5 maneiras de reduzir o risco de câncer com a sua dieta

Rudney Câncer, Destaque, Dicas Saúde 04-11-14 alimentação câncer, dieta anticâncer, prevenir o câncer comentários

Você sabia que uma dieta rica em frutas e vegetais pode reduzir o risco de câncer? De acordo com o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer e pela Fundação Mundial de Pesquisa do Câncer, o consumo diário de cinco porções de frutas e vegetais pode reduzir a incidência de câncer em mais de 20%. Embora a área da nutrição e prevenção do câncer esteja em pleno estudo, os dados existentes sugerem que uma dieta saudável desempenha um papel importante na prevenção desta doença.

Aqui está o que os especialistas recomendam para sua dieta tornar-se uma aliada na prevenção do câncer:

Coma mais frutas e legumes

Pesquisadores acreditam que legumes e frutas fornecem substâncias que aumentam a capacidade do corpo para prevenir ou inibir o processo de câncer. Entre estes estão os antioxidantes. De acordo com os cientistas, os antioxidantes podem proteger o corpo contra os efeitos dos carcinógeneos.

Os antioxidantes que mais têm sido associados com a prevenção do câncer são as vitaminas A, C e E. Aparentemente, a vitamina C, tão abundante em frutas cítricas, protege o DNA contra danos. E, a vitamina E, encontrada em nozes e alguns legumes pode proteger contra defeitos genéticos que aumentam o risco de câncer.

Obtenha os benefícios de fitoquímicos

As vitaminas e minerais associados com a prevenção do câncer, trabalham juntamente com outras substâncias, conhecidas como fitoquímicos. Embora ainda sob investigação, os cientistas acreditam que os fitoquímicos reforçam as defesas naturais do corpo e protegem contra danos que poderiam levar a doenças cardíacas e câncer.

Pensa-se que os fitoquímicos podem reparar o dano ao DNA causado pela fumaça de cigarro e eliminar substâncias cancerígenas do corpo.

Escolha cereais integrais

No entanto, frutas e legumes não são as únicas fontes de fitoquímicos. Pesquisadores da Universidade de Cornell em Ithaca, Nova York (EUA), descobriram que os grãos integrais são ricos em fitoquímicos. Estes fitoquímicos mostram um nível similar de atividade anticâncer e em alguns casos superior, ao encontrado em legumes e frutas.

Para receber o benefício de fitoquímicos encontrados em milho, trigo, aveia e arroz, você precisa comer grãos integrais em sua forma integral. Qualquer cereal refinado perde quase 80 por cento de seus fitoquímicos. Os grãos refinados também perdem fibra. E isso é ruim, pois uma dieta rica em fibras pode prevenir o câncer de cólon.

Comer uma variedade de alimentos

Não há nenhuma evidência de que uma fruta ou vegetal específico previne o câncer. Os especialistas concluíram que é o consumo regular de uma variedade de frutas e vegetais reduz o risco de contrair câncer. Segundo os cientistas, os fitoquímicos são mais eficazes quando trabalham juntos. Cada vegetal, fruta ou cereal fornece fitoquímicos que protegem diferentes órgãos e células. O que ajuda na prevenção é uma dieta saudável, por isso devemos consumir todos os alimentos em pequenas porções, com ênfase em alimentos que vêm das plantas.

Coma menos carne vermelha e mais peixe

Alguns cientistas concluíram que dietas ricas em carne vermelha aumentam o risco de câncer e, por isso aconselhamos que o consumo se limite a três porções por dia. Em um estudo publicado no Journal of the National Câncer Institute, em junho de 2005, observou-se que as pessoas que comiam mais carne vermelha e carnes processadas, como presunto e bacon, tinham 35 por cento maior risco de câncer de cólon que as pessoas que comiam menos estes alimentos.

O mesmo estudo descobriu que as pessoas que comiam peixe eram menos propensas a desenvolver câncer de cólon. Peixes, como salmão e atum são excelentes fontes de ômega-3, gordura que tem sido associada à prevenção de doenças do coração e, recentemente, para a prevenção do câncer.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: