6 mitos sobre o colesterol que nunca devemos acreditar

Davi Dicas Saúde 25-02-15 Colesterol, Mitos sobre o colesterol, regular o colesterol comentários

6 mitos sobre o colesterol que nunca devemos acreditar

O colesterol tem muitas funções importantes. Qual é o problema, se as taxas de colesterol estão altas? Como em muitas coisas, os excessos são sempre ruins. Mas existem vários mitos que surgiram sobre o colesterol, então hoje nós vamos conhecer alguns dos mitos comuns sobre o colesterol.

Os mariscos são ricos em colesterol

Não é uma verdade absoluta. Alguns estudos indicam que frutos do mar contêm muitos esteróis (colesterol especificamente), mas não tanto como se pensava há algum tempo atrás. Além disso, os frutos do mar fornecem ômega 3, que reduz o colesterol ruim. Você pode comer frutos do mar para ter assim uma boa qualidade de vida.

O colesterol não é prejudicial

Há alguns anos atrás, muitas pessoas não sabiam que existia o colesterol. Mas os seus efeitos nocivos para a saúde são muito reais. As consequências da ausência de taxas controladas de colesterol são graves, e isso não é apenas um simples “tendência”. O que é verdade, é que as pessoas estão mais preocupadas com esta questão, que os médicos prescrevem mais exames de sangue e há muitos novos medicamentos e novas formas de controla-lo.

É ideal eliminar todo o colesterol

Esta afirmação é uma mentira, uma vez que o colesterol desempenha muitas funções essenciais no corpo. Por isso é importante mantê-lo em níveis ideais, e nunca eliminar completamente essa substância do nosso corpo. Ou seja, ter uma alta taxa de colesterol é ruim, mas uma taxa muito baixa também não é bom. Estudos indicam que um nível muito baixo de colesterol pode causar sérios problemas como a fadiga crônica ou a depressão.

Certos alimentos não contêm colesterol

Este é outro mito. Em todas as coisas vivas, seja animal, vegetal ou bactérias, o colesterol está sim presente, pois é algo essencial para a vida. Certos alimentos sejam de origem vegetal ou animal tem em quantidades bem pequenas, mas tudo tem.

O que aumenta o colesterol de um produto também é a forma de cozinhar. Se pegarmos um pedaço de carne frita e comparar com um pedaço de carne grelhada, a quantidade de colesterol que elas vão ter será diferente uma da outra.

As nozes elevam os níveis de colesterol

Este mito baseia-se no fato de conterem uma grande quantidade de gordura. Mas é preciso fazer uma distinção, uma vez que estas gorduras são excelentes para o corpo, especialmente para o cérebro. Se um punhado de nozes (misturado com outros frutos secos) é algo muito bom para a saúde, mas é muito importante evitar o consumo de alimentos fritos como batatas fritas, bolinhos fritos, etc…

A única causa de um ataque cardíaco é o colesterol

Em parte, é verdade, mas há muitos outros fatores que podem causar e aumentar as chances de ter um ataque cardíaco ou uma parada cardíaca. É verdade que o excesso de colesterol se traduz em uma artérias bloqueadas, mas também pode ser causada por sal, um estilo de vida sedentário e estressante. Nem tudo o que acontece no coração não é culpa do colesterol, embora seja verdade que existe uma grande responsabilidade neste tipo de problemas.

Agora que você sabe que esses mitos sobre o colesterol, é hora de parar de enxergar o colesterol como se fosse um monstro e sim começar a controlar, mantendo sempre os seus níveis ideais. Pois como muitos sabem, o colesterol tem funções importantes no nosso organismo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: