5 hábitos alimentares para prevenir a diabetes

Rudney Dicas Saúde 11-02-16 diabete, Diabetes, diabetes mellitus comentários

A diabetes é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, são realizados estudos contínuos de formas de prevenção para essa doença, tanto em universidades e laboratórios, como por nutricionistas e outros profissionais da saúde. E de acordo com esses estudos, existem alguns hábitos alimentares simples que ajudam a prevenir a diabetes.

Existem dois tipos de diabetes, tipo 1 e tipo 2. O tipo 1 é uma doença genética que é mais frequentemente diagnosticada em crianças e infelizmente não é evitável. A diabetes de tipo 2, no entanto, pode ser prevenida. Ela ocorre quando o organismo deixa de produzir o hormônio chamado insulina, o que é necessário para quebrar a comida que ingerimos e gerar energia. Esta forma de diabetes pode ser diagnosticada em qualquer idade e é principalmente relacionada à genética, estilo de vida, e etnia.

O tipo 2 é a forma mais comum de diabetes e o número de pessoas que sofrem com isso continua a crescer, especialmente entre as populações mais jovens. Nosso estilo de vida cada vez mais inativo, juntamente com maus hábitos alimentares, contribuirão grandemente para o aumento do número de diabéticos tipo 2. Não existe uma fórmula mágica para prevenir a diabetes, mas adoção de hábitos alimentares mais saudáveis ​​e exercícios físicos são passos importantes para a prevenção.

Hábitos alimentares para prevenir a diabetes

1 – Nozes

De acordo com um estudo, as pessoas em risco de desenvolver diabetes que comeram cerca de 60 gramas de nozes todos os dias durante três meses, experimentaram melhorias na função dos vasos sanguíneos e uma diminuição nos níveis de colesterol LDL, ambos os fatores de risco para diabetes tipo 2.

Você pode comer sem medo de ganhar peso (com moderação), porque vão fazer você se sentir mais satisfeito e fazer com que coma menos.

2 – Grãos inteiros

Comer 10 gramas de fibra provenientes de grãos inteiros e cereais (como aveia ou quinoa) ajuda a reduzir o risco de diabetes em 25%.

3 – Tomates, batatas e bananas

O que têm em comum tomates, batatas e bananas? Todos são ricos em potássio, um mineral que, segundo um estudo recente, está relacionado com a proteção do coração e rins em pessoas com diabetes.

Níveis mais altos de potássio referem-se a uma melhora na função renal e redução a incidência de complicações cardiovasculares.

4 – Manter a mesma dieta

Embora possa parecer intuitivo, uma pesquisa recente descobriu que pessoas com dietas mais diversificadas têm pior saúde metabólica, incluindo uma circunferência abdominal maior, do que as pessoas que tendem a comer uma variedade de alimentos todos os dia.

5 – Iogurte

Uma porção de iogurte diária reduz em 18% o risco de diabetes tipo 2, de acordo com um estudo de Harvard. Embora sejam necessários mais estudos, os pesquisadores acreditam que os probióticos do iogurte ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a inflamação.

Mais informações

Por ser uma doença crônica, é muito importante tentar evitar ao máximo a diabetes. Além de manter uma dieta adequada, com a ajuda dessas das dicas anteriores, a prática de exercícios físicos regulares também deve fazer parte de sua rotina de vida, principalmente se estiver entre uma população de risco.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: