6 dicas eficazes para combater e controlar a ansiedade

Rudney Dicas Saúde 21-01-15 Ansiedade, Combater a ansiedade, controlar a ansiedade comentários

É normal, como acontece com muitas pessoas, em algum momento de nossas vidas sofrer de ansiedade. Mas há aqueles que tendem a ser ansiosos, às vezes sem um motivo real para isso. Em alguns casos, a ansiedade pode acompanhar a neurose ou transtorno de ansiedade generalizada. Nesse caso, certamente seria necessário recorrer a tratamentos e terapias. No entanto, existem outras maneiras simples de controlar a ansiedade quando se trata de nervosismo, agitação, falta de esperança ou agitação excessiva. Conheça 6 dicas para ajudar você a deixar de ser uma pessoa ansiosa:

1 – Respire profundamente: Quando estamos nervosos, temos a tendência de prender a respiração. Poucos minutos antes de enfrentar alguma situação estressante pode ocorrer uma hiperventilação. Respirar profundamente irá ajudá-lo a se acalmar e reagir melhor a todos os estímulos.

2 – Relaxe os músculos: Seu corpo reflete tanto as emoções como sua mente. Faça um relaxamento ou alongamento de rotina para ajudar a aliviar as tensões. Se você evita que seu corpo fique tenso, então sua mente estará mais calma.

3 – Sorria: Além de parecer mais relaxado, o sorriso pode “enganar” o cérebro para causar alterações químicas que acabará por melhorar o seu humor.

4 – Comer menos doce: Evite alimentos com alto teor de açúcar ou farinha refinada. Como resposta a esse tipo de alimento o corpo secreta mais adrenalina para regular os níveis de açúcar no sangue, e isso pode te deixar mais ansioso.

5 – Durma bem: A falta de sono não só afeta o humor, mas também irá torná-lo mais propenso a se sentir nervoso, irritado e ansioso.

6 – Não se esforce demais: Muitas vezes, as pessoas ansiosas são suas próprias carrascas. Defina suas metas e um plano de tempo para trabalhar em seu próprio ritmo e fazer pausas durante as suas atividades, para que os deveres diários não se acumulem e a ansiedade tome conta de sua vida.

No entanto, se você tem taquicardia, sudorese, tontura ou tensão muscular durante várias semanas, ou percebe que você está sempre nervoso – alguns dos sintomas mais comuns da ansiedade – é melhor visitar um médico. Você deve saber que de acordo com estudos, a ansiedade é mais comum em mulheres e é relacionada muitas vezes ao estresse da vida cotidiana, nesses casos pode ser tratada com medicação ou terapia psicoterapêutica.

Mais informações

A ansiedade é uma reação normal do ser humano, pode ser uma resposta a situações de perigo, por exemplo. Porém, quando em excesso pode nos afetar negativamente e causar até mesmo problemas de coração.

É muito importante saber como tratar a ansiedade para que esse sintoma não atrapalhe nossa vida cotidiana. Para isso, reveja nossos muitos artigos que tratam do tema.

Este Post te ajudou?
  
  • como enganar o cerebro ansiedade
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: