5 maus hábitos que causam indigestão e refluxo gástrico

Davi Dicas Saúde 23-09-15 indigestão, má digestão, refluxo, Refluxo Gástrico comentários

A indigestão é um dos transtornos estomacais mais comuns e é normal que, em determinadas ocasiões, as pessoas experimentem algum episódio do mesmo.

O refluxo gástrico é geralmente um dos sintomas comuns desta condição, que também pode provocar vômitos, náuseas e uma forte sensação de ardor na parte superior do abdome.

A principio se produz por ingerir muita comida ou por não mastigar corretamente os alimentos, mas também pode ser sinal de um problema de saúde mais grave e que necessita de um cuidado maior.

Alguns hábitos que temos durante ou depois de comer pode ser o que está desencadeando os sintomas desse problema estomacal, por tal motivo, para combatê-la de maneira eficaz é importante melhorar a forma de nos alimentarmos.

Você se sente inchado e indigesto quase sempre depois de comer? É provável que a razão do seu problema seja algum hábito não saudável.

Hábitos que causam indigestão e refluxo gástrico

Vamos conhecer alguns hábitos comuns entre as pessoas, hábitos que podem causar a indigestão e refluxo gástrico, e por isso devem ser evitados.

Combinar amido e proteína

É bastante comum que as pessoas realizem a combinação de amido e proteína em um só prato já que, por questões de sabor, combinam perfeitamente bem.

A dificuldade que se produz com isso é que a proteína tem um ritmo mais lento de digestão em comparação com os amidos e isso dificulta os processos digestivos.

O amido se digere mais rápido em açúcares simples e, ao ter que esperar que as proteínas sejam digeridas, se fermenta e da lugar a esses sintomas de inflamação e acidez.

5 maus hábitos que causam indigestão e refluxo gástrico-1

O que fazer a respeito?

Procure ingerir primeiro o amido e depois a proteína, de modo que o amido possa ser digerido sozinho, e assim de uma maneira mais rápida.

A chave para não convertê-lo em um problema está em não exceder o consumo de arroz, batatas ou outro alimento com amido.

Ingerir muita água com a comida

A água tem um papel muito importante em todo o processo digestivo. De fato, não há problema em ingerir alguns goles de água enquanto se come para que os alimentos tenham um melhor deslocamento pelo trato digestivo.

5 maus hábitos que causam indigestão e refluxo gástrico-2

O que não deve fazer em hipótese alguma é ingerir grandes quantidades enquanto se alimenta. Isso faz com que se diluam os ácidos estomacais que ajudam a absorver os nutrientes e, ao dificultar a digestão, provoca instantaneamente inchaço, gases e outros sintomas de indigestão.

O que fazer a respeito?

Se o que busca é aproveitar as propriedades saciantes da água para evitar a ingestão excessiva de comida, ou quer consumi-la para melhorar a digestão, então beba no mínimo uma hora antes das principais refeições ou 1 hora depois de terminar de comer.

Não mastigar bem os alimentos

Com certeza sua mãe já te disse: “mastigue bem a comida”. Essa dica da mamãe é ótima pois mastigar muito bem os alimentos é algo de extrema importância.

É importante porque ao mastigar, na saliva se segregam enzimas digestivas que facilitam a decomposição de hidratos de carbono e outros alimentos de difícil digestão que sobrecarregam de tarefas o organismo.

5 maus hábitos que causam indigestão e refluxo gástrico-3

Quando não mastigamos bem cada um dos alimentos, estamos desperdiçando enzimas digestivas importantes e forçando outros órgãos a fazer o trabalho que deveria ser feito na boca.

O resultado disso é uma digestão pesada que se acentua com os sintomas próprios da indigestão e refluxo.

O que fazer a respeito?

Reserve no mínimo 20 minutos para comer, sem pressa!

Evite comer assistindo televisão ou outro tipo de distração, já que isso pode fazer com que inconscientemente você não mastigue bem.

Comer fruta depois do almoço

Muitas pessoas tem o costume de comer uma parte de fruta no lugar de sobremesa ou como complemento do almoço.

5 maus hábitos que causam indigestão e refluxo gástrico-4

Sabemos que as frutas são cheias de propriedades boas para a saúde, o problema nesse caso é que ao combinar com carboidratos e proteínas, sua digestão te que esperar e acaba fermentando no estômago, causando a indigestão.

O que fazer a respeito?

A regra geral é que o melhor horário para comer fruta é durante o café da manhã. Sem dúvida, também podemos consumir uma porção de frutas um tempo antes das principais refeições ou entre as principais refeições.

Tomar água fria

Se a água é a bebida que você gosta de tomar junto com a comida, é importante levar em conta que seu consumo deve ser em temperatura ambiente ou se possível, morna.

5 maus hábitos que causam indigestão e refluxo gástrico-5

Tomar água gelada provoca uma restrição dos vasos sanguíneos e com isso, dificulta a habilidade que o corpo tem para digerir os alimentos sólidos e absorver os nutrientes.

O que fazer a respeito?

É fácil, antes ou depois de comer (Não durante) tome água morna com algumas gotas de limão ou substitua por um chá.

Conclusão

Como podemos ver, é fundamental mastigar muito bem os alimentos, pois assim se misturam muito bem com a saliva, o que facilita a digestão. Portanto, não tenha pressa quando for comer, gaste tempo, mastigue bem os alimentos. Além disso, evite certos hábitos que prejudicam a digestão, tudo isso vai ajudar a evitar a indigestão e o refluxo gástrico.

Este Post te ajudou?
  
  • habitos que causam refluxo
  • combinação alimentos causa indigestão
  • alimentos que causao indegestao ?
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: