5 sinais de problemas nos rins que você não deve ignorar

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 01-07-16 dor nos rins, problemas nos rins, rim, rins comentários

Uma das principais funções dos rins é de filtrar a urina e o excesso de água e toxinas produzidas pelo organismo, além de regular componentes, tais como cálcio ou vitamina D.

Quando ocorrem falhas nesse órgão, o rim deixa de filtrar o sangue, de modo que as substâncias que anteriormente se encarregava de regular, tais como resíduos ou excesso de água, começam a ser retidas no corpo, fazendo com que as toxinas como ureia e creatinina acumulam-se no sangue.

A prevalência de danos nos rins é assustadora. Uma vez que a função renal está comprometida, o mesmo acontece com a sua saúde. Conheça os sinais de um rim danificado, e o que você pode fazer para melhorar naturalmente sua função.

Causas de danos nos rins

A diabetes e hipertensão são as duas causas mais comuns e são responsáveis ​​pela maioria dos casos de problemas nos rins. Mas muitas doenças e outras condições podem danificar os rins, por exemplo:

– Doenças auto-imunes (como o lúpus eritematoso sistêmico e esclerodermia)
– Defeitos de nascimento no rim, tais como doença renal policística
– Certos produtos químicos tóxicos
– Lesão renal
– Infecção e pedras nos rins
– Problemas com as artérias que irrigam os rins
– Alguns medicamentos, como analgésicos e medicamentos para o câncer
– Vazamento de urina para os rins (nefropatia de refluxo)
– Outras doenças renais

5 sinais de um rim danificado que você não deve ignorar

Seja qual for o nível em que você se encontra se sofre de uma doença renal, saber sobre os possíveis sintomas de um rim danificado pode ajudá-lo a obter o tratamento adequado para melhorar seu estado de saúde.

Dor nas costas

Um dos sinais mais conhecidos que indicam problemas nos rins, ou simplesmente rins sobrecarregados, é a dor na parte inferior das costas.

Às vezes, apenas um dos lados das costas doí, e este é o lado do rim que está mais danificado. Mas na maior parte dos casos, pouco depois de um dos lados doer, a dor move-se para ambos os lados.

Um exemplo típico é acordar de manhã ou mesmo no meio da noite e ter dor na parte inferior das costas, de um lado ou de ambos. Este é um sinal de alerta precoce de danos nos rins, que deve ser tratado rapidamente.

Erupção cutânea, comichão e secura

Os rins ajudam a remover os resíduos do sangue, por isso, quando eles falham, a acumulação de resíduos no sangue pode causar erupções cutâneas, coceira intensa e secura. Isso é muitas vezes um sinal precoce de danos nos rins e deve ser levado a sério.

Alterações na função urinária

Uma vez que os rins produzem urina, quando falham, os padrões urinários podem mudar sua cor e consistência. Exemplos desta mudança são:

– A urina pode ser espumosa
– Começar a levantar à noite para urinar
– Urinar mais frequentemente, ou em quantidades maiores do que o habitual, com a urina pálida
– Urinar com menos frequência ou em quantidades menores do que o habitual, com urina escura
– Sentir pressão ou ter dificuldade para urinar
– A urina pode conter sangue

Mudanças preliminares na função urinária são sinais moderados de problemas renais, no entanto, a mudança de cor é um sinal sério de dano que você deve prestar atenção.

Inchaço em várias partes do corpo

Os rins removem os resíduos e o excesso de líquidos do corpo, de modo que quando não está trabalhando corretamente, são incapazes de executar esta função e o excesso de fluído se acumula. Isso muitas vezes causa inchaço na face, mãos, pernas, tornozelos e pés. Neste ponto, o dano renal tornou-se muito mais agudo e deve ser imediatamente tratado.

Fadiga e fraqueza

Os rins produzem um hormônio chamado eritropoietina, que ajuda a produzir glóbulos vermelhos que transportam oxigênio. Quando você tem doença renal, os níveis desse hormônio caem, o que provoca diminuição das células vermelhas do sangue em seu corpo e como um resultado disso, pode causar uma possível anemia.

Esta diminuição no fornecimento de oxigênio para as células provoca fadiga e fraqueza geral, e deve ser tratada rapidamente.

Outros sinais

Finalmente, quando o rim falha, pode provocar um aumento na pressão sanguínea e causar hipertensão. Um gosto metálico também pode ser sentido na boca e um cheiro amoníaco no ar, causado pela acumulação de ureia na saliva. Náuseas e vômitos também podem ocorrer.

Como melhorar a função renal

Existem várias maneiras de melhorar a função renal através de uma dieta e estilo de vida saudável. Em primeiro lugar, deve-se abandonar o vício pelo cigarro e controlar a ingestão de sal e álcool. Além disso, é importante praticar exercícios físicos diariamente e manter-se sempre bem hidratado.

Consumir o suco de cranberry sem açúcar e com frequência, também ajuda nessa tarefa. A também salsa é altamente recomendada para limpar os rins devido ao seu poder de cura, pois é um poderoso desintoxicante destes órgãos. Prepare um chá de salsa, faça sucos e smoothies com essa planta, juntamente com um plano de dieta saudável.

Mais informações

Uma doença renal muitas vezes não produz nenhum sintoma até que a condição atinja estágios avançados, por isso que, de acordo com especialistas, é chamada de “doença silenciosa”. O diagnóstico precoce é muito importante para evitar complicações, por isso é aconselhável ter atenção aos sintomas. Embora você deve se lembrar que alguns sintomas podem ser causados ​​por outros problemas de saúde que você está tendo e não ter relação com um rim danificado, nunca deixe de visitar seu médico para esclarecer as dúvidas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: