6 dicas para evitar a enxaqueca e 5 remédios para aliviá-la

Rudney Dicas Saúde, Tratamentos 21-06-16 dor de cabeça, Enxaqueca, remedio para enxaqueca, sintomas de enxaqueca comentários

A enxaqueca é mais que uma dor aguda de cabeça, é um desconforto que pode causar enjoo, aversão à claridade e barulho, tonturas, entre outros sintomas que nos impedem de continuar nosso ritmo diário normal. Segundo a OMS, as enxaquecas afetam de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens, embora os episódios são apresentados numa frequência diferente, assim como os fatores que podem desencadear uma crise.

Embora a enxaqueca possa ocorrer em qualquer idade, começa geralmente em pessoas entre 10 e 30 anos de idade. Às vezes desaparece após 50 anos de idade e é mais comum em mulheres do que em homens.

6 gatilhos para enxaqueca e como evitá-los

As causas exatas da enxaqueca são desconhecidas, embora várias teorias têm sido estudadas atualmente e acredita-se que possa ter relação com base genética. Conhecer e evitar os gatilhos mais comuns da enxaqueca pode ser de grande ajuda para reduzir seus sintomas.

Cafeína

Muitas pessoas recorrem ao café para obter mais energia em seu dia, mas essa bebida pode desencadear uma crise de enxaqueca. A cafeína é um dos mais poderosos gatilhos para enxaqueca. É bom lembrar que não só o café contém cafeína, mas também o chá preto, chocolate e refrigerantes de cola.

No entanto, o café aumenta a pressão arterial e o estado de alerta, que pode criar estresse e desencadear um ataque de enxaqueca. Neste caso, é bom tentar evitar essa bebida. Fique longe de cafeína para reduzir suas crises.

Má alimentação

Os alimentos processados ​​ricos em açúcares e sal podem desencadear um ataque de enxaqueca. Fast food e salsichas são alimentos gatilhos e seu abuso ou consumo frequente pode agravar o problema.

De acordo com estudos recentes, o glutamato monossódico, um intensificador de sabor utilizado na indústria de alimentos processados ​​e rápidos, aumenta o risco de enxaqueca em 15%, mas como sempre, a sensibilidade a este ingrediente depende do paciente.

Exposição à luz intensa

A enxaqueca e a fotofobia são companheiros frequentes. A exposição à luz intensa não só amplifica a dor de cabeça, mas podem desencadear uma crise.

Se você está passando o dia no sol, use óculos escuros para se proteger. Evite também telas e monitores com alto brilho e se você for jogar vídeo game, ficar no computador ou assistir TV, faça pausas a cada hora.

O clima

Estações do ano e as variações climáticas afetam o nosso humor e nossas funções corporais. O outono e a primavera são dois bons exemplos.

Segundo os médicos, a mudança climática pode causar um desequilíbrio nos níveis de serotonina, o que poderia desencadear um ataque de enxaqueca. É por isso que, durante as viagens em que há alterações climáticas, a enxaqueca é bastante frequente.

Aromas

Você notou que, depois de comprar um novo purificador de ar ou fazer uma mudança de marca de perfume começou a experimentar enxaqueca? É seu olfato que está sendo afetado.

O olfato é um sentido que pode estar saturado ou cansado podendo causar uma dor de cabeça terrível. Os aromas enjoativos ou muito concentrados são piores, mas isso varia dependendo do paciente e sua sensibilidade.

Se você sentir dor de cabeça depois de mudar uma colônia ou um purificador de ar em seu escritório ou residência, pare de usá-lo. O melhor seria não se expor a esses produtos porque usam produtos químicos prejudiciais, especialmente quando se trata de velas perfumadas. Um ambiente fresco e arejado, é o melhor sempre.

Ruídos

Nosso ouvido também pode causar uma enxaqueca e, portanto, evite ambientes de ruídos muito altos, como construções e também música alta.

Remédios para enxaqueca

Se as dicas acima não forem suficientes, já que a enxaqueca tem diferentes causas, e você acabe sofrendo uma crise, existem várias soluções que ajudarão a encontrar seu conforto e reduzir a dor.

Compressas frias ou quentes

Dependendo dos sintomas da dor e a climatologia podemos usar uma compressa fria ou quente. As compressas frias, tem um efeito vasoconstritor que ajuda a reduzir a dor da enxaqueca.

A água quente pode ser usada para relaxar os músculos do pescoço e ombros, que também irão ajudar a reduzir o nosso desconforto.

Vick Vaporub

Aplique uma pequena quantidade de Vick Vaporub na área da testa e massageie suavemente. O cheiro desse produto e seu efeito frio vai reduzir a pressão craniana e aliviar a dor de cabeça.

Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz com vários princípios ativos, entre os quais o gingerol, um potente anti-inflamatório e analgésico, que é muito eficaz no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas.

Magnésio

Muitas pessoas que sofrem de enxaqueca têm níveis baixos de magnésio, um mineral envolvido em mais de 300 processos e reações químicas em nosso corpo, incluindo alguns relacionados com o fluxo de sangue e ansiedade.

Repor os níveis de magnésio com esses alimentos ou tomar qualquer suplemento (se necessário), pode ajudar a reduzir a frequência e intensidade da enxaqueca.

Massagem na cabeça

Relaxar a área do ombro, pescoço e fazer uma massagem suave na testa e couro cabeludo pode ajudar a aliviar a dor de cabeça e ter uma rápida recuperação da enxaqueca.

Você pode aprender a fazer uma auto massagem ou pedir a um membro da família que você massageie sua cabeça por 15 minutos. Shampoos com ervas refrescantes podem ajudar ainda mais no processo.

Mais informações

Existem vários tipos e causas para dor de cabeça e nem todas elas são enxaquecas. A enxaqueca pode recorrer cronicamente se o doente não tomar as medidas adequadas para neutralizar seus efeitos. Dependendo da frequência e sintomas, é preciso procurar ajuda médica.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: