5 formas de aliviar a dor produzida pela fibromialgia

Rudney Dicas Saúde, Tratamentos 17-06-16 Fibromialgia, fibromialgia sintomas, o que é fibromialgia comentários

Médicos e especialistas passaram anos pesquisando as doenças reumáticas, caracterizadas como condições que afetam as articulações e músculos. Estas podem ocorrer por vários motivos, incluindo falhas no sistema imunológico.

Mas ao contrário da artrite e outras doenças reumáticas mais comuns, existe uma condição crônica que está há alguns anos na mira da medicina: a fibromialgia.

Esta doença é caracterizada por dor muscular crônica e afeta 3% da população brasileira, normalmente entre 34 a 57 anos de idade, 80% dos pacientes são mulheres.

Hoje vamos falar mais profundamente sobre esta doença, seus sintomas, como melhorar o estilo de vida dos doentes, bem como alguns tratamentos que podem aliviar a dor.

O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor músculo-esquelética generalizada e sensação dolorosa de pressão em certos pontos específicos do corpo.

Por vezes, foi pensado que essa doença estava relacionada com a artrite. Mas, na realidade, a fibromialgia não é uma forma de artrite, porque não causa danos de inflamação ou dano real aos tecidos ou articulações.

No entanto, esta doença causa dor severa, estresse e fadiga no corpo, e pode inibir as pessoas que sofrem em suas atividades de rotina. Os médicos ainda estão tentando encontrar e compreender a verdadeira causa desta doença.

Quais são os seus sintomas?

Os sintomas da fibromialgia podem variar ao longo do dia, sendo piores de manhã e final da tarde. Além da dor generalizada em todo o corpo, existem outros sintomas notáveis:

– Fadiga extrema e baixos níveis de energia
– Insônia
– Rigidez quando estamos sentados ou em pé
– Dificuldade para lembrar e se concentrar em tarefas
– Sensibilidade aos odores e ruídos agudos
– Ansiedade e depressão
– Cãibras no abdômen inferior, assim como inchaço e náuseas
– Micção frequente

Quais são os pontos sensíveis do corpo?

Os pontos dolorosos são chamados dessa maneira, pois são especificamente onde ocorrem as maiores dores. Estes pontos de pressão são geralmente encontrados em volta dos ombros, cotovelos, joelhos, parte de trás da cabeça e quadris. Estes pontos não precisam ser tocados para ativar dor e estão no foco da dor e sensibilidade constante.

As dores da fibromialgia podem ser difíceis de tratar. Nem todos os médicos estão familiarizados com esta condição, então você deve consultar um especialista.

Tratamentos para aliviar a dor

Vamos ver algumas mudanças no estilo de vida das pessoas com esta doença e que, segundo estudos, podem ajudar a aliviar suas dores:

Terapias de movimento

Existem vários métodos e terapias que podem reduzir a dor e a tensão no corpo. A ioga e atividades similares podem ser uma boa escolha, pois tem sido demonstrado que já ajudaram muitas pessoas com doenças crônicas.

O tai chi é outro exercício que combina meditação com a respiração profunda, com movimentos suaves e lentos para ajudar a controlar os sintomas causados ​​pela fibromialgia.

Massagens

A massagem ajuda a aliviar a dor e tensão muscular em pacientes que sofrem de alguma forma de doença reumática. Essa técnica ajuda também a melhorar a circulação e promover a produção de serotonina, um “analgésico natural” para o corpo.

Melhorar hábitos de sono

De acordo com estudos, a fibromialgia está relacionada com problemas de sono graves e fadiga durante o dia. Dormir o suficiente é essencial para reduzir os sintomas dolorosos da doença, por isso não deixe de praticar bons hábitos de sono.

Você deve ir para a cama e levantar-se no mesmo horário todos os dias e fazer o possível para limitar cochilos diurnos.

Consumir o aminoácido 5-HTP

O 5-HTP é um aminoácido natural que promove a produção de serotonina, um neurotransmissor no cérebro que atua no corpo como uma espécie de “analgésico natural.”

Pesquisas relatam que este suplemento tem sido mostrado ótimo para melhorar os sintomas em pacientes com fibromialgia, ajudando a reduzir a dor, fadiga e rigidez do corpo.

Escrever um diário alimentar

Tal como acontece com muitas outras condições médicas, a dieta desempenha um papel muito importante nos sintomas de fibromialgia.

Embora nenhuma pesquisa se ​​pronunciou sobre a agregação ou proibição de qualquer alimento na dieta de pacientes com a doença, sem dúvida, seria muito útil ter controle sobre sua alimentação, para notar se algum alimento específico pode agravar a sua dor. Por isso, é recomendável manter um diário alimentar para manter o controle de tudo o que comer.

Mais informações

Os sintomas da fibromialgia são muito parecidos com os de outras síndromes, por isso, é necessário a ajuda de um reumatologista para identificar o problema e indicar o tratamento adequado. O tratamento deve ser seguido à risca para aliviar as dores e evitar uma incapacidade funcional.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: