6 poderosos remédios caseiros para mioma uterino

6 poderosos remédios caseiros para mioma uterino

Os miomas uterinos são tumores benignos (não cancerosos), que podem causar vários sintomas, leves ou graves, tais como dor, inchaço e sangramento. Eles podem ser tratados de várias maneiras, entre as quais podemos usar alguns remédios caseiros muito eficazes.

Durante os anos férteis, as mulheres podem desenvolver miomas ou pólipos uterinos, que geralmente não são acompanhados de quaisquer sintomas. Estima-se que 75% das mulheres poderiam desenvolver um mioma.

Existem cinco tipos de miomas uterinos, que são chamados de diferentes nomes dependendo de sua localização na parede do útero. São eles: miomas subserosos, miomas pediculados, miomas intramurais, miomas submucosos e miomas intracavitários.

A causa do mioma ainda não foi determinada, mas a maioria se desenvolve nas mulheres em idade reprodutiva. Muitas vezes, o seu número é reduzido após a menopausa porque eles precisam de hormônios femininos para crescer. Durante a gravidez, devido ao aumento da produção destes hormônios, eles tendem a crescer muito rapidamente.

Sintomas de mioma

Apesar de ser benigno, um mioma uterino pode apresentar alguns sintomas:

– sangramento intenso durante a menstruação
– menstruação prolongada
– cólicas menstruais
– dor durante as relações sexuais
– inchaço na área abdominal inferior

Como resultado do mioma e seus sintomas, as mulheres podem também ter infertilidade e anemia. Se você estiver com algum destes sintomas é importante procurar um médico para um diagnóstico.

Prevenção

Não há medidas claras para a prevenção, embora vários estudos descobriram que as pessoas com um peso saudável e mulheres que se exercitam são menos propensas. Os miomas requerem altos níveis de estrogênio para o seu desenvolvimento, por isso os especialistas recomendam incluir na dieta alimentos ricos em isoflavonas, que ajudam a reduzir os níveis de hormônios sexuais e regulam o equilíbrio hormonal, além de serem antioxidantes naturais.

Um dos mais importantes alimentos ricos em isoflavonas é a soja. Em termos de alimentos, também é recomendado evitar alimentos ricos em gordura e açúcares, ingerir alimentos ricos em vitamina E (que regula a produção de hormônios) e vitamina C (que reduz a inflamação e é antioxidante). A medida preventiva mais eficaz é ir ao ginecologista regularmente. Exames permitem a detecção do mioma em estágios iniciais ou, melhor ainda, a sua prevenção.

Ter entre 30 e 40 anos, estar acima do peso ou ser obesa e nunca ter dado à luz, são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de um mioma.

Recomendações alimentares

Os miomas uterinos, têm sido relacionados a uma dieta de má qualidade, o que cria problemas metabólicos. Por isso, siga as recomendações a seguir para tentar evitar esse problema:

– evite carboidratos simples como açúcar, doces, bolos industriais, refrigerantes, entre outros. Fontes recomendadas de carboidratos incluem cereais integrais como arroz integral, massas integrais, etc.

– coma alimentos ricos em fibras como legumes, frutas, grãos integrais acima mencionados, além de vegetais e sementes oleosas.

– tente reduzir o consumo de gorduras, optando por alimentos magros. Evite cortes de carnes que têm uma grande quantidade de gordura, como carne de porco, linguiça e carnes processadas. Escolha preparações com baixo teor de gordura, como as refeições que são cozidas, grelhadas, etc.

– evite bebidas com cafeína como café, alguns chás ou refrigerantes de cola. Um alto consumo de cafeína pode alterar o metabolismo. É melhor beber água fresca.

Remédios caseiros para mioma

Você pode usar tratamentos alternativos para o mioma uterino, que podem ajudar a combater seus sintomas como sangramento intenso durante a menstruação e as cólicas menstruais.

1 – Dente de leão

Esta planta melhora a função hepática e fluxo biliar, promovendo uma melhor digestão. Graças a estes efeitos, o dente de leão é considerado um produto de limpeza, remoção de toxinas e eliminação de estrogênio excessivo. Recomenda-se consumi-lo em forma de extrato, ou como um chá diariamente.

2 – Raiz da doca amarela

Esta planta, assim como o dente de leão, estimula o fígado, promovendo assim a limpeza do corpo. Além disso, regula simultaneamente os níveis de hormônios, como o estrogênio, e é recomendável para o tratamento de miomas. O extrato dessa planta pode ser usado diariamente.

3 – Óleo de rícino

Outro bom remédio caseiro para mioma, consiste na diluição de óleo de rícino em água e seu consumo diário, na quantidade referida na embalagem. Você também pode fazer cataplasmas com óleo de rícino e colocá-lo em seu abdômen.

4 – Cardo de leite

Outra planta útil é o cardo de leite. Ela pode melhorar a função do fígado, promovendo a eliminação de toxinas e evitando a produção hormonal excessiva, como do estrogênio. Seu consumo pode ser concentrado no extrato, embora também seja possível usá-lo como uma infusão.

5 – Suco de cenoura e beterraba

Você deve incluir mais betacaroteno e vitamina A em sua dieta durante o tratamento de miomas. O suco de beterraba e cenoura é uma boa fonte dessas vitaminas. Recomendamos consumi-lo fresco, antes do café da manhã, 5 dias por semana, até que seus miomas diminuam.

6 – Gengibre

Essa raiz pode ser benéfica no tratamento do mioma uterino, uma vez que promove a circulação sanguínea, melhorando a circulação para o útero. Isso pode ajudar a reduzir os miomas.

Mais informações

Alternativas naturais podem ser boas aliadas para o tratamento de miomas uterinos e pólipos uterinos, mas é sempre uma boa ideia solicitar um parecer de especialistas para orientá-la e avaliar o seu caso particular. Cada caso é diferente, e pode exigir um outro tipo de tratamento.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • 0 não curtiram