casca
– 1/2 pé de alface pequeno
– 100 ml de água

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba logo a seguir para que não perca suas propriedades.

Suco de manga e pera

Outra ideia de suco sugestivo para preparar em casa, é a combinação de manga, pera e uma poucas gotas de suco de limão. Podemos também acrescentar também sementes de linhaça.

Ingredientes

– 1 pera
– 1/2 manga sem casca
– 200 ml de água
– Gotas de limão

Preparo

Pique as frutas em pedaços pequenos, coloque com os outros ingredientes no liquidificador e bata bem. Você pode colocar uma colher de chá de semente de linhaça antes de bater.

Recomendações

Para tirar proveito de todas as propriedades desses sucos digestivos, o melhor é torná-los assim que acabar de preparar e não acrescentar açúcar. Além disso, para maiores resultados, é indicado manter uma dieta saudável e equilibrada e praticar exercícios físicos diariamente.

Mais informações

A má digestão é um problema que pode ocorrer com qualquer pessoa, por isso é importante conhecer alguns tratamentos naturais para aliviar seus sintomas. Uma dieta para acabar com a indigestão deve ser composta por alimentos de fácil digestão como sucos de frutas, gelatina, legumes, cereais, evitando também o consumo de líquidos durante a refeição.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: