5 benefícios do óleo de fígado de bacalhau para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 02-01-17 oleo de bacalhau, oleo de figado de bacalhau comentários

O óleo de fígado de bacalhau tem uma longa história de uso que remonta à era Viking. Naqueles dias era uma parte importante da dieta nórdica, especialmente durante os meses de inverno escuro quando a exposição à luz solar era mínima. Hoje, os nutrientes encontrados no óleo de fígado de bacalhau fermentado são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como para a prevenção de doenças relacionadas com a idade.

O óleo de fígado de bacalhau é uma rica fonte natural de ácidos graxos ômega 3 (EPA e DHA), vitamina D, vitamina A, vitamina K e muitos outros co-fatores e nutrientes que são muito benéficos para a saúde. Vamos conhecer os benefícios do óleo de fígado de bacalhau e como ele pode nos ajudar a melhorar a saúde com apenas uma colher de sopa a cada dia.

Propriedades do óleo de fígado de bacalhau

A razão por que o óleo de fígado de bacalhau é considerado um superalimento, é devido ao seu alto teor de nutrientes essenciais, entre os quais estão os ácidos graxos ômega 3 (EPA e DHA), vitamina D e vitamina A, que são gorduras saudáveis e deficientes na dieta moderna convencional.

Ômega 3

Estudos sobre as pessoas cujas dietas são enriquecidos com ômega 3, indicam que ele é capaz de reduzir a pressão arterial, melhorar a saúde do coração, aumentando o HDL (bom colesterol), reduzindo a dor nas articulações e artrite, ajuda a prevenir o declínio cognitivo e alivia a depressão. Como uma das mais ricas fontes de ômega 3 na natureza, uma colher de chá de óleo de fígado de bacalhau contém cerca de 400 mg de ácido eicosapentaenoico (EPA) e 500 mg de ácido docosahexaenoico (DHA), dois tipos de ômega 3 que reduzem a inflamação, o risco de doenças crônicas e desempenham um papel significativo no funcionamento do cérebro.

Dado que o corpo não produz ômega 3, a única maneira de obter esses benefícios é consumindo-o na dieta, isto pode ser conseguido com o consumo de linhaça, chia e peixes gordos, ou simplesmente tomar um suplemento como óleo de fígado de bacalhau fermentado.

Vitamina D

Um hormônio que o corpo produz quando exposto ao sol, a vitamina D ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis. Ele também melhora o sistema imunológico, a circulação sanguínea e saúde cardiovascular. A deficiência de vitamina D, que pode levar a fraqueza muscular, depressão, ossos frágeis, fadiga e aumento do risco de vários tipos de câncer. Embora a vitamina D seja encontrada em poucos alimentos, o óleo de fígado de bacalhau é uma das melhores fontes dietéticas deste nutriente essencial. Cada colher de chá contém cerca de 450 UI de vitamina D.

Vitamina A

A vitamina A é um antioxidante essencial para manter uma boa visão, crescimento e desenvolvimento de células normais, melhorar a função do sistema imunitário e prevenir o câncer. Uma colher de chá de óleo de fígado de bacalhau tem 4.500 UI vitamina A. Na verdade, as vitaminas A, D e os ácidos graxos ômega 3 têm um efeito sinérgico quando tomados em conjunto, e todas são encontradas no óleo de fígado de bacalhau, em quantidades significativas.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

1 – Previne doenças cardíacas

Diversos estudos têm mostrado os benefícios do óleo de fígado de bacalhau para a saúde cardiovascular. Por causa de sua abundância em vitaminas e ômega 3, o óleo de fígado de bacalhau pode ajudar a reduzir o colesterol e os níveis de triglicérides, pressão arterial, evitar o acúmulo de placas nas artérias e prevenir coágulos sanguíneos.

O óleo de fígado de bacalhau fortalece todo o sistema cardiovascular, evitando muitos dos fatores que podem levar a doença cardíaca.

2 – Combate dores e inflamação

Os ácidos graxos ômega 3 do óleo de fígado de bacalhau têm-se revelado muito eficaz no tratamento da dor e inflamação. Esse suplemento tem sido utilizado como um tratamento para a artrite reumatoide, dor no pescoço e costas, enxaquecas e dor músculo esquelética.

Em todos os casos, o óleo de fígado de bacalhau, reduziu naturalmente a intensidade e frequência destas condições dolorosas. E ao contrário de outros medicamentos, o óleo de fígado de bacalhau é uma alternativa muito mais segura para o alívio da dor consistente.

3 – Protege e garante a saúde dos ossos

A vitamina D é tão importante como o cálcio quando se trata de manter ossos fortes e prevenir a perda óssea. Uma maneira natural para prevenir doenças, tais como osteoporose e raquitismo, que é causada por uma deficiência de vitamina D e cálcio, é tomar uma dose diária de óleo de fígado de bacalhau.

O alto teor de vitamina D no óleo de fígado de bacalhau corrige muitos problemas ósseos associados a estas doenças, ajudando o organismo a absorver melhor o cálcio. Este, por sua vez, aumenta a massa e densidade óssea.

4 – Bom para o cérebro

Em um estudo, indivíduos saudáveis ​​com idades entre os 22 51 anos que consumiram uma colher de sopa de óleo de peixe por dia, apresentaram melhoras significativas na atenção, tempo de reação e desempenho cognitivo em em comparação com o grupo placebo.

Comer alimentos ricos em ômega 3 continua a melhorar o cérebro, mesmo em idade avançada. Após 26 semanas de tratamento com uma colher de sopa de óleo de bacalhau por dia, indivíduos de 50 a 75 anos mostraram melhorias significativas na função cognitiva e um aumento no volume de matéria cinzenta do cérebro, de acordo com os resultados do estudo.

5 – Equilibra os estados de ânimo

Além de melhorar a capacidade cerebral, o ômega 3 esta intimamente associado com humor e comportamento. Numerosos estudos têm mostrado que pessoas que têm níveis muito baixos de ômega 3 EPA e DHA no corpo, são mais ansiosas e deprimidas, muitas vezes ficam com raiva rapidamente, são mais impulsivas e experimentam alterações de humor recorrentes.

Por outro lado, consumir mais ômega 3 ajuda a combater a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo que reduz a agressividade e hostilidade. O ômega 3 EPA e DHA encontrado no óleo de fígado de bacalhau pode também ser útil como tratamento complementar para distúrbios de humor, tais como depressão e distúrbio bipolar.

Mais informações

O óleo de fígado de bacalhau pode ser encontrado em forma de suplemento e vendido em cápsulas, líquidos ou em gel. Naturalmente, o gosto não é muito bom, mas pode ser adicionado em sucos, smoothies ou você pode simplesmente comprar uma variedade com sabor adicionado para ajudar no consumo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados:
    Contador de Visitas