6 alternativas naturais ao Ibuprofeno

Rudney Dicas Saúde 20-05-15 anti-inflamatórios naturais, Dicas Saúde, Ibuprofeno, remédios naturais comentários

O ibuprofeno é um dos anti-inflamatórios mais utilizados, mas nem todo mundo sabe que esse medicamento pode ter alguns efeitos secundários. Sendo assim, encontrar alternativas naturais para o ibuprofeno pode fazer uma grande diferença em relação à qualidade de vida a longo prazo de qualquer pessoa.

Muitas pessoas fazem uso do ibuprofeno para aliviar a inflamação, dor e febre. Este fármaco antiinflamatório não esteroide, é vulgarmente utilizado para tratar a artrite, sintomas menstruais, dor de cabeça e dores gerais, além de várias condições inflamatórias.

Efeitos colaterais do Ibuprofeno

O ibuprofeno está associado com um risco acrescido de problemas cardíacos e circulatórios, tais como acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e problemas gastrointestinais, tais como hemorragia ou perfuração do estômago ou no trato intestinal. Esses riscos aumentam quanto mais tempo você tomar o ibuprofeno, embora o período de tempo que afeta qualquer pessoa varia dependendo do seu estado geral de saúde, o uso de outros medicamentos, idade e outros fatores.

Alternativas naturais ao ibuprofeno

Muitos estudos têm sido realizados em diferentes analgésicos e anti-inflamatórios naturais, que podem ser utilizados como alternativas ao ibuprofeno. Eles têm, geralmente, poucos ou nenhum efeito secundário. Conheça algumas alternativas naturais a considerar. Você deve sempre consultar um profissional de saúde experiente antes de iniciar um novo programa de tratamento.

Boswellia

Este remédio anti-inflamatório vem da árvore Boswellia Serrata que cresce na Índia. As propriedades anti-inflamatórias da boswellia são atribuídas aos ácidos que contém. Estes ácidos melhoram o fluxo sanguíneo para as articulações e evitam que as células brancas inflamatórias introduzem no tecido danificado.

Capsaicina

O componente ativo da pimenta, a capsaicina, é muitas vezes usada topicamente para nervos, músculos e dor nas articulações. Funciona interferindo com a substância P, um produto químico que ajuda a transmitir sinais de dor ao cérebro. Esta é uma das alternativas mais vulgarmente utilizadas para o ibuprofeno.

Unha de gato

A Uncaria tomentosa também conhecida como unha de gato é uma planta medicinal muito conhecida. Ela contém um agente anti-inflamatório que bloqueia a produção de prostaglandinas, que contribui para a dor e inflamação e pode atuar como o ibuprofeno, sem seus efeitos colaterais.

Curcumina

A curcumina é um componente da planta açafrão, e é um analgésico potente que pode bloquear proteínas no corpo que causam inflamação e também impede que o neurotransmissor chamado substância P envie mensagens de dor para o cérebro. Estudos mostram que a curcumina é eficaz no alívio da dor crônica da artrite reumatoide. A dose sugerida é de 400-600 mg de curcumina tomado três vezes ao dia para a dor e inflamação, sendo uma alternativa natural e saudável para o ibuprofeno.

Ácidos graxos Ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias que provaram ser benéficas para pessoas que sofrem de artrite, outras doenças articulares inflamatórias e doenças inflamatórias intestinais. Representam uma alternativa muito natural ao ibuprofeno

O ômega-3 também reduz o risco de doença cardiovascular, o que é especialmente útil para pessoas com artrite reumatoide, levando a um risco aumentado de doença cardiovascular. A dose recomendada de ácidos graxos como ômega-3 é de 1.000 mg por dia.

Casca de salgueiro branco

Esta erva contém salicina, substância química semelhante à aspirina e uma alternativa muito saudável ao ibuprofeno. A salicina, é convertida em ácido salicilico no estômago. A casca de salgueiro branco é muito menos irritante para o estômago do que a aspirina sintética ou ibuprofeno, enquanto trabalha para aliviar a dor, a inflamação e a febre.

Mais informações

Além dos já citados efeitos colaterais desse medicamento, ele também é contraindicado na gravidez, lactação ou em casos de hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula. Conheça outros alimentos com poder anti-inflamatório revendo nossa matéria sobre alimentos anti-inflamatórios.

Este Post te ajudou?
  
  • ibuprofeno dissolvido pra unha
  • ibuprofeno arvore
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: