5 dicas essenciais para manter um sistema digestório saudável

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 06-08-16 sistema digestivo, sistema digestorio comentários

O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos consumidos diariamente para absorver a energia e os nutrientes que o corpo necessita para manter suas funções adequadas.

Quando a saúde digestiva não está bem, nosso organismo todo pode estar comprometido. Por esta razão, é importante manter alguns hábitos para ter um sistema digestivo saudável, conseguir prevenir doenças e também obter uma melhoria em sua saúde em geral.

Dicas para manter um sistema digestório saudável

1 – Dieta rica em fibras

A fibra é essencial para o corpo, especialmente porque ela ajuda a manter a comida em movimento dentro do aparelho digestivo, conserva a água que amolece as fezes e facilita a sua eliminação. Comer uma dieta rica em fibras (grãos integrais, legumes, verduras, frutas, aveia) pode melhorar a saúde digestiva significativamente. Aumentar o consumo de fibras também impede outras doenças, tais como hemorroidas, síndrome do intestino irritável e diverticulose.

2 – Beba muita água

Ela é importante para manter o corpo hidratado, por isso, tomar oito ou mais copos de água por dia e comer alimentos hidratantes, é benéfico para o bom funcionamento do aparelho digestivo. A água ajuda a eliminar as gorduras e fibras solúveis dentro do corpo.

3 – Realizar atividades físicas

Manter um plano de exercício físico regular ajuda a manter os alimentos em movimento através do aparelho digestivo, além de reduzir o estresse e a prisão de ventre. Além disso, é capaz de manter um peso adequado, o que é bom para um sistema digestório saudável. Por esta razão, recomenda-se caminhar levemente após cada refeição para conseguir realizar a digestão e manter um metabolismo ativo.

4 – Incorporar probióticos na dieta

Os probióticos são microrganismos saudáveis ​​que estão localizados no trato digestivo. Seu uso ajuda a manter um corpo saudável, pois combate os efeitos de uma dieta ruim, o estresse causado pelo trabalho diário e os efeitos nocivos dos antibióticos. Os probióticos também ajudam a melhorar a flora intestinal e tem ligação direta sobre o sistema imunológico.

Para ter um sistema digestivo saudável é recomendado consumir uma grande fonte de probióticos como o kefir (produto de leite fermentado por fungos e bactérias) todos os dias.

5 – Limite o consumo de alimentos que causam gases

Alimentos como carnes, ovos, feijão, entre outros podem causar gases, digestão pesada, estômago inchado, aerofagia e flatulência, como bem como proporcionar uma alta ingestão calórica para o corpo. Comê-los com muita frequência provoca distúrbios digestivos que prejudicam a flora intestinal.

Por esta razão, é importante que o consumo de determinados alimentos sejam limitados e assim mantenha-se uma boa saúde digestiva. Recomenda-se dar um tempo para digerir o alimento bem para que o corpo possa absorver o melhor deles e se mantenha sempre ativo.

Por que é importante ter um sistema digestório saudável?

Esta parte do corpo é essencial para manter a função adequada de outros órgãos. Além disso, manter um sistema digestório saudável contribui para que outros sistemas cumprir as suas funções adequadamente, tudo isso contribui para uma cadeia finamente sincronizada.

Outras recomendações:

– Evitar fumar cigarro, café e álcool: esses produtos apenas ajudam a aumentar a acidez do estômago e irritar as paredes do mesmo.
– Não fique com fome e coma em pequenas porções: dessa forma, o corpo cria os sucos digestivos precisos para digerir os alimentos sem causar problemas.
– Não dê importância a coisas que não valem a pena: é preciso evitar o estresse, porque o sistema digestório está ligado ao sistema nervoso que pode ser afetado por uma perturbação.
– Evitar comer em frente ao computador ou televisão: este mau hábito contribui apenas para alimentar a ansiedade, o que pode conduzir a um distúrbio alimentar no trato digestivo.

Mais informações

Por mais que seja difícil com dia a dia agitado, é importante cuidar do nosso corpo diariamente, pois, assim, estaremos prevenindo doenças e podemos ter uma qualidade de vida melhor. Como vimos, alguns simples hábitos já são de grande ajuda nessa tarefa.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: