5 remédios naturais para tratar o estresse e depressão

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 08-09-15 depressão, Estresse, estresse e depressão, remedio para depressão comentários

O estresse e a depressão podem estar ligados, sabe-se que o estresse crônico pode conduzir a depressão. Os sintomas, tais como a insônia, fadiga, falta de concentração, entre outros, podem ser associados com o estresse e depressão.

Atualmente o estresse é algo quase comum em nossa vida diária, e, embora em doses moderadas, o estresse pode ajudar-nos a melhorar o nosso desempenho, em excesso é muito prejudicial para a nossa saúde e desempenho. Felizmente, existem muitas maneiras de reduzir o estresse naturalmente e, consequentemente, reduzir suas chances de sofrer de depressão.

Remédios naturais para tratar o estresse e a depressão

1 – Erva de são joão

A erva erva de são joão, ou hipericão, é um grande remédio para depressão e seus efeitos foram comprovados. Diz-se que essa planta medicinal atua de maneira semelhante aos antidepressivos, participando da química do cérebro para melhorar nosso humor.

Ela também têm sido usada ​​com sucesso para o tratamento de desordens de ansiedade e insônia, no entanto, a sua utilização pode não ser eficaz no tratamento da depressão severa.

Não é aconselhável fazer seu uso com outros antidepressivos e deve levar em conta que os seus efeitos podem demorar algum tempo para serem perceptíveis, cerca de um mês. Seu uso não é recomendado nas fases de gestação e lactação

É aconselhável não utilizá-la por mais de três meses, e deve ser indicada por um especialista para estabelecer a dose adequada.

2 – Exercício físico regular

O exercício físico é um grande remédio para depressão, além de tonificar os músculos e melhorar a nossa saúde, o exercício físico tem outros efeitos positivos sobre o nosso humor.

O exercício estimula a produção de endorfinas, que têm sido associadas com bom humor e bem-estar geral. Para colher seus benefícios, é preciso apenas ser consistente e não tem que ser necessariamente exaustivo.

Caminhar é um bom exemplo de atividade física, 30 minutos, 4 vezes por semana é suficiente para melhorar nosso humor e saúde, e nos ajudar a reduzir o estresse. Os exercícios ao ar livre são ainda melhores para a depressão e estresse.

3 – Óleo essencial de lavanda

A lavanda tem um aroma distinto e agradável, esta planta é amplamente usada para combater o cansaço e depressão. Além disso, é ideal para dores de cabeça causadas pelos efeitos do estresse, dores musculares e dores nas costas, graças a seus efeitos relaxantes, o que o torna um grande remédio para depressão.

O óleo de lavanda é geralmente aplicado diluído em óleo de oliva em uma massagem suave pelo corpo, mas também pode ser adicionado ao banho ou algumas gotas na esponja de banho para esfregar a área do pescoço e costas e, assim, promover o relaxamento muscular.

Seu uso externo é seguro, mas você nunca deve ingeri-lo. Quando usado em excesso pode causar insônia ou dor de estômago. Deve-se interromper o uso se você notar irritação da pele.

4 – Tratar deficiências nutricionais

Algumas deficiências nutricionais podem contribuir para estados depressivos e, por outro lado, aumentar a nossa ingestão de determinados nutrientes pode ser útil para combater a depressão.

Um grupo de vitaminas do complexo B desempenham um papel importante na química do cérebro, sua ingestão é essencial se quisermos gozar de boa saúde e manter um bom estado de espírito.

As vitaminas do complexo B são necessárias para o equilíbrio hormonal e níveis adequados de neurotransmissores. Algumas pessoas necessitam de doses de vitaminas B acima do recomendado, como as pessoas sob efeito de estresse, por exemplo.

Se estamos estressados, é recomendado também o consumo de vitamina C, que ajuda a reduzir oxidação relacionada ao estresse e, portanto, promover o bom humor.

Por outro lado, a falta de certos minerais em nossa dieta também pode promover depressão e estados de ansiedade. Um dos principais minerais para prevenir a depressão são o zinco e o magnésio. Sua ingestão adequada nos ajuda a ter mais energia, enquanto luta contra os efeitos estresse em nosso corpo.

5 – Valeriana

É uma planta com propriedades sedativas cujo uso tradicional inclui o tratamento de estresse e insônia, além de ser um remédio para depressão bastante conhecido.

A valeriana pode ser consumida como um chá, ou em comprimidos do extrato da planta. Ela favorece um bom sono e descanso, que é excelente para o estresse e, ao contrário das pílulas para dormir não causa dependência.

Seu consumo é seguro para a maioria das pessoas, mas é aconselhável não combiná-la com outras drogas, pois pode causar interação. Algumas pessoas podem sentir náuseas devido a seu uso, neste caso você deve reduzir a dose.

Mais informações

O estresse, comum na vida de muitas pessoas, é um grande fator para o desenvolvimento da depressão. Diversos estudos já mostraram uma relação entre esses problemas, até mesmo seus sintomas são parecidos. Consulte seu médio antes de usar qualquer remédio natural.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: